Se o Senhor não edificar o casa, inútil será meu esforço.

"SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Sl 127:1)

O Deus que criou os céus e a terra é o que tudo sustenta.

O Senhor na sua onipotência, segundo a sua palavra; não há nada que foge do seu domínio.Tudo está debaixo da sua autoridade, é Ele que tem o controle de todo o universo; e com sua potente mãos dá toda sustentabilidade.

E uma das coisas que mais acontece no meio humano é a falta de confiança, quando deixamos o nosso eu andar na frente daquele que tudo pode; a Bíblia diz que: "Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." (Jr 17:7,8) Erramos quando achamos que nós temos poder de impedir que sobre nós venha o dia mal, se não for a potente mão de Deus sobre as nossas vidas; seríamos esmagado. Pois é Ele que guarda, protege nossas vidas de todo o mal, nosso esforço para nada serve se Deus não estiver conosco; se Deus não estiver na nossa vida, todo nosso esforço é inútil, tudo que nós fizermos será em vão. Sua palavra afirma que se o Senhor não edificar a casa, não resta nada que possamos fazer; o melhor será abandonar tudo, porque todo esforço irá por água abaixo , podemos contratar para guardar nossas casas os melhores vigias existente na face da terra.

"E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos." (Mt 28:2-4) Nesta passagem puseram guardas para guardar o túmulo de Jesus, mas quando aconteceu este fenômeno; por meio de um anjo do Senhor, nada puderam fazer senão cair como morto; significa que toda ação humana é vã diante do mundo espiritual. E o diabo tem poder de se transfigurar em anjo de luz, segundo nos diz a palavra de Deus: "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." (2 Co11:14) As hostes espirituais da maldade nos destruiria por completo se não fosse a mão de Deus; se vier contra nós as obras do diabo, só conseguiremos nos livrar se tiver sobre nós as mãos do Senhor; se alguém quiser invadir nosso lar, tentar algo contra nós, por mais que nos precavemos, só teremos bons resultados se Deus for conosco, senão todo nosso trabalho é vão. Não adianta construirmos fortalezas, edificar muros e antemuros; se não buscarmos a proteção daquele que tudo pode. É o Senhor que nos mantém vivos. Todos os dias estamos sujeitos a morrer tragicamente, mais é as mãos do Senhor que nos mantém de pé; se eu for contar quantos livramentos o Senhor já me deu, ficaria tempo aqui falando; coisas que você observa e diz realmente foi a mão do Senhor, porque dentro da lógica humana não haveria como alguém escapar, quem sobreviveria à isso? Coisas desse tipo acontece para sermos conhecedor de quê Deus é quem nos livra, sem se falar dos livramentos que não temos conhecimento; mas pela sua infinita misericórdia, Ele o livrou mesmo sem sabermos do perigo.

A nossa casa tem que está edificada no Senhor, Ele é a nossa força. "DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã." (Sl 46:1-5)

Na nossa aflição o salmista está dizendo que é o Senhor que nos socorre, ainda que tudo se volte contra nós; esta palavra nos garante que, se Ele estiver conosco não há nada o que temermos. Pois a parte dEle está segura, e compete à nós fazermos a nossa; que é confiar nEle. "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." (Sl 37:5)

O Deus que garante toda essa proteção, é o mesmo que cobra toda a confiança. Jamais conseguiremos confiar se não temos conhecimento, por isso Deus diz que o povo perece; "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." (Os 4:6) Aqui Deus nos revela qual o segredo desta confiança, que é conhecé-lo, Ele é quem garante toda esta proteção. Moisés ele teve o privilégio de conhecer Deus, e o mesmo teve uma grande comunhão com o todo poderoso; um dos maiores privilégio na vida de um homem . Ao chegar a beira do mar vermelho, mesmo diante da pressão do povo,

e sabendo que se aproximava os egípcios ele disse: "Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver." (Êx 14:13) Moisés lançou uma palavra profética ao mencionar que, nunca mais os tornariam a vê os egípcios, demonstra uma total confiança, a respeito de quê um livramento aconteceria; mesmo não sabendo de que forma ele iria vim ele apenas confiou; o que Moisés não sabia era que ele estava com a autoridade de execução. Deus é quem dá toda proteção e conforto para o seu povo, quando conhecemos à Deus, nós descansamos nEle; com a certeza de que Ele garante sua parte. O homem sem Deus ele não tem segurança, a segurança de um homem sem Deus está no que ele possuí, no que ele sabe, na sua intelectualidade; mas nada disso garante para ele, uma vida segura. "Não temas, quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa se engrandece.

Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará." (Sl 49:16-17) Vemos a debilidade de uma pessoa sem Deus, não há edificação sobre sua casa; ainda que tenha muitas riquezas, mas a prosperidade da alma vem do Senhor; "Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono." (Sl 127:2) O dinheiro compra muitas coisas nesta vida, compra as melhores camas, os colchões maís confortáveis que existe, mas o sono quem dá é Deus; sem prosperidade na alma ele levanta de madrugada e repousa tarde, vive uma vida sem sossêgo. Porque tudo isto provém de Deus, a minha casa precisa está edificada no Senhor; só Ele me dá a garantia de quê estarei seguro; aí sim,terei uma noite de sono reparador,"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.

Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti." (Sl 91: 1-7)

Estes versículos citados do salmo noventa e um, é a demonstração de alguém que está edificado em Deus; muitas pessoas colocam em suas casas a Bíblia aberta neste salmo como forma de proteção, e isto não passa de superstição religiosa; nada disso terá efeito se eu não estiver de acordo com sua palavra . Este salmo não é para qualquer um, note que o primeiro versículo diz: " aquele que habita no esconderijo do altíssimo."

Habitar nesse esconderijo é uma simbologia apontada para uma pessoa que se entregou por completo à Deus, ele não tem mais contato com o que é profano; é uma pessoa com a vida santificada e firmada no próprio Deus. Então para nós termos total confiança, e querer que o Senhor edifique nossa casa; precisamos deixar Ele fazer isso; não é o nosso esforço, é o próprio Deus que se prontifica a fazer isto em nossa vida, porque Ele olhou e viu que estamos dando testemunho de um verdadeiro servo de Deus; é alguém que achou graças aos olhos de Deus. A edificação que o salmista se refere no salmo cento e vinte e sete, diz respeito aos cuidados de Deus concernente àqueles que o temem; observe que no verso dois é mencionado alguém que vive em uma correria total, sem o auxílio do céu; sem sossêgo na vida, a mercê de si próprio. É nesse contexto que Deus nos mostra que é inútil todo nosso esforço sem Deus. Esta pessoa desse salmo é alguém que despreza toda lei de Deus e confia na sua própria força, tudo que ele faz depende do seu esforço; o que lhe assegura de ser bem sucedido é o valor de seus bens , o que sabe e o possui, por isso não consegue dormir tranquilo; porque sabe das suas limitações, e a palavra de Deus diz: "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jr 17:5) Esta pessoa segundo a palavra do Senhor, vive debaixo de maldição por se recusar à receber de Deus toda a proteção e segurança para sua vida, se recusa à confiar nEle.

Uma vida sem Deus é vista pela forma que tal pessoa administra seus bens, ele não tem segurança e tem medo de perder tudo o que conquistou; pois sabe que para manter tudo depende totalmente dele. Já o que tem confiança em Deus, ele sabe que tudo que ele adquiriu veio de Deus, e é sabedor de quê se Deus quiser dá um basta; não há nada que ele possa fazer, por isso tal pessoa entrega tudo nas mãos de Deus, dorme sossegado ele tem paz na sua vida, porque sua confiança não está em si próprio; mas em Deus. Já o que confia nele mesmo, não se sente seguro; pois sabe que sua força é limitada, e ele mesmo reconhece que pode haver fracassos. Então caro leitor, o segredo é confiar naquele que tudo pode; o Senhor dos exércitos é a nossa força, a nossa confiança.

Que Deus abençoe e te guie por este caminho, é um caminho seguro e que não falha; porque a providência vem totalmente dEle.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 30/09/2022
Reeditado em 30/09/2022
Código do texto: T7617546
Classificação de conteúdo: seguro