Palavras inefáveis, estudando as escrituras

"Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar." (2 Co 12:2-4)

INEFÁVEL = Que não se pode nomear ou descrever em razão de sua natureza, força, beleza; indizível, indescritível. - que causa imenso prazer; inebriante, delicioso, encantador.

Paulo na verdade nos fala nessa passagem bíblica, que o homem não está preparado para receber as palavras do qual ele ouviu; Paulo esteve na dimensão espiritual, à qual o homem não poderá ir estando na sua matéria corruptível; por isso o mesmo diz não saber se no corpo ou fora do corpo. A única coisa que sabe é que esteve lá com Jesus, e ouviu de Jesus tais palavras ; quando Paulo escreve aos coríntios ele diz:

"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam." (1 Co 2:9) Na verdade o apóstolo diz que não está ao nosso alcance, este lugar que para nós está preparado, por isso temos que passar por uma transformação, por uma purificação; este lugar é real Paulo foi e nos afirma acerca da sua beleza, precisamos passar por um processo para podermos alcançar esta grande maravilha.

"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Rm 8:26)

Paulo está dizendo que até as nossas palavras estão em um nível inferior, se comparando com as palavras na dimensão espiritual, segundo o apóstolo, ele diz que o "Espírito nos ajuda nas nossas fraquezas porque não sabemos pedir como convém;" nesse contexto referido pelo apóstolo; as nossas palavras passa pela inspeção do Espírito, que depois leva diante de Deus com um efeito diferente; para que assim tenhamos bom êxito no nosso pedido. O Espírito as transforma para que quando as mesmas chega diante de Deus, chegue com um efeito positivo ; com a intercessão do Espírito Santo, tornando-as agradáveis diante de Deus. Muita das vezes não alcançamos porque não deixamos o Espírito Santo tomar conta do nosso ser, precisamos está sensível ao seu domínio, para assim recebermos as bençãos celestiais. "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?" (Rm 11:33-34)

Seus juizos são insondáveis, não se pode sondar, por mais que o homem tente ele não pode explicar; o mesmo diz que é inescrutável, ou seja,impossível de ser investigado, impossível de se compreender, as duas palavras são sinônimos.

Temos algo maravilhoso no céu preparado para nós. "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Rm 8:18) Tudo será glorioso, nossa mente nem imagina, foge do nosso entendimento, o que será revelado naquele grandioso dia.

Biblicamente falando não temos palavras para apresentar, não temos neste mundo nada que podemos comparar com tão grande glória, como disse Paulo nem passou pelo coração do homem, mas um dia o veremos e seremos como Ele;"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." (1 Jo 3:2 )

O que precisamos é está em Cristo para que possamos experimentar as coisas do céu, a glória que será revelada ; essas coisas é para aqueles que estão esperando no Senhor, "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna." (Jd 1:21) O nosso viver tem que ser Cristo, que estejamos lutando todos os dias para que sejamos maís parecidos com Ele e nossa vida seja a vida dEle; "Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória." (Cl 3:4)

Que o Deus de paz nos conduza à este lugar maravilhoso, que não temos acesso mental de como será, ainda que tentamos imaginar, Paulo nos mostra que não temos propriedades em relação as coisas do céu. Temos que desejar está na glória, João nos fala acerca da cidade santa aquilo que foi permitido nos falar; já ficamos tão maravilhado com tanta beleza, imaginem se tivéssemos acesso e capacidade para suportar o que Paulo ouviu.

Que Deus abençoe, e nos ajude cada dia à desejar está com o Senhor, assim como Paulo desejou ir logo para lá; "Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor." (Fp 1:23) Amém.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 24/08/2022
Reeditado em 05/10/2022
Código do texto: T7589791
Classificação de conteúdo: seguro