Deus interfere politicamente em prol da libertação e bem estar do seu povo.

"E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.

E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu."(Até 16:16-18)

Iniciaremos esta mensagem, falando da obra do Espírito Santo na vida de alguém. O texto fala de dois milagres de libertação, o primeiro milagre se trata de uma liberação na dimensão espiritual; e o segundo milagre fala de uma liberação na dimensão física e também na dimensão espiritual. Veremos mais à frente.

Paulo e Silas foram escolhidos pelo Espírito Santo para uma missão específica, e eles precisavam anunciar este evangelho em Filipos, tanto que foram impedidos pelo próprio Espírito Santo de Deus; de irem para a Ásia, segundo nos diz a palavra; "E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia."(At 16:6) Como podemos observar, esta obra era específica; "E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu." (At 16:7)

Ou seja ainda não sabiam qual era a direção, e eles estavam procurando entender o que o Espírito Santo queria lhes mostrar;

"E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos." (At 16:8,9)

O Espírito que separa para a sua obra é o mesmo que dá a direção. Paulo e Silas compreendeu que eles deveriam anunciar o evangelho naquela região, então passaram para a Macedônia ; de Tróade desceram para Samotrácia e no dia seguinte para Neápolis ; é de lá que eles vão para a primeira cidade da Macedônia que é Filipos.

Quando chegaram eles não foram direto a missão que o Espírito Santo havia lhes enviado, mas a Bíblia diz que eles ficaram dias naquela cidade orando. Até agora nem sinal do homem que apareceu em visões, o que lhe aparecia era uma jovem todos os dias que eles iam orar dizendo: "estes homens são servos do Deus altíssimo." Aquilo aconteceu dias e mais días, sempre que encotravam com eles dizia as mesmas palavras; até que Paulo se aborreceu. Na verdade tudo que a jovem dizia à respeito deles era verdade, porque Paulo se aborreceu? Se tudo era verdade, Paulo é usado pelo dom do discernimento; e este dom não vem como um passe de mágica, a Bíblia diz que eles vinham orando à dias, e tudo tem o seu tempo; foi perante a manifestação do Espírito Santo que Paulo ordenou que aquele espírito imundo saisse. A pessoa que tem o dom do discernimento, ele primeiramente observa, apura os fatos analisando toda a questão, e o Espírito Santo age; e ele dentro da sensibilidade do Espírito compreende o que Ele está dizendo.

Só que resolveram um problema, mas criou-se outro; a jovem foi liberta, mas acabou a fonte de lucro de alguns homens que, segundo a Bíblia eram senhores desta jovem. Eles se valiam da prisão daquela jovem, que era mantida presa por um espírito de adivinhação; e era este espírito que advnhava quem era Paulo e Silas. O intúito deste espírito imundo não era informar para o mundo acerca de Paulo e Silas, mas sim acabar com aquela missão; ao informar que eles eram servos do Deus vivo ele estava querendo implantar o orgulho no seu coração, colocar a soberba ; se isso acontecesse a missão acabaria. Observe comigo, se o intúito fosse apenas em adivinhar; já tinha feito isso no primeiro dia, mas a Bíblia diz que isto fez por muitos dias; este espírito queria que eles se exaltassem, servo exaltado não serve para a obra de Deus, por isso disse Jesus: "aprendeu de mim que sou manso e humilde de coração."

Aqueles homens vão até os magistrados, e eles são açoitados e levados para uma prisão interna aonde são presos com cadeias. Os senhores daquela jovem não se alegraram com sua liberdade, porque a liberdade daquela jovem não traziam lucros para eles; existe pessoas que se alegram com a infelicidade dos outros, porque tiram proveito de alguma coisa. A liberação daquela jovem custou um preço caro para Paulo e Silas, as vezes queremos a liberação de alguém, mas não queremos pagar o preço.

É nesta prisão que Paulo e Silas vai encontrar um preso que estava clamando por libertação, na verdade não seria vários presos? A Bíblia diz que por volta da meia noite eles oram e cantam louvores à Deus e os outros presos os escutavam; e sobreveio um grande terremoto e todas as portas se abriram e as prisões de todos se soltaram. O carcereiro ao presenciar o que havia acontecido tendo ele dormido, ao despertar pegou a espada para se matar, mas Paulo diz: não te faças nem um mal porque todos aqui estamos; conforme a palavra de Paulo nem um fugiu, creio que foram tocados pelos louvores e pelo poder da oração, pois a Bíblia diz que eles escutavam; a missão estava quase toda cumprida, mas ainda faltava a específica. A segunda libertação já havia acontecido na dimensão física para Paulo e Silas, mas faltava a principal que era na dimensão espiritual; a condição do carcereiro era de alguém que exercia autoridade sobre os presos, pois ele os guardava no cárcere e vigiava pelo lado de fora. Mas na dimensão espiritual era ele que estava preso, perguntando para Paulo e Silas disse: "o que é necessário fazer para eu me salvar?" Ele sente a necessidade, compreende que precisava dessa salvação; a resposta vem na hora certa, "crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa." Este homem, estava clamando pedindo ajuda; há momentos na vida que nos encontramos desta forma, temos toda liberdade física, mas a alma está gritando por socorro; pedindo ajuda, pedindo uma direção, o que devo fazer? A direção ela vem de Deus, até Paulo e Silas precisou desta direção do Espírito para chegar até lá; não podemos fazer nada de nós mesmo. Paulo e Silas precisou está em oração todos os dias, para compreender toda aquela missão; se eles tentasem expulsar aquele demônio de primeira, creio eu que não surtiria o mesmo efeito.

Aquela noite foi uma noite de alegria, todos na casa do carcereiro receberam a palavra e foram batizados; "E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus." (At 16:33) segundo a Bíblia diz que quando amanheceu o dia, os magistrados mandaram soltar Paulo e Silas; "E o carcereiro anunciou a Paulo estas palavras, dizendo: Os magistrados mandaram que vos soltasse; agora, pois, saí e ide em paz." (At 16:36)

Uma das passagens muito importante neste texto, Paulo não aceitou que fosse daquela forma; Paulo pediu que os magistrados fossem até eles se retratarem pelo que tinha acontecido, ele não se alegrou em simplesmente serem soltos, muitos se alegram com pouco sendo que temos direito em algo mais; Paulo não estava com mimí; Paulo sabia dos seus direitos sendo ele cidadão Romano, as vezes deixamos de correr atrás dos nossos direitos como cidadão da terra. Somos cidadãos do céu, mas também somos cidadãos da terra; sendo ele cidadão Romano não poderia ser espancado em público sem ser condenado. Isto era um direito de Paulo, pelo menos eles teriam que se retratarem."E, vindo, lhes dirigiram súplicas; e, tirando-os para fora, lhes pediram que saíssem da cidade." (At 16:39) Muitos estão usando argumentos de quê crente não se mete em política, enquanto homens ímpios estão dominando, deitando e rolando e a gente dizendo que Deus não está na política; sendo que em Romanos treze diz: "TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus."(Rm 13:1) Vemos Deus agindo no meio de seu povo, e interferindo politicamente colocando homens temente à Ele no poder, colocou José como governador do Egito, Neemias governador de Judá, Daniel governador de toda província da Babilônia. "Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme." Pv 29:2 Somos cidadãos do céu, mas também somos cidadãos da terra; a nossa nação precisa de homens que cumpra a vontade de Deus, não podemos deixar de buscar nosso direito de cidadão. Paulo poderia simplesmente abandonar a prisão, pois já estava solto mesmo; mas ele sabia de seus direitos como cidadão Romano. O diabo tem ganhado espaço porque muitos que se diz ser filhos da luz, estão deixando de exercerem seus direitos de cidadãos; "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança." (Sl 33:12)

É hora de lutarmos pelos nossos direitos, unirmos em oração; para que seja destruída toda ação do diabo e seus agentes. Não concordamos com o mal, nem aceitamos ser dominados pelo poder das trevas; o nosso Deus é quem nos dá a direção, assim como deu para Paulo e Silas.

" Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.

Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)

Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã."(Sl 46:1-5)

Amém! Deus abençoe você que meditou nesta mensagem, é Ele falando ao nosso coração.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 07/10/2022
Reeditado em 07/10/2022
Código do texto: T7622439
Classificação de conteúdo: seguro