O manifestar do filho de Deus.

"Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo." (1 Jo 3:8)

Deus criou o homem a sua imagem, e sua semelhança.

Com o passar do tempo o homem peca tornando esta imagem ofuscada, perdendo seu brilho e sua beleza; o diabo usou sua astúcia para enganá-lo; e este trouxe sobre o homem as consequências de seu pecado.

Paulo escreveu: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 6:23) O homem recebeu a recompensa de seu pecado, o prêmio que havia herdado; a morte é o troféu como resultado de sua desobediência; após ter sofrido o ataque de satanás, recebe o prêmio da sua incapacidade de vigilância, a morte.

Aprouve a Deus trazer de volta o homem do seu mal caminho, oferecendo para ele o direito de herdar a vida eterna por meio de seu filho Jesus Cristo, que se entregou na cruz do Calvário para remissão dos nossos pecados. "E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna." (Hb 9:15)

A manifestação do filho de Deus foi de suma importância para todo homem, trazendo a redenção da alma; "Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção." (Hb 9:12) Jesus não veio ao mundo para ser reconhecido como herói, mas com uma missão objetiva de purificar o homem de toda sua sujeira; um herói ele tem como objetivo salvar, tirar do perigo, mesmo que este ainda continua na condenação. Jesus Cristo teve o objetivo de salvar purificar o homem de toda sua imundícia, tirando toda culpa, toda condenação; colocando-o na qualidade de justificado; "TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;" (Rm 5:1)

O manifestar do filho de Deus teve seu resultado tanto no físico como no espiritual, "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Co 5:17) A pessoa é tocada por Jesus e convidada a viver uma vida longe do pecado, é uma qualidade que está no próprio Cristo; "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (1 Jo 2:6) O que podemos destacar é que, o manifestar de Jesus tem o seu aspecto; quando olhamos para alguém que entregou sua vida à Cristo é impossível não notarmos seu brilho, se não há mudanças, verdadeiramente esta pessoa não teve um encontro com Jesus. Esta palavra nos fortalece, pois nos leva a nos questionar, e vê realmente como está o nosso interior, Jesus sempre nos cobrará se quisermos ter uma vida separada. O Espírito Santo nos conduzirá conforme o que buscamos, há os que poucos são cobrados, acabam levando uma vida fácil com portas mais largas; mas há os que se doam mais para Deus. Estes terão um preço mais alto para pagar, a cobrança é bem maior; por isso vemos pessoas terem mais facilidades, mas para essas pouco se dá; "Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá." (Lc 12:48)

O manifestar de Jesus não foi o cumprimento de uma ordem, foi um desejo de seu coração; no livro do profeta Isaías capitulo seis, o profeta fala do seu chamado, mas também o texto expressa uma ação dupla; "Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim." (Is 6:8) O profeta fala da disponibilidade de atender a vontade de Deus, mas também nos revela um acontecimento que houve no céu, aonde de forma figurada o texto nos mostra, Jesus tomando uma decisão de descer a terra e ser gerado no ventre de uma virgem; com a missão de mais tarde ser oferecido em sacrifício pela humanidade. Deus ao perguntar. "Quem enviarei e quem há de ir por nós?" A resposta de seu filho foi: "eis-me aqui, envia- me à mim "

O texto nos mostra essa dupla ação, o chamado do profeta, mas também uma revelação divina de como Jesus se prontificou para descer à terra; o manifestar do filho de Deus, trouxe prejuízo para o inferno, pois esta ação segundo nos diz a palavra; teve o poder de desfazer as obras do diabo, todas as suas artimanhas perde sua força, quando alguém olha para o que aconteceu naquela cruz; esta manifestação vem causando impacto na vida de pessoas, tirando de situações complicadas; dando visão aos cegos espirituais. Segundo nos diz o apóstolo Paulo:

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo." (Cl 2:14-15)

Ou seja, está manifestação causou um grande tumulto no império das trevas, desequilibrou todos os projetos do maligno; este manifestar aconteceu de forma vital, trazendo e dando vida aos que não tinham; "O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz." (Is 9:2)

Jesus quando se manifesta na vida de alguém Ele muda o caráter, tira das trevas e traz para sua verdadeira luz; foi isso que aconteceu quando ele se manifestou, trouxe luz, trouxe graça, trouxe a paz de Deus para nossas vidas; não apenas um pensamento de bondade, trouxe libertação para os cativos; tirando do charco de lodo e do lamaçal do pecado, trouxe restauração para os que estavam destruídos; nos livrou da realidade da morte, concedendo à nós o direito de participar da eternidade.

Amém, que esta graça venha cada dia ser mais abundante em nossas vidas; sua manifestação não foi em vão, por isso temos acesso ao trono da graça,"No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele." (Ef 3:12) Que Deus abençoe no nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 08/01/2023
Reeditado em 08/01/2023
Código do texto: T7689606
Classificação de conteúdo: seguro