Valorizando a aliança com Deus.

"Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado." (Gn 18:19)

"E conheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a tenho dado a Selá meu filho. E nunca mais a conheceu." (Gn 38:26)

Quero utilizar destas duas passagens bíblicas para falar do valor de uma aliança.

A aliança do homem para com Deus é algo muito importante, que precisamos valorizar; dando o nosso melhor para que esta não seja quebrada.

Abraão foi chamado por Deus para sair de sua terra, e ir para uma terra que não conhecia; pela fé Abraão cumpriu a vontade de Deus, sem rumo e sem norte ele vai guiado pela ordem de Deus.

Deus primeiramente Ele escolhe a pessoa certa para ser envolvido com a missão do qual designou, é alguém que tem a influência de levar o nome de Deus ao conhecimento de outras pessoas. Deus ao dizer: porque tenho conhecido e sei que ele há de ordenar, Deus está dizendo que a razão de seu investimento em Abraão não é vão; Ele está dizendo que Abraão cumpriria fielmente o ofício de um bom chefe de família, instruindo e fazendo ser conhecido o nome do Senhor à todos que se achegasse a sua família; esse ensino era passado de pai para filho, de geração à geração. Quem chegava a família saberia que havia um conselho à ser seguido por parte dos patriarcas, todos receberiam a informação a cerca de seu Deus.

"Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado. E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós." (Gn 17:10-11) Esta passagem fala da aliança de Deus com Abraão, o sinal de que Abraão cumpriria o seu papel, de fazer o nome de Deus ser conhecido; todos que se chegasse a família teria que ter a marca da aliança de Deus, esta marca é o sinal de que há um envolvimento com o Senhor.

Quando entramos na história de Tamar, a Bíblia vem falando primeiramente de José quando é vendido pelo seus irmãos; capítulo trinta e oito é abrido um parêntese para falar da história de Judá, como ele se envolveu com sua esposa; Judá foi um dos irmãos de José que participou daquela trama, porém foi alguém que defendeu não deixando os outros matarem José; "Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue? Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram." (Gn 37:26,27)

A Bíblia diz que aconteceu no mesmo tempo, que Judá se retirou de onde seus irmãos; acredito que aquela ação acabou abalando seus sentimentos, e aqui Judá sai de onde seus irmãos, quem sabe para tentar distrair sua mente; e é justamente nesse ínterim que ele conhece sua esposa, e mesma concebe dele e dá à luz a um filho que recebe o nome de Er, depois concebe novamente e dá a luz a outro filho que recebe o nome de Onã; e pela terceira vez ela concebe dando a luz a um filho que é chamado de Selá. Sendo já grande Er, Judá toma por mulher Tamar para seu filho Er; a Bíblia diz que ele era mau aos olhos do Senhor pelo que Deus o matou, Judá vai cumprir a lei do levirato dando para Tamar seu filho Onã, pelo que se recusou a suscitar descendência a seu irmão; sabendo ele que o filho não seria dele, mas sim de seu irmão; o qual Deus também o matou. Tamar vai voltar para casa do pai, porque Selá é muito novo, Judá na verdade estava se recusando a dá seu filho; porque dizia ser ela maldita, por conta de duas mortes de seus filhos; ele enxerga esse defeito em Tamar. Mas desconfiando Tamar que Judá não daria Selá para ser seu esposo, porque já tinha atingido a idade e não aconteceu; havia uma tradição na época, o tempo da tosquia das ovelhas; e juntava grande quantidade de pessoas e nesta época , era uma ocasião festiva, aonde se juntava algumas prostitutas cultuais; e Tamar sabendo que seu sogro iria para lá, tirou as roupas de sua viuvez; e se vestiu de uma prostituta cultual, o qual se deitou com seu sogro sem que ele reconhecesse. Judá promete um cabrito em troca do serviço, Tamar na sua prudência pediu que deixasse o penhor; e Judá faz a seguinte pergunta: "Então ele disse: Que penhor é que te darei? E ela disse: O teu selo, e o teu cordão, e o cajado que está em tua mão. O que ele lhe deu, e possuiu-a, e ela concebeu dele." (Gn 38:18) Essas três coisas foram tiradas de Judá, o selo, o cordão e o cajado.

O SELO significa, nossa indentidade; era a assinatura de uma pessoa, este revelava de quem era a identificação, a Bíblia diz que quando aceitamos Jesus como salvador, somos selados pelo Espírito Santo; "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa." (Ef 1:13)

O CORDÃO significa a base que sustenta, a estrutura que dá sustentabilidade a nossa fé, é a base da nossa indentidade em Cristo

O CAJADO significa, autoridade espiritual, quando Judá dá o seu cajado; está abrindo mão de sua autoridade.

Tamar significa palmeira, algo que tem raiz, está firme e ereto não se quebra com os ventos; enverga mas se mantém firme com as tempestades. Tamar ao lutar para manter a descendência de seu marido, estava dizendo que não abria mão da aliança; e que seria herdeira daquela promessa. Judá sendo filho do patriarca Jacó, estava quebrando violando uma lei que deveria ser cumprida; estava valorizando mais a vida do filho do quê dando importância a lei do Senhor, sendo que este abriu mão dos seus princípios mais importante para um homem naquela época; o selo, o cordão e o cajado; eram princípios fundamentais na vida de um homem, estes representavam seu valor e seu caráter. Por um momento Judá quebra a aliança, de fazer conhecido o nome de Deus; para supresa de Judá ela já conhecia a aliança, ela luta para manter aquela descendência; e não abre mão de seu direito, ela luta para entrar na descendência. E é de um de seus filhos que vem a linhagem da promessa, porque teve gêmeos, fruto da sua atitude; é de Perez filho de Tamar que vem a linhagem do mestre. "E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão;" (Mt 1:3) a Bíblia diz que ele nunca mais o conheceu, sua atitude não era ter um caso com Judá; era manter a descendência, era firmar a aliança. A aliança do servo de Deus não pode ser quebrada, a aliança tem que ser mantida, não importa a luta que você vai passar; os obstáculos que você vai enfrentar. Se a aliança está firme no Senhor, Ele vai garantir a vitória; Judá ao descobrir que ela estava grávida, mandou tirar para fora para ser queimada; ele vai além da lei, porque sua lei teria que ser apredrejada, apesar da lei do apedrejamento não está em vigor; queimar era um ato pagão. Ao mostrar os objetos de Judá, ele reconhece que ela era mais justa do que ele; Tamar era justa por acreditar em uma promessa dada aos patriarcas, o qual Judá tem a vida do filho por preciosa; prefere polpar a vida do filho do quê cumprir a lei. Tamar por ser fiel a lei de Deus, entra na genealogia do Messias prometido, assim como também entrou Raabe a prostituta, e Rute a moabita; Deus conta com pessoas que querem firmar uma aliança com Ele, pessoas que não mede esforço para manter a aliança firme; é com esses que Jesus está contando. A situação está ruim, mas a aliança está firme; as coisas estão vindo contra ele, mas ele vai contra os obstáculos para manter a aliança; tudo está à ponto de desabar na sua vida, a perseguição está grande contra seus projetos, mas a aliança continua firme; quanto mais o inimigo tenta contra a sua vida, mas convicção ele tem da sua aliança; o mundo pode desmoronar, ele pode ser até ameaçado de morte; mas ele vai permanecer sustentando o que ele acredita. Tamar era uma mulher de raiz, a sua postura batia com o significado de seu nome; pode até envergar com os ventos fortes, mas não vai cair e nem vai quebrar. A aliança vai continuar firme, amém! Deus os abençoe.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 26/02/2023
Código do texto: T7728483
Classificação de conteúdo: seguro