A igreja influenciando (At 2:41)

"De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas," (At 2:41)

A igreja inicia a sua história com um grande poder de influência.

No capítulo dois de atos dos apóstolos, vemos a igreja dá uma arrancada; e os resultados foram: Muitas almas se redendo aos pés de Jesus.

A pergunta que fazemos é: O que mudou daquele tempo, para os dias de hoje? Na verdade muitas coisas mudaram, hoje nós temos pregadores muito qualificados ; homens de uma grande erudição. São pessoas elouquentes, ousados, de um grande conhecimento; não comparado com os pregadores da antiguidade; muitos de hoje tem até maior capacidade, e mais ferramentas ao seu favor; mas há uma grande diferença, o Espírito Santo na vida deles atuava de uma forma incomparável; isso fazia com quê o evangelho penetrasse de forma tremenda, trazendo verdadeiramente o sentido da vida no coração daqueles que criam. O dia de pentecostes, era um dia propício para aquele grande acontecimento; todo o cenário contribuía para que aquele evento miraculoso fosse notado, e ao mesmo tempo desejado; tudo aconteceu por meio da intervenção divina, Deus derramou do seu Espírito no dia em que a cidade de Jerusalém estava repleta de pessoas de outros lugares, havia uma abundante quantidade de pessoas de outras nações, visitantes de toda a redondeza. Mas algo me chama a atenção, Deus ele planejou para que aquele acontecimento, tivesse um grande resultado; o Espírito Santo teve sua grande contribuição para que as almas se rendesse ao Senhor.

Dentro desta visão, o Espírito nos mostra a igreja caminhando em harmonia com o Senhor, Deus Ele interferiu e fez acontecer; pois a Bíblia diz: "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." (Jó 42:2) Sempre que a igreja anda dentro da vontade de Deus, Ele faz acontecer, Deus não deixa seu povo sem resposta quando este está dentro dos seus estatutos; "E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar." (Jl 2:32)

O derramamento do Espírito Santo foi uma porta para salvação de muitos, as pessoas que presenciaram aquele acontecimento, ficavam admirados, maravilhados com tudo aquilo; a igreja recebeu um grande poder de influência, e aquilo foi o motivo para as pessoas pararem para vê e ouvir. A Bíblia diz: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Rm 10:17) Pedro não perdeu tempo de fazer logo uma exposição da palavra de Deus, a palavra de Deus é a única forma que pode tocar no coração do homem; pois a mesma tem o poder de penetrar alma e Espírito, juntas e medulas. O que houve aqui foi que, a igreja, ela influenciou aquelas pessoas; e no momento em que todos estavam influenciados pela ação do Espírito Santo, veio lhes a palavra para abrir o entendimento de pessoas que estavam cegas; aquele povo primeiramente foi influenciado com algo que estava na dimensão espiritual. A igreja da atualidade perdeu o poder de influênciar, pois a maioria é que já está sendo influenciada com as coisas do mundo; o que existe hoje é igrejas usando as coisas do mundo para segurar seus jovens, seus adolescentes dentro da igreja, e até mesmo os mais velhos; muitos cultos já são cultos de entretenimento. Como foi falado no início, nos dias de hoje temos pregadores excelentes, mas a igreja de modo geral, já não tem o poder da influência; quando se faz um congresso, quase ninguém aceita Cristo como salvador, porque o que tem lá é só crentes; o povo já não são mais influenciados a irem vê o que está acontecendo lá, no dia de pentecostes; ouve um grande alvoroço naquela cidade que, chamou a atenção de todos os que alí estavam; eles tiveram que ir vê o que estava acontecendo, e quando viram ficaram maravilhados; e depois do coração voltado para aquele acontecimento, Pedro lhes entregou a palavra; as vezes alguns até vão, mas não conseguem mais ficarem maravilhados; tem sido um grande problema para a igreja do Senhor. Será que está nos faltando um alvoroço daqueles? Porque o que está acontecendo é o contrário, é parte da igreja que está sendo influenciada; não digo todos, mas maioria precisa olhar para nossos irmãos primitivos; a expansão do evangelho naquela época teve sua força que não se compara com os dias de hoje. O diabo tem agido por meio de suas sutilezas, e tem conseguido afastar muitos da presença de Deus; mas ainda há muitos que não se deixa ser influenciados pelas artimanhas de satanás. A igreja de Cristo, ela tem esse poder de interferir no mundo espiritual; a igreja primitiva viviam em harmonia, em uma perfeita comunhão; havia um avivamento de forma coletiva. Muitos até pregam à respeito de um avivamento que virá, até acho bonito líderes de grandes ministérios falando sobre tal avivamento; esse avivamento não acontecerá! A igreja em si deve buscar este avivamento para si, quando falo igreja, me refiro a nós como casa espiritual; sou eu, é você, que deve buscar esse avivamento; não espere vim algo que venha contagiar os crentes de modo em geral. Se preocupe com você, e busque para si este avivamento, vá na fonte que ela está disponível; Jesus disse: "E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." (Ap 22:17) Jesus está dizendo vem. Como crente em Cristo Jesus, é um dever seu de ser avivado, cheio da presença do Senhor; vá diretamente na fonte; não espere vê primeiramente os outros sendo cheios de Deus, busque você está revestido deste poder. É por isso que a igreja está deixando de influênciar para ser influenciada , as pessoas já não almeja ser cheias do Espírito Santo; perdeu o foco, perdeu a visão de crente; para viver a visão dos outros. Existe uma fonte em atividade, que está operando na vida dos sedentos, cujo objetivo, é encher até transbordar; para que outras vidas sejam alcançadas.

Em atos dos apóstolos a igreja contagiou aquele século, trazendo vida há um povo que estava morto; nos dias atuais a igreja que estava viva, está morrendo aos poucos; porque já não tem força nem de dá prosseguimento à sua fé, quanto mais de influênciar vidas. Mais o Espírito diz: ainda há tempo para o povo de Deus, ainda há esperança para se buscar o que se perdeu ao longo da caminhada; Jesus quer encher pessoas com seu Espírito, não permita que o diabo tire de você a essência de um verdadeiro crente em Jesus. O poder de influênciar está aí, dentro de você, quem deu foi Deus, mas quem quer tirar é o diabo; ele sabe o que pode acontecer se você chegar à usá-lo, ele terá grandes prejuízos se você tomar conhecimento disto; foi assim que a igreja primitiva derrubou grandes muralhas, conquistou um grande espaço no mundo contemporâneo em que eles viveram. Eles estavam em evidências com a vontade de Deus, e por isso alcançaram o maior número de pessoas para Deus; agiram conforme seu Espírito, porque deixaram ser conduzido; a diferença para os dias de hoje é que, as pessoas já não querem ser mais guiadas pelo Espírito Santo; o batismo no Espírito Santo tem sido limitado, são poucos os que recebem. Mas são estes poucos que Deus quer usar. Amém!

Que Deus abençoe, e que o Senhor possa contar comigo e com você, para ser atalaia de Deus nesta terra; você é um influenciador aonde você estiver, este privilégio é do povo de Deus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 25/09/2022
Reeditado em 25/09/2022
Código do texto: T7613976
Classificação de conteúdo: seguro