Vida com Deus, é saber dá glória em tudo

"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração." (Dn 4:34)

Uma das maiores dádivas que o homem pode ter na vida, é quando ele é reconhecedor da soberania de Deus; seu poder, seu senhorio.

Isso não é comum acontecer com todos os seres humanos, são poucos os que reconhece essa autoridade estimada em Deus.

Nabucodonosor foi um homem grande em poder, de uma autoridade imensa e aplicada sobre muitas nações; Nabucodonosor foi dono de uma soberba sem tamanho, foi este uma grande ferramenta de Deus para castigar seu povo; "Tu és meu machado de batalha e minhas armas de guerra, e por meio de ti despedaçarei as nações e por ti destruirei os reis;

E por meio de ti despedaçarei o cavalo e o seu cavaleiro; e por meio de ti despedaçarei o carro e o que nele vai;

E por meio de ti despedaçarei o homem e a mulher, e por meio de ti despedaçarei o velho e o moço, e por meio de ti despedaçarei o jovem e a virgem;

E por meio de ti despedaçarei o pastor e o seu rebanho, e por meio de ti despedaçarei o lavrador e a sua junta de bois, e por meio de ti despedaçarei os capitães e os magistrados."(Jr 51:20-23)

Deus o usou porque sabia que ele com toda sua soberba castigaria seu povo.

Certo dia, Nabucodonosor exalta em seu coração para dizer que ele tinha glória; quando diz:

"Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?" (Dn 4:30)" O homem só passa ter vida com Deus à partir do momento em que reconhece a soberania de Deus, que Deus é senhor da sua vida; ao falar estas palavras, Nabucodonosor deixa de cumprir o que está escrito em Isaías que diz:

"Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." (Is 42:8) O Deus vivo não divide nem dá sua glória à ninguém, todo ser vivo deve à Deus respeito, honra e poder à Ele; devemos atribuir a Deus glória e louvor. Nabucodonosor não tinha entendimento dessas coisas, por isso se exaltou; a Bíblia diz que a palavra ainda estava em sua boca quando falou o Senhor dizendo:

"Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pêlo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves." (Dn 4:30-33)

Tudo isso sucedeu com Nabucodonosor por ser soberbo, mas ao reconhecer a soberania de Deus; a Bíblia diz que ele levantou seus olhos e tornou seu entendimento, levantar os olhos significa reconhecer os feitos de Deus, sua magnificência e todo seu poder, OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite." (Sl 19:1-2) Até a própria natureza glorifica a Deus, é um dever de todo ser vivo fazer isto;

"Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR." (Sl 150:6) A própria palavra aponta para isto, o rei Ezequias ao passar por um período de enfermidade para morte ganhou de Deus mais quinze anos, o qual glorificou à Deus dizendo: "O vivente, o vivente, esse te louvará, como eu hoje o faço; o pai aos filhos fará notória a tua verdade." (Is 38:19) Então louvar à Deus deve ser para o homem um privilégio e não um fardo, muitos engrandeceram e louvaram a Deus e foram bem sucedidos espiritualmente; mais alguns deixaram de glorificar à Deus, como Herodes, a Bíblia diz que ele mandou decapitar Tiago e agradou o povo judeu com isso; o qual colocou Pedro na prisão, mas a igreja estava em oração pela vida de Pedro, Deus então enviou seu anjo para o tirar de lá, Herodes ficou sem chão com isso; por não aceitar este acontecimento dentro de si, certo dia vai para o tribunal e dá um excelente discurso, e o povo diz: "voz de Deus e não de homem." (At 12:22) mas a Bíblia diz que ele morreu naquela mesma hora, "E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou." (At 12:23) Ele não transferiu para Deus esta glória, toda glória devemos atribuir a Deus; Herodes foi descuidado tomando para si algo que é somente de Deus, pois o mesmo disse como já foi citado anteriormente: "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." (Is 42:8)

O homem só tem vida com Deus quando reconhece que Deus está acima de tudo, que somente à Ele é dada toda honra e toda glória; Nabucodonosor só teve vida com Deus à partir do momento que reconheceu o poder e autoridade que há no nome do Senhor. Pois este glorificou e se converteu a Deus, expressando sua gratidão por ter retornado sua vida , tendo o entendimento de um homem.

É assim para com todos os homens, só temos verdadeira paz e temos verdadeiro conhecimento do sentido da vida, quando conhecemos o que Deus representa para nós; Nabucodonosor se entregou por completo e reconheceu que Deus é Senhor. "Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba." (Dn 4:37) Somente quando temos este conhecimento, é que verdadeiramente vem o trabalhar de Deus na nossa vida; enquanto há soberba e arrogância, somos abatidos; "Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tg 4:6)

É muito importante dá glória à Deus, dá glória a Deus é reconhecer seu eterno poder; a questão é que muitas das vezes não estamos preparado para glorificar o nome do Senhor. O homem só está preparado para isso quando ele se entrega à Deus, quando as coisas desta vida não tem autoridade sobre ele; ele deixa Deus ser seu Senhor, é quando Deus passa a ter liberdade para operar no seu íntimo, mudando seu caráter; fazendo dele um vaso de honra. Paulo disse: "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." (2 Co 4:7) O que carregamos não é nosso, é de Deus, a palavra que está em nós é do Senhor; é por isso que é precioso, de nós mesmo não teríamos nada de bom, é por isso que glorificamos a Deus, quando entendemos isso damos glória à Deus do céu; reconhecemos seus feitos e o que Ele é para nós.

Dá glória à Deus é uma expressão de gratidão e também uma compreensão de autoridade, é sentimento de presença; quando sentimos sua presença, somos impactados pelo Espírito à dá glória a Deus.

Que Deus abençoe e nos leva a ter em nós esse sentimento de dá glória a Deus por tudo, reconhecendo que Ele é Senhor.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 28/11/2022
Código do texto: T7659911
Classificação de conteúdo: seguro