Uma necessidade espiritual (Jo 4:4)

"E era-lhe necessário passar por Samaria." (Jo 4:4)

Esta passagem nos mostra primeiramente uma necessidade física, e depois podemos constatar por meio do diálogo entre Jesus e a mulher samaritana que havia uma necessidade ainda maior do que a física.

O versículo de número quatro vai nos falar de uma necessidade de Jesus tomar aquele caminho. A mulher samaritana precisava pegar água, para suprir suas necessidades físicas, e era nesse poço que a mesma abastecia sua casa; e este dia era propício para que esta mulher tivesse um encontro com Jesus.

É nesse contexto que a Bíblia diz Jesus estava indo da Judéia para a Galiléia, e da Judéia para a Galiléia havia três caminhos para se chegar no destino referido. O primeiro caminho que era o mais transitado pelos judeus, este era pelo vale do Jordão, ou podemos dizer à márgem do Jordão, que tinha seu percurso de cento e quarenta quilômetros, e o caminho mais curto , que é o segundo caminho era atravessando por dentro de Samaria, este não era frequentado pelos judeus devido a rivalidade que havia entre judeus e samaritanos; sendo sua distância de cento e vinte quilômetros, e o terceiro seria pelo lado do mar mediterrâneo, beirando o mar, quê também dava acesso a Samaria, mas não passava pelo meio, e sim pela lateral; este tinha seu percurso de cento e cinquenta quilômetros, este era o mais longo.

Mas a Bíblia diz que era necessário passar por Samaria, havia uma necessidade segundo nos diz o apóstolo João, ele faz questão de citar esta necessidade. A mulher como qualquer outro tinha necessidade de água, e Jesus Ele passou por Samaria não para beber água, mas por conta de uma necessidade que havia daquela mulher, que nem ela mesmo sabia; Jesus não estava procurando encurtar caminhos, mas levar seu evangelho a uma vida que vivia debaixo dos preconceitos daquela época, sendo eles: morais, espirituais e sociais.

Esta mulher para sair nas ruas precisava escolher um horário determinado, para que esta não fosse vista por alguém; Jesus ao ir por este caminho Ele vai quebrar uma grande barreira que impedia a aproximação desses dois povos, não é diferente nos dias de hoje, existem muitas barreiras que precisam serem quebradas; pois acabam impedindo a entrada do evangelho.

Com base nesta necessidade vemos Jesus quebrando preconceitos entre aqueles dois povos, Jesus vai trazer a paz e a alegria aos samaritanos; e dá vida espiritual para aquela mulher que não tinha esperança, aquela mulher vivia com uma dúvida no seu coração, porque não sabia qual era o lugar certo que se poderia adorar; aquela intriga entre judeus e samaritanos levou à isso, gerou no coração daquela mulher um bloqueio, no templo não podia entrar porque era impura, no monte ela acreditava não ser o local certo porque os judeus afirmavam isso; essa situação trouxe para sua vida um isolamento físico e também um isolamento espiritual. Jesus naquele dia estava ressucitando uma vida, que tinha sido morta pela religião e pelo sistema; os religiosos tiravam os sonhos das pessoas, o sistema sufocava e oprimia os mesmos.

Jesus veio quebrando um tabú, uma filosofia de vida que predominava naquela época; havia uma grande resistência para se manter um diálogo entre eles, tanto que Jesus precisava quebrar o primeiro obstáculos, Jesus pede água tentando entrar em diálogo e o que ouve é: "Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)." (Jo 4:9) Este obstáculo é quebrado quando as palavras de Jesus começa a penetrar seu coração, Jesus atinge a necessidade que havia na alma daquela mulher, que se interessa em saber o verdadeiro lugar de adoração, o interesse da mulher demonstra a necessidade que estava dentro de si; quando disse ser Ele o Messias prometido ela não perde tempo, quando esta larga tudo e vai para cidade anunciar o que tinha visto; ela coloca pra fora a expressão de uma alma que acabara de se libertar, foi liberta de tudo que lhe prendia, inclusive do preconceito da sociedade; ela já não estava mais preocupada com o que iam dizer. Jesus sabia que a prisão estava na alma, se a alma fosse liberta; todo o restante do seu ser seria liberto. E o resultado foi uma multidão de almas querendo libertação, ela traz consigo uma sociedade que estava habitando em cárcere privado, um povo que apontava o erro daquela mulher, mas estavam na mesma situação; todos correram para vê qual seria o resultado, e o resultado foi um grande número de pessoas que se renderam diante do rei da gloria, não suportaram as palavras de vida eterna o qual é confirmado pela suas palavras:

"E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo." (Jo 4:42)

Jesus sabia daquela necessidade, não perde tempo em salvar aquele povo, sabia que aquela mulher seria um grande instrumento, sabia também que indo diretamente na cidade teria um outro efeito. é por isso que Ele usa a mulher para aquele, Ele sabia da necessidade daquele povo; e um bom testemunho daria alguém que tivesse a mesma necessidade, na mesma condição dos demais, alguém que era conhecido por experimentar a escassez de uma vida sem Cristo; o filho de Deus sabe usar o instrumento e sabe qual instrumento servirá para aquele momento. Deus não escolhe uma multidão para esse trabalho, mas para esse trabalho ele escolhe um de entre a multidão; Ele sabe qual instrumento trará naquele momento uma perfeita melodia. Ele sabe escolher, Ele não se engana em escolher; Ele é perito na arte de escolher instrumentos, Ele sabia da necessidade de ir àquele poço, sabia que alí uma nova canção ia ser entoada; naquele poço iria chegar uma multidão de sedentos, um instrumento novo iria soar, e os céus ouviriam o louvor, trazido por meio do mesmo; trazendo grande alegria e grande festejo no céu. "Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." (Lc 15:10)

Jesus conhece cada necessidade, sabe todos os percursos, qual seria a distância para se chegar na Galiléia em todos os caminhos existentes, mas antes de chegar na Galiléia havia algo mais importante para ser realizado; não importa a distância, o que importa é fazer a vontade de Deus, muita das vezes é preciso encurtar caminhos, mas vai ter momentos que o caminho necessário será o mais longo, as vezes será aquele que as pessoas evitam passar; pode ser aquele que tem seus obstáculos, as vezes tem que romper as rivalidades, as intrigas, enfrentar o preconceito para podermos alcançar as necessidades. Era necessário que Ele passasse por Samaria. Vidas estavam sedentas, tinha um poço, mas estavam morrendo de sede; Jesus é aquele que veio para tirar todo bloqueio,todo impedimento, é aquele que usa seus instrumentos na hora certa e de forma correta.

Que Deus abençoe, receba no teu coração essa palavra,deixe ela penetrar seu coração; não desperdice tempo naquilo que não edifica, mas deixa a palavra fazer o que lhe apraz, amém.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 24/08/2022
Código do texto: T7589974
Classificação de conteúdo: seguro