Raabe, uma fé que abrange seus familiares (culto da família)

"Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó." (Js 6:25)

Querendo eu mais uma vez com a permissão do bendito Espírito Santo de Deus, vos trago esta mensagem para edificação de vossas almas.

A passagem bíblica referida fala de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe; e alcançou em Deus a misericórdia para sua vida, dando livramento aos seus familiares.

Esta mulher se destacou por colocar em prática sua fé, fé esta que fez ela enxergar o que muitos não enxergaram; Raabe ela viu em Deus o que muitos não conseguiram ver. Sua crença e sua cultura era totalmente diferente, e voltada para a idolatria; mas quando Raabe vê falar dos feitos de Deus, que por onde passava demolia os inimigos de Israel; ela passou a ter uma visão para realidade da, existência de um ser que caminhava com aquele povo; dentro dessa perspectiva de vê o mundo, Raabe muda a sua forma de pensar; a maneira de como vê a partir do momento em que, contemplou os feitos do Senhor são outras. Em Raabe é despertado uma fé, algo que nem ela própria sabia, mas que passou a habitar dentro dela; uma certeza dos acontecimentos sobrenaturais passa a existir em Raabe, a mesma diz: "E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós. Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra." (Js 2:9-11) Raabe dá à entender, que ela tem um conhecimento extraordinário a respeito de Deus que muitos que com Deus andavam não tinham; ela possui algo invisível, mas que está dentro dela, " o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Conforme está escrito em, (Hb 11:1) Raabe não via, mas acreditava que Deus poderia dar livramento para ela e sua família; a prostituta que não tinha uma casa dentro das formalidades daquele povo, morava nas partes inferiores da cidade, porque não tinha uma condição financeira de morar dentro da cidade; por isso habitava em cima do muro, lugar este que seria conhecido como a periferia da cidade. Quando falamos de alguém que está em cima do muro, falamos de alguém indeciso na sua maneira de viver; alguém que não sabia o que queria da vida, uma pessoa que estava presa em certa situação. Raabe era uma prostituta, alguém que dentro da cultura de um povo antigo, seria sem prestígio, alguém sem caráter; era o que se dava à entender de alguém na sua posição. Mas Raabe não estava presa nos seus hábitos, seu mundo físico não representava seus pensamentos; a sua forma de viver se dá à entender que era uma questão de sobrevivência, e não uma opção de vida; era o que ela tinha para ajudar nas despesas e manter sua família. Raabe se mostra uma mulher acolhedora, alguém que tinha um caráter, alguém que se preocupava com seus familiares; "Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,

De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte." (Js 2:12-13) A preocupação de Raabe não estava em si própria, mas na sua família, o interesse desta mulher não era cultivar apenas sua vida, mas de dá para seus familiares acolhimento. Raabe não estava fazendo uma troca, nem apresentando suas obras diante de Deus; mas movida por crê no Senhor, ela guarda aqueles homens na espectativa, de que este Deus era poderoso suficiente para livrar da morte ela e seus familiares; ela não teme o que pode lhe fazer o rei daquela cidade por ter escondido os espias, ela teme o que Deus poderia lhes fazer se não tivesse misericórdia dela. O temor dela estava em Deus, Jesus disse: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo." (Mt 10:28)

Uma das coisas que mais nos atrapalha à aceitar Cristo como salvador, é a condição em que nos enxergamos que somos; e a usamos como desculpas. Tal pessoa acha-se pecador de mais para habitar nos caminhos do Senhor; realmente os nossos pecados são muitos diante de um Deus santo, mas não nos impede de sermos por Ele transformados. Dizemos que agora não, esperando que deixaremos primeiramente um vício, uma vida de desagrado à Deus; e quando isso acontecer nos voltamos para Ele. É um dos maiores erros que cometemos, pois Deus nos aceita desta forma mesmo, pecador, impuro, profanos e imundo; porque a transformação é Ele que faz, é Ele que muda a trajetória; Raabe sabia da sua condição diante de Deus, que era uma pecadora, alguém que diante de Deus era impura; mas não deixou seus trapos de imundícies atrapalhar os planos de Deus na sua vida. Antes acreditou no que Deus poderia fazer, muitos estão atrapalhando o agir de Deus; por dizer que primeiro quer se preparar para servi-lo, Deus é quem prepara seus servos, transforma os impuros em pessoas purificadas; Raabe se fosse olhar para sua condição de pecadora, não entraria dentro do projeto de salvação. A prostituta que não tinha uma boa credibilidade entra dentro dos propósitos de Deus, ou melhor, dentro da linhagem real; Raabe entra para a galeria dos heróis da fé fazendo parte da linhagem do Messias. "Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias." (Hb 11:31) Ela queria apenas ser salva da destruição daquela cidade junta com seus familiares, mas pela fé daquela mulher Deus reservou para ela algo ainda maior; "E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;" (Mt 1:5) Deus preparou para ela um casamento, dando dignidade a prostituta; fazendo parte da linhagem do filho de Deus. Por meio de Raabe Deus cuidou de seus familiares, salvando-os da destruição de Jericó; Deus deu para ela um nome, Deus deu para ela uma posição de destaque; capítulo onze de hebreus está o seu nome, como alguém que pela fé se destacou diante das adversidades. Ela não deixou suas origens falar mais alto, dentro da lógica, ela não entraria nem faria parte deste povo; por ser alguém que pertencia à uma nação pagã. O Deus que deu para Raabe e sua família escape, é o mesmo que te contempla; os teus pecados pode ser muitos, mas é Deus que muda a tua história; a trajetória dada por Deus é uma trajetória de destaque, só em ser chamado filho de Deus, você já está em uma posição elevada; ter o nome escrito no livro da vida, já é o bastante. Certa feita os discípulos de Jesus se alegraram porque os espíritos imundos lhes obedeciam, Jesus lhes disse: "Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus." (Lc 10:20)

Raabe ganhou um lugar no céu, a posição mais elevada que alguém pode ter no mundo vindouro, a salvação da alma; o nome escrito no livro da vida, mediante a fé que nasceu em seu coração; ela não focou nos seus pecados, fazendo deles um empecilho para si; mas acreditou que este Deus poderia lhe dar a salvação. Esta mulher não permaneceu em cima do muro, porque ela era justa; o próprio Deus se encarregou em dá para ela uma moradia, porque o muro em que ela se encontrava era apenas uma condição física; o seu coração estava totalmente voltado para Deus, estava morando naquele local, mas seus planos estava fixados no Deus vivo; que tinha dentro de si uma convicção, de quê Deus poderia lhe tirar daquela situação. O sinal do fio vermelho sobe a sua casa, ordenado pelos espias, era símbolo do sangue de Cristo dando proteção aquela mulher; era a providência de Deus apontando para o sangue de seu filho que estava fazendo com ela uma aliança eterna. A casa de Raabe foi protegida pelo sangue de Jesus, seus pecados foram apagados, e a obra daquela mulher ficou guardada em memória; se alguém for falar dos heróis da fé, seu nome vai ser pronunciado também; porque ela faz parte dos que venceram pela fé. Amém!

Que Deus os abençoe no nome santo do nosso Senhor e salvador, Jesus Cristo.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 29/01/2023
Código do texto: T7706652
Classificação de conteúdo: seguro