imagem freepik.com: descendo com a recessão.

Recessão mundial

 

Diário do Caos 4

Já procuraram se informar? Quem espera milagres do atual governo brasileiro (que começou aumentando os ministérios de 23 para 37) está muito otimista, pois eu não vejo providências profiláticas em relação ao rolo compressor que está chegando. Aliás parece que para a maioria das pessoas a ficha ainda não caiu em relação à verdadeira situação mundial.

 

Nostradamus: previsão da fome universal. Aliás, a fome é um dos quatro Cavaleiros do Apocalipse.

 

 

Razão tem Greta Thunberg ao classificar como "conto de fadas" o crescimento infinito das nações. Isso não pode acontecer ou, como diria Spock, "isso é ilógico". Um dia o bolo tem que parar de crescer.

No Foro Econômico Mundial (WEF) que em janeiro se reuniu em Davos (Suíça) dois terços dos economistas, conforme noticiado, acreditam que este ano virá a recessão mundial. A diretora-administrativa da WEF, Saadia Zahidi, cita vários fatores como inflação, baixo crescimento e alta dívida, além de "ambiente de alta fragmentação", que eu não sei o que vem a ser.

Sabe-se também que a guerra entre Rússia e Ucrânia, ainda sem solução, aumentou os preços dos combustíveis na Europa e que isso se espalhou pelo resto da economia.

 

Greta Thunberg falou o que ninguém antes teve coragem ou lembrança de falar: que não pode haver crescimento infinito das nações.

 

No filme de Orson Welles sobre Nostradamus ("O homem que viu o Amanhã", 1981) se afirma que o vidente francês previu uma era de fome e seca universais após a passagem do cometa de Halley em 1986. Aliás, temos visto isso, mas tudo irá piorar se vier a recessão mundial, que poderá golpear violentamente o Brasil.

Por isso também há pessoas recomendando abandonar as grandes cidades e ir morar onde se possa plantar.

Parece que Deus está prestes a purificar este planeta.

 

 

Quem enxerga premonições na saga de Sailor Moon, criada por Naoko Takeushi? Pois no filme de 1993 "A promessa da rosa" a canção "Moon revenge" anuncia o "caos do futuro". E depois, durante a saga, o tema do caos na Terra se torna recorrente. O novo filme "Sailor Moon Cosmos", previsto para estrear este ano, traz de novo a visão do caos.

 

Rio de Janeiro, 3 de fevereiro de 2023.