Banco Central rouba brasileiras e brasileiros...

O Banco Central do Brasil, sob o controle mais intenso dos banqueiros e especuladores desde o golpe de 2016, e ainda, mais voraz na gestão Bolsonaro, assumiu uma linha de ação que envolve a maior transferência de recursos orçamentários da história do país em apenas uma administração governamental; que foi a de Jair Bolsonaro. Um montante de mais de seis trilhões de reais foram pagos para o pagamento da dívida pública federal de 2019, desde que Bolsonaro assumiu a presidência, segundo dados oficiais capturados pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública (ACD).

Quando pesquisamos no site do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento, verificamos o tamanho da conta que o povo está pagando para remunerar os capitalistas donos dos títulos da dívida pública nacional e estrangeiro. Em 2019 foram pagos R$1,381 trilhão, 2020 1,037 trilhão, 2021 1,704 trilhão e 2022 um recorde de 1,879 trilhão. Somados esses valores chegamos à cifra colossal e absurda de 6,001 trilhões de reais entregues do orçamento estatal ou dos cofres públicos para as mãos de ávidos banqueiros e rentistas do país e bilionários do planeta afora.

Poeta Carlos Marques
Enviado por Poeta Carlos Marques em 23/02/2023
Código do texto: T7726066
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.