Jesus, o Noivo

Mateus 25.1

A noiva quando está na entrada da igreja faz sua caminhada até o altar onde o seu noivo a espera. Muita emoção envolvida, muita expectativa e alegria para que o casamento seja finalmente sacramentado diante de todos. Em sua caminhada pelo corredor da igreja a noiva provavelmente lembra dos bons momentos e também pode passar pela sua mente as promessas que o seu noivo já lhe fez.

As palavras noivo e noiva em sua origem remetem a pessoas novas, que estão aptas a casar, nada além disso. O que sabemos é que noivo e noiva são pessoas prometidas em casamento. Nos tempos de Jesus, os noivos já eram considerados como casal e havia um tempo para eles prepararem a festa de casamento. Para a cultura da época os noivos só poderiam romper em caso de infidelidade e havia um período em que os dois ficavam separados um do outro até o momento do casamento.

Na passagem de Mateus 25.1 Jesus é associado ao noivo da parábola das dez virgens. No relato há uma certa demora do noivo chegar para as bodas. Esta vinda do noivo para o casamento está associada com a segunda volta de Jesus. Das dez virgens que aguardavam o noivo, apenas cinco entraram nas bodas e as outras cinco não estavam com suas candeias acesas e por isto não puderam entrar, além de não terem sido reconhecidas pelo noivo.

Há outra passagem em que Jesus é referido como noivo e está localizado em João 3.29 e neste contexto João Batista é o amigo do noivo e está feliz e satisfeito com a presença do noivo. Além dessa passagem, em Apocalipse 22.17 diz que o Espírito e a Noiva dizem: Vem. A qual está relacionada com a volta de Jesus. A noiva em questão é a Igreja e há diversas passagens que relacionam a Igreja com a Noiva, uma delas é Apocalipse 19.7 e Efésios 5.32.

Como já foi dito, no noivado tem promessa envolvida, tem um preparo da parte dos dois. Jesus, antes de subir aos céus, disse que estaria conosco, ou seja, está fazendo sua parte como noivo cuidando de sua noiva, protegendo. Já a noiva, precisa também se preparar, manter-se fiel e ser exclusiva do seu noivo e estar pronta quando chegar as bodas e enfim desfrutar da união que viverão na casa do Pai.

27/10/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 27/10/2022
Código do texto: T7637106
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.