ORGULHO FERIDO

Sou brasileiro com orgulho ferido, desistindo de assistir um noticiário que só transmite horrores, irmãos cometendo furtos, roubos, crimes, outros vivendo na rua em uma situação caótica, passando fome, chorando e sem qualquer esperança de um amanhã digno, que possa de fato alimentar sua família, voltar a acreditar que um país tão rico e abençoado possa acolher seu povo, gerando oportunidades, elevando conhecimentos, proporcionando uma vida mais humana.

Preciso desapegar, me desconectar, curtir o voo e o canto dos pássaros, os animais, as árvores, os rios, isso sim me inspira, me alivia, me leva a reflexão da pureza, da verdade, da fé, assim me conecto com o absoluto, viajo sem limite, me deparo com uma realidade diferente da que conhecemos no nosso cotidiano.

Cara, pare e pense: você não tem NADA. Ah esse seu carro do ano, essa sua casa maravilhosa, sua chácara, sua moto, seja sincero, VOCÊ É FELIZ? Você não se dá conta que tem uma esposa MARAVILHOSA, você nunca declarou olho no olho o seu amor por ela, você não reconhece seu mérito, ela se desdobra para agradá-lo e você não dá a mínima. E seus filhos cara? Você nunca tem tempo para leva-los ao parque, jogar bola, andar de bike, fazer um piquenique. Seus amigos, basta convidá-lo para beber uma breja, pronto você topa, enquanto sua família sente a sua distância. Qual é a sua? Ganhar dinheiro? Prá que? Quer comprar um barco prá pescar? Não interessa quanto temos e sim o que somos. Amigos são raros, muitas vezes nos decepcionamos, você tinha boa consideração e do nada acaba tudo, você é passado prá trás, pode ligar que só vai dar caixa postal, pode mandar mensagem que não terá retorno. Se ainda não passou por isso, pode esperar que um dia passará e daí você vai lembrar de mim. Tenho um conceito formado que amizade deve ser explorada, você nunca sabe quanto vai durar, portanto enquanto houver deve haver troca, sempre seja sincero, não se mostre o que você não é, só assim quando por algum motivo acabar, você não terá peso de consciência. Mesmo depois do desfecho se você realmente considerava, recomendo mentalizar e desejar boas vibrações, paz, saúde, sucesso, etc., fique feliz se souber que sua amizade mesmo distante se deu bem, encontrou seu par, casou, teve filhos, se deu bem também profissionalmente.

O sufoco que passamos por um bom tempo com a pandemia, pensava que muitos de nós entenderia o quanto somos egoístas, no entanto, voltamos e em pouco tempo vimos que nada mudou, continuamos o que sempre fomos.

Voltando ao meu orgulho ferido é por tudo que já passei, vivi no período em que os militares governavam esse país, na Escola tínhamos o maior respeito pelos professores, bem como nas ruas com as pessoas, em especial os idosos. Comecei trabalhar com pouca idade, até porque a demanda por trabalhador era grande, o país crescia demais, você tava numa empresa e era convidado a mudar com salário maior e no dia seguinte já estava trabalhando, sem se preocupar com fundo de garantia ou seguro desemprego que nem existia. Daí iniciou um grande movimento das “Diretas já” em Recife, Pernambuco, em 1983, que aos poucos foi se espalhando e crescendo pelo país afora, até que em 1984 realizaram a eleição indireta. Desde então até hoje o que mudou? Passados quase quarenta anos, são políticos e demais autoridades levando vantagem e o povo cada vez com mais dificuldade, sinceramente na minha opinião, cresceu bastante a criminalidade, a corrupção e o país não cresce mais como quando era mais jovem. A minha esperança está nos jovens, que precisam se interessar por política e mudar essa situação, porque quatro décadas deveria ter provocado mudanças e melhorado a situação do nosso país.

Eu vou voar sobre o verde e o amarelo e recuperar meu orgulho pelo Brasil ou não?

Vladis

26/11/22

Vladis
Enviado por Vladis em 27/11/2022
Código do texto: T7658780
Classificação de conteúdo: seguro