Passos espiritualmente firmes, uma virtude da alma.

"E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus." (At 3:8)

Esta palavra fala de um homem coxo que era colocado na porta do templo chamado Formosa. Este homem por muito tempo foi impedido de fazer algo que via muitos fazerem.

Havia sobre ele uma deficiência que lhe impedia de entrar no templo e adorar a Deus, não havia nenhuma esperança para que ele pudesse está na espectativa, que um dia poderia acontecer com ele uma cura; o texto é enfático em nos dizer que todos os dias ele era trazido e colocado a porta daquele templo, e que também é coxo desde o seu nascimento; a possibilidade dele ter uma vida normal era praticamente zero. O local era propício para ele receber suas esmolas, porque ali passava muitas pessoas; mas havia uma necessidade ainda maior dentro dele, esta necessidade não está no corpo físico, esta necessidade está na alma. Ele podia vê as pessoas entrando e saindo do templo, mas ele era proibido de entrar; porque a tradição diz que nenhum ser com deficiência poderia participar de um culto à Deus, havia uma lei que o proibia; e a palavra de Deus nos diz que pelo sangue de Cristo ele nos dá este acesso; "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus," (Hb 10:19) Havia alguns impedimento, mas o sangue de Cristo tira toda barreira; aquele homem ao ser curado, a primeira coisa que ele faz é saltar e entrar no templo louvando à Deus; aqui ele estava expressando uma necessidade que estava dentro dele, ele poderia depois de ter sido curado ir para sua casa andando sem precisar ser carregado; pois não precisava mais está ali. Mas a reação daquele homem foi fazer o que ele via os outros fazerem, e ele não podia fazer; mas ele agora tinha ousadia para entrar no santuário.

Por aquela porta só podia passar pessoas sem deficiência física, mas entrava pessoas com deficiência espiritual; era muito comum naquele tempo como foi nos dias de Jesus, haver pessoas espirituais somente de aparência; esta pessoa não teria nenhuma deformidade física, mas na alma havia uma grande paralisia em desacordo com os membros espirituais. Esta pessoa entrava com facilidade no templo, mas espiritualmente estava coxo; nos dias atuais não é proibido pessoas coxas fisicamente entrarem no templo, eles entram são bem recebidos, louvam e adoram o Senhor sem nenhum impecilho; mas também os coxos espirituais tem todo acesso para entrar, e estes coxos espirituais não há nenhuma diferença entre os de agora e os do passado; o que há é uma grande semelhança de visões. O coxo do passado como o coxo atual é visto pelos homens a sua deficiência, o coxo espiritual do passado, como o coxo do presente é visto por Deus; e a diferença do coxo físico para o coxo espiritual é que, o coxo físico havendo esta deformidade somente no corpo; ele adora com facilidade, mas o coxo espiritual ele assiste o culto, o culto termina; mas ele não sente nada, porque há uma grande deficiência que está na alma; as pessoas olham para ele e não consegue vê nada, mas espiritualmente ele está manquejando diante de Deus; o mundo pode não vê, mas o Senhor está vendo tudo. Ele está coxeando espiritualmente, entra dias e passa dias, e ele não recebe a cura; é mais fácil você poder ajudar alguém aonde você pode vê o lugar da dor, do que alguém que você olha para ele e não consegue ver a doença. Pedro e João ao passar puderam logo enxergar a deficiência daquele homem, e por isso houve um rogo em prol daquela vida; mas os que estavam dentro do templo não receberam o mesmo que aquele homem recebeu, segundo a aparência aos olhos de todos não havia nenhuma necessidade; é assim que é visto um coxo espiritual. Mas o poder de Jesus cura tanto no físico como na alma, Jesus disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mt 11:28) Estas enfermidades aqui citadas por Jesus, são enfermidades da alma; pessoas que estão mancas, coxeando e sem força para andar, cansados e oprimidos; Ele tira o cansaço alivia as dores, e a pessoa passa a andar normalmente, volta a ter uma vida normal e tem força para adorar a Deus; quem está coxeando na fé não adora, ele vai para igreja somente por ir, mas não recebe nada; primeiramente precisa haver uma cura. Aquele homem é a imagem dos que são impedidos de adorar, ao ser curado ele tem liberdade para entrar no templo; ele era impedido por conta de uma deficiência física, vê muitos são impedidos hoje por causa de uma deficiência espiritual; mas Jesus também cura as deficiências espirituais, trazendo renovo, vida nova e esperança; "Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus." (Rm 5:2)

Ser coxo espiritual é não querer abrir os olhos para as verdades bíblicas, a palavra da transformação; que cura a alma tirando toda deficiência, e fazendo com que tal pessoa tenha seus passos firmes; "Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos." (Sl 40:2)

Jesus virá buscar um povo, mas que estejam firmes e inabaláveis na sua presença; os que estão com os passos firmes. O coxo ele não tem firmeza no caminhar, com todo o respeito aos que tem uma deficiência física; ele anda e é demostrado a sua deformidade, enquanto o coxo espiritual não se vê fisicamente esta deformidade, as vezes nem se quer é percebida; está junto de você, mas você não sabe. Porque é na alma que se encontra esta deficiência, somente o próprio Deus para vê tal situação.

Estamos diante de um quadro em quê, muitos estão vivendo desta forma; são pessoas que sabem que existe esta deficiência, mas não procuram a cura; há um certo ditado que diz que cego é aquele que não quer enxergar, aquele homem colocado a porta do templo não estava buscando a cura, o que ele buscava era esmola; mas Deus sabe todas as coisas, nós não sabemos nada, havia algo naquele homem que agradou a Deus, por esse foi privilegiado à receber de Deus esta grande dádiva; como vimos, a primeira coisa que fez foi entrar no templo, adorar, louvar a Deus era algo que ele queria fazer. Enquanto muitos sem nenhuma deficiência passava pela aquela porta para dentro do templo, e com certeza, o texto não diz; mas é praticamente impossível se dizer que todos estavam com o coração voltados para Deus por completo, a prova disso é quando olhamos o mundo em nossa volta principalmente os nossos dias atuais.

Enfim, há uma grande deficiência espiritual que precisa ser curada, não há cura sem que a pessoa aceite. As curas que vemos na Bíblia que não necessitou de fé por parte da pessoa, e que as vezes aquela pessoa recebia pela misericórdia de Deus; que é o caso deste homem, que, não era o que ele buscava, mas mesmo assim Deus curou; acontecia porque Deus é generoso. Mas a cura espiritual só acontece se a pessoa necessitada querer, Deus não invade nenhuma personalidade para trazer uma mudança se tal pessoa não aceita. A deficiência espiritual é curada quando buscamos esta cura para nossa alma, aí sim Deus entra com providência do céu, amém.

Que Deus abençoe todos, e que não haja tal deficiência espiritual em nossas vidas, o Espírito Santo é que traz o renovo a cada dia.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 02/12/2022
Código do texto: T7662948
Classificação de conteúdo: seguro