Jesus, o Filho do Homem

Marcos 10.45

Geralmente os filhos são muito parecidos com os pais. Alguns de forma natural tem os mesmos trejeitos e forma de andar. Ainda há o fenômeno natural de imitação do filho que tem o pai como referencial. Os filhos vão crescendo e conhecendo o pai que tem, alguns desejam ser igual ou melhor que o pai em algum aspecto. Tem aqueles que vão seguir a mesma carreira profissional inclusive, o que era muito comum ou até um fato em décadas antigas.

A palavra filho tem uma origem muito antiga, que remonta a milênios antigos e quer dizer sugador, ou seja, sugador de leite da mãe. Na língua grega filho significa huios e em hebraico é ben, cuja ideia original significa fazer filhos. A título de curiosidade, na língua escocesa o sobrenome do filho tem o prefixo Mac mais o nome do pai, este Mac está relacionado com a palavra criar.

A expressão Filho do homem no novo testamento ocorre dezenas de vezes e está presente nos quatro evangelhos. Eu poderia ter escolhido qualquer outra passagem, mas Marcos 10.45 reflete um dos objetivos de vida que um ser humano deveria almejar, que é o servir. Está escrito no v.45: Porquanto, nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. Esse versículo aplica-se exclusivamente ao Messias e diz muito sobre a missão de Jesus. Este título de Filho do homem, expressa sua humanidade e um estado de humilhação do Cristo. Nunca é demais lembrar que depois que Deus Pai criou o homem, a sua imagem e semelhança, Ele deu-lhe tarefas para fazer, em relação a natureza e a sociedade. São formas de servir.

Um casal que tem filhos vai pouco a pouco dando tarefas para seus filhos executarem, coisas simples, do tipo colocar roupa suja no cesto ou por a louça suja na pia. Isto é útil para a criança saber que na vida não terá alguém para fazer isto por ela, a menos que ela pague, do contrário precisará fazer por si mesmo.

Ao longo do seu ministério Jesus serviu aos que estavam ao seu redor de várias formas. Ensinando, operando milagres, exortando e por fim entregar-se na cruz por nós. Por outro lado Jesus também ensinou que o verdadeiro líder é aquele que serve. Devemos lembrar que na noite da Ceia, o próprio Jesus lavou os pés dos discípulos, um costume das pessoas que vinham da rua era lavar os pés dos visitantes, e o próprio Jesus fez para mostrar que era um servo humilde.

Servir é um ato de amor, não nos esqueçamos disto.

16/11/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 16/11/2022
Código do texto: T7651021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.