O caminho da vida (Dt 30:19)

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,"( Dt 30:19)

Esta passagem bíblica expressa a generosidade, o cuidado e o desejo de um Deus; que quer que seu povo viva bem, que seja bem sucedido em todas as áreas. O Senhor é tão generoso que além de mostrar as escolhas, Ele diz qual é a melhor opção. Escrevendo aos Efésios, Paulo diz: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;" (Ef 5:18) mais uma vez a palavra está indicando o melhor caminho. A contenda é algo fácil de ser praticado, mas ser cheio do Espírito Santo gera custo, e gera tempo; ser cheio do Espírito Santo é uma escolha que fazemos, e se é uma escolha é porque algo foi renunciado. Uma escolha só tem fundamento, a partir do momento em que existe uma rejeição; escolha só ganha vida, a partir do momento em que algo morre em nossas vida; é preciso rejeitamos as obras carnais para que frua em nossas vidas a vontade de Deus. A embriaguez gera contenda e uma vida de morte, mas ser cheio do Espírito gera vida, gera comunhão, gera intimidade com àquele que quer que sejamos cheio do seu Espírito.

Deus mostra as escolhas, e com sua infinita misericórdia aponta para a melhor opção, para não escolhermos o caminho errado; por isso é que Ele diz: "escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." Ser cheio do Espírito Santo, é uma escolha que fazemos; podemos optar por uma vida sem o Espírito, mas Paulo diz que é uma vida de contenda, inimizade contra Deus, o termo que Paulo usa é de uma pessoa que está embriagando-se com bebida forte, que no caso ele cita o vinho; para demonstrar a situação de uma pessoa sem o Espírito de Deus, a qualquer momento ele pode passar por uma embriaguez, e esta pode lhe trazer graves consequências; existe vários tipos de embriaguez, a embriaguez mais comum depois do vinho é a embriaguez do ódio; este tipo de embriaguez tira toda lucidez do homem deixando ele cego, e pronto para cometer o pior momento de sua vida; outro tipo de embriaguez, e a da prostituição e adultério, que são embriaguez aonde a pessoa é dominada pela concupiscência da carne. A quem nos diga que alguém embriagado pela cobiça do adultério, coloca em risco sua própria vida; pois a palavra diz: "As águas roubadas são doces, e o pão tomado às escondidas é agradável." (Pv 9:17)

Escolher ser cheio do Espírito, é escolher a vida no lugar da morte; é escolher a benção no lugar da maldição. Muitos homens na Bíblia escolheram esse caminho, são pessoas que tiveram que renunciar algo para alcançar esta grande dádiva de Deus; a pergunta que faço é: você está preparado para fazer com que algo morra na sua vida?

As vezes se torna muito complicado e difícil escolher o caminho da vida, mas é por este caminho que temos contato direto com Deus; o caminho da morte é prazeroso e o nosso corpo se adapta facilmente, tudo que é voltado para carne não gera sacrifício; a pessoa faz de forma desejada, e o que lhe custa atende suas necessidades físicas; enquanto aquilo que lhe fortalece espiritualmente, necessita de um sacrifício da parte daquele que o busca; fazendo este abrir mão de algo. Por isso que o caminho da vida são poucos os que entram por ele, devido exigir de nós uma renúncia. Jesus ao perguntar para o jovem rico sobre os mandamentos, sua resposta foi: "Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?" (Mt 19:20) segundo sua resposta ele achava- se preparado , mas perguntando, que me falta ainda; descobre que o que ele tinha não poderia levar consigo. Quando colocamos nosso coração nas coisas desta vida, deixamos ele desejoso pelo que é material; assim aconteceu com a mulher de Ló, que saiu da cidade, mas seu coração ficou; por isso olhou para trás.

Nossas escolhas depende muito de onde colocamos nosso coração. O povo saiu do Egito para uma terra que mana leite e mel, mesmo assim o Egito permaneceu dentro deles, depois de ter escolhido sair de lá. Devemos colocar o nosso coração nas coisas do céu, para que venha o desejo optando por aquilo que não vemos; escolher os caminhos do Senhor é optar por uma vida de renúncia, é fazer morrer uma natureza carnal; mesmo quando desejamos tais coisas. Não é fácil seguir o caminho estreito quando se tem um espaçoso fácil de se andar por ele, as condições do caminho estreito é muito dificultoso quando o outro nos favorece; por isso que mesmo Deus dizendo qual é o melhor caminho, acabamos trilhando pelo nosso caminho; há quem diga que todos os caminhos conduzem a Deus, mas Jesus disse: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6) Jesus é este caminho estreito, é a porta de entrada, é o profeta e também a mensagem do profeta, é o sumo sacerdote, mas também é o sacrifício, é o passaporte que conduz para o céu, sem Ele não há como chegar lá. Caminhemos por este caminho, o caminho da vida eterna está em Cristo, a solução para os nossos problemas quem resolve não é muito dinheiro na conta, é tendo uma vida com Ele; o filho do Deus vivo está de braços abertos para nos receber, "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (Jo 6:37)

Escolheremos andar por este caminho para que tenhamos vida, Deus nos disse, escolha pois a vida para que viva tu e tua descendência; é uma promessa para nós. Amém.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 28/11/2022
Código do texto: T7659925
Classificação de conteúdo: seguro