O BEM E O MAL...

O BEM E O MAL

O conceito de bem e mal é complexo na cabeça de muitas pessoas, que só conseguem ver o bem quando recebem, e fazem o mal, desejando o mal, ainda usando o nome de Deus, achando justo. Paradoxalmente não entende que o mal é quando causa sofrimento injusto a outra pessoa, destruindo coisas como a natureza, nomes, dignidade, etc.

É preciso buscar o bem, a empatia, e a fé para evoluirmos. Infelizmente nós temos o lado mal sim dentro de nós, é o ego humano, e sentimentos negativos contra o outro, não levando em conta as suas qualidades, desejando o mal, muitas vezes em nossos conflitos pessoais ou não.

Os sentimentos são muito subjetivos, e muitas vezes estamos equivocados, quando alguém nos magoa, o sentimento na hora é sim negativo e defensivo. Mas com o tempo a gente se afasta para não ter mais conflitos, cada um fica no seu canto, e quando há sentimentos bons, ainda há a luta contra todo mal, para somente o bem prevalecer. É soltamos a pessoa de nossos pensamentos, se nos fez mal, é bom crer na justiça divina, em vez de fazer vingança pelas próprias mãos. Muitas vezes ambos os envolvidos estão errados e equivocados por falta de diálogo, de sabedoria e discernimento, quando o ego fala mais alto.

Muitas vezes os conflitos nascem por falta de concordância, quando pensamos diferente, por isso é tão efêmera as avaliações, a vida é dinâmica e tudo muda a todo instante. Muitas vezes nos enganamos também, julgando sem conhecer todo o processo da verdade. Quantas vezes o conflito vem de boatos, calúnias, e maldades mesmo, do ciúme, inveja, imperfeição de crítica e julgamento dentro da verdade. As vezes sem mesmo conhecer todos os detalhes de algum fato, tomamos partido de um amigo, sem conhecer a verdade do conflito dele, e julgamos mal o outro envolvido sem avaliar os dois lados. Cada um tem a sua verdade, que pode ser ou não do bem.

É assim que nasce o mal, agir contra o outro, desejar derrotas, doenças, e muitas vezes alguns desejam até a morte.

Evoluir é pensar, meditar, buscar o bem sempre, no bom combate daquilo que causa mal a outros ou ao ambiente.

Aprendemos todos os dias, quando buscamos a verdade, procurando ver o contexto todo. Ajudando a solucionar problemas e buscando cada vez mais o discernimento, em alguns casos até a imparcialidade, quando não sabemos das motivações verdadeiras dos conflitos entre as partes em particular. Conflitos familiares as vezes, como exemplo, envolve assuntos de convivências pessoais. Tentar aconselhar visando o bem é o essencial. Para que a harmonia ou mudanças possam ocorrer mais tranquilamente possível. O tempo apaga muitas mágoas, mostrando as duas faces da problemática, e muitas vezes o afastamento temporal ou não é melhor, para que tudo volte ao normal quando a cabeça esfriar, e poder tomar decisões mais acertadas, conviver com o outro é uma tarefa de resiliência a cada dia. Que possamos analisar o mal para que o bem possa vencer. E aprender com o mal a escolher o bem.

 

02

 

Buscar a verdade é preciso

 

Na luta entre o bem e o mal, é necessário buscar a verdade para não cometer injustiças, ou fazer julgamentos equivocados.

É preciso abrir os olhos e a mente com imparcialidade olhando cada fato e o que o gerou, se está certo ou não.

Nem sempre estamos fazendo a coisa certa, mas apenas atendendo os apelos da alma.

Só com a verdade haverá a liberdade, apesar de que, sabemos que a liberdade não existe. Somos condicionados o tempo todo a fazer escolhas, que pode envolver também o mal. Só na reflexão buscamos a verdade. Ou possível verdade até que tudo prove o contrário.

Viver é subjetivo, cada um tenta criar seus próprios conceitos segundo as crenças que trazemos. Mas muitas vezes a vida evolui, e precisamos evoluir com ela para não cairmos no radicalismo.

A violência muitas vezes é gerada pelo egoísmo, por não saber perder alguma coisa, por ter desejos egoístas ou por pura enganação e manipulação, até sem conhecimentos dos fatos quando ficamos a favor de algo, que está errado, mas pensamos estarmos certos. Pelos equívocos, julgamentos de valores, idealismo, falta de tolerância e compreensão de igualdade e fraternidade.

 

O fanatismo também pode gerar violência, quando a pessoa não consegue mais separar a verdade da mentira, quando tudo se torna confuso quando não há esclarecimento motivacional de uma luta, de uma causa verdadeira e justa.

 

Pertencer a um grupo faz parte da realidade humana, mas podemos sair dele quando percebemos que a ética de vida, da verdade está equivocada. Quando vemos que o bem está equivocado. Que é o mal que está envolvido.

 

PRECISAMOS BUSCAR A VERDADE, NÃO A NARRATIVAS, MAS ESTARMOS ATENTOS A FATOS COMPROVADOS. FALAR QUALQUER UM FALA O QUE SE DESEJA E O QUE SE ACHA SER VERDADE.  MAS É A VERDADE QUE DEVE VENCER. O BEM DEVE VENCER. A FÉ VERDADEIRA QUE JESUS ENSINOU DEVE VENCER. E JESUS DISSE QUE SOMENTE A VERDADE PREVALECERÁ. O MAL É PERVERSO E GANANCIOSO, MENTIROSO E ENGANOSO. QUE DEUS  NOS LIVRE DO MAL, QUE DEUS NOS PROTEJA E QUE SUA JUSTIÇA VENÇA SEMPRE. SEJA ELA QUAL FOR.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 15/12/2022
Reeditado em 15/12/2022
Código do texto: T7672292
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.