Sem as vestes nupciais (Mt 22:12).

"E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu." (Mt 22:12)

Jesus nesta feita fala acerca do reino dos céus, e diz que é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho.

Para termos total acesso à uma boa interpretação, é preciso analisarmos todo o contexto bíblico acerca desta palavra; de como era celebrado as bodas. Quando um anfitrião o convidava alguém para tal festa, ele dava as vestimentas que iria ser usada naquela ocasião; o qual também chamada de vestimentas de honra. Essa pessoa vestiria no dia, e a mesma lhe dava a garantia de entrar na festa, sem ela não entraria no local referido para celebração; a veste é a credencial para ser um participante da festa, quem era convidado já teria esse cuidado; assim da mesma forma é no reino de Deus. Aquele que foi convidado precisa ter esse cuidado, "Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça." (Ec 9:8) Precisamos está com as vestes brancas, que simboliza a santidade do crente; uma vida de pureza espiritual, sem mácula e sem rugas. "Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Ef 5:27) Assim é aquele que participará das Bodas do Cordeiro no céu, deve se apresentar com vestes alvas. O rei entrou para ver os convidados, e viu um homem que estava sem as vestes nupciais; e o que aconteceu? Como ele entrou, sendo que ninguém podia entrar sem vestes? Sendo que a veste era a garantia da entrada? Vemos que o rei ficou admirado, porque ele estava lá; então para respondermos é preciso primeiramente saber que ninguém entra sem vestes, o próprio texto nos leva à esse entendimento; "amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial?" Este homem não entrou sem veste nupcial, o que acontece é que por algum motivo, ele deve ter se cansado da espera, ou foi negligente com a veste que recebeu; deixando assim manchar aquela veste, não sabemos o certo; o que sabemos é que, por ocasião da demora este veio ficar sem as vestes nupciais, deixou manchar ou rasgar, o certo é que na hora da festa, ele teve que ficar com vestimentas diferente dos outros convidados. Quando o rei pergunta para ele, a Bíblia diz que ele emudeceu; naquele dia quem estiver sem vestes nupciais, não terá desculpas que possa justificar a falta de cuidado; é considerado um penetra, e penetra não fica na festa; "Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mt 22:13) Naquele dia não haverá desculpa para Deus, aquele que foi negligente ficará sem palavras; porque nenhuma delas vai valer para justificação da falta de cuidado. Jesus disse: "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos." (Mt 22:14) Todos que ali estavam tinham sido chamados, ou seja, convidados, todos tiveram o privilégio de alvejar suas vestes no sangue do cordeiro; todos receberam vestimentas, mas dentre esses chamados, a palavra diz que poucos são os escolhidos.

Lembre-se que todos foram convidados, devemos ter cuidado com as vestes; porque durante o percurso não podemos perdê-la, ou manchar-la, no dia em que o rei entrar, precisamos está com ela; e ser visto digno de participar da celebração das Bodas. Na nossa caminhada na fé Jesus deu algumas advertências, para não sermos descuidados; "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Ap 3:11) Isso aqui é uma advertência de Jesus para nós, nós precisamos guardar, e não deixar ninguém tomar aquilo que recebemos de Jesus; quando ele fala dessa coroa, está falando da nossa própria fé; a credencial que nos garante entrar no reino de Deus, quando fala das vestes, tudo tem a mesma simbologia; aponta para nossa vida espiritual diante de Deus, de como nós estamos perante Ele. Segundo disse Jesus, o inimigo veio matar roubar e destruir ( Jo 10:10a). Precisamos ter em mente que ele não está brincando, enquanto na maioria das vezes; ficamos descuidados. Jesus te entregou algo valioso, "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." (2 Co 4:7) guarde e cuide bem, porque naquele dia as nossas veste serão verificadas pelo Rei; elas precisam está limpas e sem rasura, Ele terá que nos encontrar com testemunhos firmes, e não sem argumentação, estaremos de prontidão batendo continência, como um soldado equipado e preparado que venceu todas as batalhas; e que retornou da guerra são, sem deixar o inimigo lhe atingir de forma mortal; e que agora se apresenta diante de seu general, trazendo todo o relatório. Lembre-se que o homem emudeceu, vai falar o quê se está todo errado; ele sabia que todas as suas argumentações, não seria suficiente para justificar a sua negligência; por isso que devemos ter cuidado, muitos são chamados, mas diante desta grande quantidade; haverá apenas um pouco que serão escolhidos pelo Rei. Amém.

Que Deus abençoe, e te guie nesta caminhada, para que permaneça com sua vestimenta, não perca sua garantia de entrar no reino.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 02/01/2023
Reeditado em 11/01/2023
Código do texto: T7685087
Classificação de conteúdo: seguro