Estes sinais seguirão os que crêem (MC 16:17-18)

"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão." (Mc 16:17,18)

Jesus Ele é muito objetivo quando nos fala acerca dos seus sinais. Nesta mensagem veremos à respeito das ferramentas que Deus nos deu para executarmos sua obra.

Marcos no capítulo dezesseis ele fala de uma ordem de Deus à todos que receberam sua palavra, que devemos ir e pregar o seu evangelho; Jesus Ele não nos mandou de mãos vazias, porque o mesmo que nos deu a ordem; também nos deu capacidade para executá-la, distribuindo dons para sua igreja, os dons são as ferramentas que poderemos usá-las na obra de Deus, e interessante é que, estas ferramentas estão disponíveis ao nosso comando, muitas das vezes queremos abrir mão desta autoridade que à nós foi outorgada; Moisés ao se encontrar diante do mar vermelho com o povo de Israel, sob a pressão de todo o exército do Egito ele clama à Deus o qual lhe diz: "Porque clamas à mim ? Dize aos filhos de Israel que marchem."

Deus estava dizendo para Moisés que a ordem deveria partir dele, os sinais seguirão os que crêem, eles vão atrás seguindo, eles não vão na frente, quem vai na frente somos nós, o comando é nosso; eles estão em nossa companhia, ao nosso dispor, eles vão nos seguindo para onde quer que vamos, nunca vi a Bíblia dizer que eles vão na frente; as vezes queremos colocar eles na frente devido a falta de fé, mas eles vão na nossa retaguarda, esperando pelo nosso comando; a ordem tem que partir de nós, é nós que fazemos a execução dos sinais; primeiramente vêm a fé, e os sinais acompanharão aquele que a tem; os dons espirituais são propriedades de Deus para uso exclusivo de seu reino. Todo ministério de Jesus foi acompanhado por sinais, estes sinais seguiram Jesus durante todo seu ministério até no último momento que foi elevado para os céus; já aproximando do momento que iria para o céu, deixou esse dito para os discípulos que, os sinais os acompanhariam ; "E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém." (Mc 16:20)

Depois da descida do Espírito Santo em atos dos apóstolos, a Bíblia diz que depois dos sinais das línguas estranhas, tendo Pedro pregado o evangelho, quase três mil almas se renderam naquele dia ao Senhor; e depois disso Pedro e João indo para o templo chamado Formosa, um homem foi curado sendo este coxo; andou e saltou na presença de todos, e o número de pessoas que aceitaram a Cristo chegou a quase cinco mil, não era porque eles eram sábios, ou doutorados,ou pessoas de uma grande influência, quem sabe persuasiva no seu modo de falar; mas sim porque os sinais iam lhes seguindo , Jesus ia confirmando a palavra por meio dos sinais.

Os sinais estavam em evidências na vida daqueles homens em todo seu ministério, "De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam." (At 19:12) tudo isto era os sinais acompanhando porque eles criam, "De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles." (At 5:15)

Pela fé os sinais iam seguindo estes homens, eles iam na frente pregando, falando de Jesus; e os sinais acompanhavam. Pedro foi colocado no cárcere para ser condenado, a igreja se pôs em oração em favor da vida de Pedro, enquanto a igreja intercedia, Deus enviou seu anjo para libertar Pedro daquela prisão; era os sinais seguindo a igreja primitiva. Certa feita a igreja se reuniu para orar e a Bíblia nos diz o seguinte: "E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus." (At 4:31) Os sinais eram uma confirmação de Deus na vida deles, Paulo nos diz à respeito do evangelho de Cristo que ele é poder para todo aquele que crê, "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Rm 1:16) Esse evangelho que Paulo está falando é acompanhado do poder de Deus, os sinais miraculosos,o mover do Espírito Santo, o quebrantamento de coração, não está baseado naquilo que sei, naquilo que tenho, nem na sabedoria humana; "A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;" (1 Co 2:4)

Paulo pregando a palavra de Deus entra pela noite à dentro,e um jovem chamado Êutico estava sobre a janela, este adormeceu e caiu, segundo a palavra ele caiu sem vida (Até 20:9), mas Paulo desceu até ele conforme está escrito: "Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados." (At 20:10-12)

Uma das coisas que podemos observar, é que havia um relacionamento mais profundo com Deus, os sinais acontecem da mesma forma, não na mesma proporção; os homens da antiguidade tinha um relacionamento mais profundo, havia uma intimidade maís completa; o Deus que operou no passado é o mesmo de hoje, sua palavra diz que Ele não muda ; "Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos." (Ml 3:6) Tudo que o homem precisa é se aproximar mais de Deus, pois no primeiro século havia uma aproximidade maior, a Bíblia diz que eles viviam em comum acordo; e havia uma perseverança em andar na presença de Deus,. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum." (At 2:42-44)

Aqui a Bíblia nos mostra nestes versículos posteriores o segredo dos crentes do primeiro século, o porque dos sinais seguirem suas pisadas; sabemos que hoje há uma grande diferença, mas o que Deus tem cobrado é a integridade da igreja, ainda que vivemos em um mundo deturpado é possível nos manter íntegro na presença de Deus. O maior problema é que muitos crentes da atualidade, querem seguir a modernidade que o mundo apresenta; por este motivo existe a escassez dos sinais, não que Deus reteu seus sinais, a disponibilidade dos dons foi dado para a igreja. Por isso que Paulo escreveu: "Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente." (1 Co 12:31)

O problema não está em Deus, mas sim na igreja que tem perdido o foco, precisamos voltar ao primeiro amor, não vamos viver como a igreja de Éfeso da qual Jesus falou: "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor." (Ap 2:4) Jesus aprovou todas as suas obras, tudo que eles faziam, Jesus odiava as obras dos nicolaítas e eles também odiavam, eles tinham paciência e faziam tudo da mesma forma que faziam no passado; só que não havia maís amor no que eles faziam. Têm pessoas dentro da igreja que trabalham da mesma forma que quando aceitou a Jesus como seu salvador, eles devolvem o dízimo, eles ofertam, eles tem cargos na igreja, mas só que agora é uma questão de religiosidade, fazem por fazer, já não tem mais amor naquilo que faz, por isso Jesus reprovou sua crença dizendo: "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor."

A igreja da atualidade está vivendo esta religiosidade, muitos vão para os cultos não para entregarem à Deus um sacrifício de louvor, mas para cumprir um dever semanal; a igreja dos últimos dias perdeu o relacionamento com Deus, perdeu o foco e a visão, hoje a igreja é medida não pela sua espiritualidade, mas sim por quanto ela está rendendo; homens que estão na frente de um ministério não preocupados em ganhar as almas, mas preocupados e com medos de perder a renda da igreja.

Essas palavras, elas podem ser pesadas para muitos que não estão preparados para ouvir, não falo de pessoas que iniciou agora sua caminhada, mas de um grupo de religiosos, que se acostumaram a viver na bonança,sem experimentar o sofrimento daquele que é pobre, quê passa necessidade, mas se mantém fiel.

Queria falar somente sobre os sinais , mas não foi possível, pois o Espírito me conduziu à verdadeira realidade do que estamos vivendo; é com muito pesar que escrevemos o rumo que a igreja de Cristo tem tomado, e o que tenho pedido à Deus nesses últimos dias é que , eu não venha ser mais um no meio desta geração; precisamos voltar-se com urgência para Deus. Me coloco como um dos participantes e contribuinte desta realidade, precisamos nos achegar com ímperto e fervor diante de Deus, antes quê perdemos a verdadeira indentidade. É uma realidade que precisamos enfrentar ou morreremos no meio da caminhada sem conhecer o fim, façamos como Paulo, pois o mesmo conheceu o fim de sua trajetória; "Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2 Tm4:6-8)

Precisamos saber quem somos nós no reino de Deus, muitos estão anos na igreja, mas não se descobriram, não sabem quem são eles no reino de Deus. Para quê Deus me chamou? Qual a minha missão? Qual a minha especialidade na obra? O que estou fazendo? Tudo isso é importante que saibamos; para progresso no reino de Deus temos que ter as respostas. Lembre-se: " Os sinais seguirão os que crêem "

Que Deus abençoe, e que nos ajude à executar sua vontade, conforme sua palavra, os sinais estão à nossa disposição, só depende de nós, Deus garante sua parte, amém.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 22/08/2022
Código do texto: T7588326
Classificação de conteúdo: seguro