A benevolência daquele que habitava na sarça.

"E com o mais excelente da terra, e da sua plenitude, e com a benevolência daquele que habitava na sarça, venha sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos." (Dt 33:16)

Minha saudação à todos leitores, que tem atentado seu coração para examinar as sagradas escrituras.

Esta passagem é referida à Moisés na sua despedida, aos dias que se aproximava de sua partida, para o descanso que Deus estava lhe concedendo. Moisés abençoa todas as tribos de Israel, como um líder que teve um grande papel de conduzir aquele rebanho; este estava abençoando todas as demais tribos de Israel, mas quando Moisés vai abençoar as tribos de José, que é referente a Manassés e Efraim que são conhecidas como as meias tribos de Israel; há uma benção diferente para José, Moisés vai trazer a memória uma passagem muito importante de sua vida para abençoar esta tribo. Moisés vai se referir há um encontro que ele teve com Deus e ficou marcado na sua memória, ele vai falar da primeira vez que ele ouviu Deus falando com ele; aquilo ficou enraizado, guardado no seu coração. Quarenta anos depois deste acontecimento, ele faz menção ao abençoar a casa de José; com uma benção diferenciada ele vai se despedir daquela tribo. "Com a benevolência daquele que habitava na sarça." Quando Moisés se refere à estas palavras, ele está lembrando de algo que marcou a sua vida; o primeiro encontro que ele teve com o criador de todo o universo, algo que marcou a trajetória de sua vida; preste bem a atenção que Moisés usa uma palavra no tempo passado para falar de Deus, ele diz: aquele que habitava na sarça, o que que Moisés queria dizer com isto? Moisés queria dizer que quando ele chegou naquele monte, já havia alguém que estava lá lhe esperando; alguém que já guardava aquele encontro, alguém que já havia escrito aquele momento; por isso ele usa a expressão, com a benevolência daquele que habitava na sarça. Foi na sarça que o destino da vida de Moisés foi traçado, foi no primeiro encontro que sua história mudou; Moisés está abençoando aquela tribo com algo que foi muito importante na sua vida, com uma passagem que foi muito representativa na sua história; o ponto de partida que deu início à uma vida com Deus. É válido lembrar que Moisés ao abençoar esta tribo, ele traz a memória do momento mais significativo de sua vida; sua maior experiência já vivida.

O maior momento na vida daquele que serve a Deus, é o primeiro encontro; é a passagem que marca nossa trajetória espiritual, esta deve ser sempre lembrada; e um dos maiores problemas na vida daquele que decide andar nos caminhos do Senhor, é por que deixa para traz o momento mais sublime de sua carreira espiritual. Quando valorizamos este momento, ele passa a nos transmitir um desejo de maior comunhão com Deus; é uma alegria para Deus quando vivemos o primeiro amor. Jesus ao pronunciar a igreja de Éfeso, Ele mostra suas qualidades que lhes agradava; mas faltava algo que não tinha mais entre eles, por isso diz: "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor." (Ap 2:4) tudo eles faziam conforme as coisas que faziam no início, mas era por cumprir uma tarefa; o primeiro amor já não havia entre eles, as vezes fazemos algo para Deus porque somos cobrados, porque as pessoas estão nos vendo; porque zelamos por nossa reputação, temos cuidado com a imagem que carregamos; mas não fazemos mais com o amor que tínhamos quando, no primeiro encontro que tivemos com o Senhor. Por isso Moisés traz esta recordação ao abençoar José, aquele que habitava na sarça; ao pronunciar isto, Moisés estava declarando que foi a partir daquele encontro que sua vida não foi mais a mesma, foi uma experiência que ele jamais esqueceria; quarenta anos depois, já na sua despedida, o que vem na sua memória diante daquela tribo; foi a maior benção que alguém poderia receber. "E com o mais excelente da terra, e da sua plenitude, e com a benevolência daquele que habitava na sarça, venha sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos." (Dt 33:16) De tudo que ele cita para abençoar esta tribo, ele diz que é com o mais excelente; tanto dos céus como da terra, como dos montes antigos, outeiros eternos, e por aí vai; por fim, ele diz: com a benevolência do que habitava na sarça, porque todas essas bençãos são provenientes de Deus; aquele que estava lá, é quem estava provendo estas bençãos. Daquele que habitava, Moisés está dizendo que até aquele momento; era lá que era sua moradia, Moisés está falando de forma figurada; para nos fazer entender que aquele habitar de Deus, era uma forma de Deus valorizar, e o quanto é significativo para Deus o nosso primeiro encontro; as vezes não damos valor à isso, por isso Moisés estava dizendo que Deus estava lá lhe esperando; que ele habitava lá por causa de Moisés, é como se Moisés tivesse dizendo que depois daquele momento Deus se mudou de lá, o que Moisés quer nos transmitir por meio desta palavra é, que não era o local em si; mas sim aquele encontro, é uma linguagem figurada, e não literal. É válido lembrar que Deus não depende do homem para nada, mas sim o homem de Deus; o que esta interpretação nos mostra é que Deus valoriza nosso primeiro encontro, quando muitas das vezes nós desprezamos; Moisés traz esse entendimento ao nosso coração, para compreendermos que Deus cuida e zela por cada momento em que estamos em sua presença; e que o primeiro momento é apenas um início de uma grande caminhada com Deus, é apenas um marco para um grande crescimento espiritual; é por isso que ele deve marcar nossa trajetória, porque a partir daquele momento, nossa vida expandiu espiritualmente; a partir dali Moisés se tornou um grande líder, um grande profeta de Deus, porque fez do primeiro encontro, um ponto de partida para uma grande comunhão com Deus.

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Pv 4:18) Assim Deus quer que cresçamos na nossa caminhada, o amanhecer de cada dia é para aumentar nossa fé, nossa santidade, nossa justiça, nossa espiritualidade, nossa comunhão com Ele. Amém!

Que Deus abençoe à todos que, tem participado de cada mensagem escrita aos nossos corações, para fortalecimento espiritual.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 06/11/2022
Reeditado em 08/11/2022
Código do texto: T7644048
Classificação de conteúdo: seguro