A espada do Espírito, uma arma indispensável para a batalha.

"Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o SENHOR efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo." (2 Sm 23:10)

A paz do Senhor Jesus aos leitores de plantão, que buscam o aprofundamento na palavra de Deus.

Quero aqui me disponibilizar desta maravilhosa passagem bíblica, aonde fala desta tão indispensável arma de batalha. A espada sempre foi uma arma de bastante eficácia aos povos antigos, esta não podia faltar em uma guerra; a batalha só teria sucesso, quando havia homens habilidosos no manejo da espada. Esta passagem bíblica é referente à alguns homens de Davi que se destacaram, por serem eles homens competentes quando o assunto era guerrear. A espada em algumas passagens da Bíblia é símbolo de destruição e guerras, sempre que Deus disse enviarei a espada; Ele estava falando de guerra, destruição; "Porque trarei sobre vós a espada, que executará a vingança da aliança; e ajuntados sereis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo." (Lv 26:25) Esta era uma forma de Deus executar seu juízo, assim como aconteceu com Davi quando pecou; Deus falou por intermédio de Natan à seu servo dizendo: "Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher." (2 Sm 12:10) A espada é símbolo de comando e controle em uma batalha, sempre que a mesma está em ação; significa que alguma coisa está sendo cortada, quando se tem um bom manuseador.

Esta passagem é referente aos trinta e sete valentes de Davi, homens que tiveram grande destaque nas batalhas que foram travadas sob a a liderança de Davi; souberam manejar bem a espada, não bastava simplesmente ir para a guerra com uma; era preciso que tal pessoa tivesse habilidades com a arma para saber entrar e sair. Dentre estes trinta e sete homens, quero falar de um que se chama Eleazar. Eleazar foi um homem, cuja palavra diz que Deus deu livramento ao povo por meio dele; o relato nos fala de alguém que lutou com garra e vontade de vencer. A Bíblia diz que ele se levantou e feriu os filisteus até se cansar, o texto nos mostra uma disposição na ação deste homem de forma exuberante, quando uma pessoa se cansa; a tendência é soltar a espada, porque não aguenta mais seu peso; com Eleazar aconteceu diferente, este homem teve sua mão adormecida, segundo os relatos bíblicos; uma parte do seu corpo já não obedecia seu comando. Eleazar estava sendo conduzido por Deus naquela batalha, a partir do momento em que se cansou; o próprio Deus se prontificou em trazer a vitória; "e naquele dia o Senhor efetuou um grande livramento." A melhor coisa que pode acontecer na vida de quem serve à Deus, é quando somos conduzidos por Ele; para que isso venha acontecer, é preciso nos aprofundar nos seus caminhos, a palavra de Deus é o caminho para isso; "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Tm 2:15) É necessário que este seja habilidoso com esta espada, aquele que à maneja, vai ter momento em que Deus vai fazer ele ficar pegado à ela sem poder soltar; e todo crente necessita está pegado com ela, é a arma do crente; "Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;" (Ef 6:17) É com esta espada que venceremos as batalhas que é travada na vida do crente, mas para isso, é preciso de habilidades, tem muitos perdendo a batalha porque não domina a espada; outros recuando por não saber manejar sua arma. Deus convida seus aliados para um treinamento diário com a espada, a espada do Espírito é eficaz para destruir os ataques do inimigo; "Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra." (2 Tm 2:4) A espada do Espírito é a palavra de Deus, que faz parte da armadura de Deus. A palavra de Deus nos ajuda a vencer a batalha espiritual. Por isso, é muito importante conhecer a palavra de Deus. Eleazar foi um dos valentes de Davi que se destacou usando a espada na batalha contra os filisteus, mas antes de Deus usar ele para dar livramento, a Bíblia diz que ele se levantou e feriu os filisteus até se cansar; é no cansaço que ele alivia nossa fadiga, "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mt 11:28) Quando nós não estamos mais suportando, Ele alivia nossa dor, talvez você se pergunta o que tem haver este versículo de Mateus? Esta palavra é para quem se volta para Deus, é nos momentos de nossas batalhas que precisamos de uma intervenção divina, como aconteceu com Eleazar; para ele foi um alívio, ele deixou de sentir dores, sentir cansaço; É quando está nas mãos de Deus que vem a vitória. Domine a espada que Deus te deu, não seja um soldado despreparado; adquira habilidades para esta missão, a arma está em suas mãos, e é preciso que a mesma esteja afiada; "Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para dirigir."(Ec 10:10) Nós somos os responsáveis pela ferramenta que está em nossas mãos, se ela não cortar bem; nós somos os principais culpados, é preciso que corte de ambos os lados para que o trabalho seja proveitoso; "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hb 4:12) Temos uma arma que favorece o nosso trabalho, apta para destruir fortaleza; "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;" (2 Co 10:4) Deus nos chamou para guerra, e nos entregou todo armamento necessário para esta batalha. Amém meu irmão, deixa Deus te usar; você tem a espada do Espírito em tuas mãos.

Deus abençoe, use esta arma preciosa que ele te deu; não morra no campo de batalha com a arma na mão, porque não sabe usá-la.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 18/12/2022
Reeditado em 25/01/2023
Código do texto: T7674746
Classificação de conteúdo: seguro