Ezequias, e o efeito de uma oração eficaz ( 2 Rs 20: 1-3)

"NAQUELES dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou o rosto para a parede, e orou ao SENHOR, dizendo: Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo." (2 Rs 20:1-3)

Segundo a Bíblia já estava determinado por Deus o fim dos dias de Ezequias, mas uma oração muda toda sua trajetória.

A oração ela é a base de uma vida equilibrada com Deus, é a garantia de uma sustentabilidade espiritual; é o combustível que mantém a nossa espiritualidade.

Ezequias estava muito doente, e esta doença seria o transporte para o mundo dos mortos. Quando foi orientado pelo profeta Isaías, a respeito de sua morte; Ezequias sendo um homem temente a Deus, vai se humilhar em oração; se prostrar diante daquele que poderia reverter a situação. O fato é, que muitos se curvam diante dos problemas, Ezequias recorre à Deus; na esperança de Deus usar de misericórdia para com ele. Alguns dizem que Ezequias estava com sua casa desordenada, que seus familiares não estavam de acordo com a palavra do Senhor; outros grupos de pessoas dizem que Ezequias estava com sua vida espiritual desmantelada. Ezequias na verdade dentro do contexto em questão, precisava organizar na administração do reino; Deus já havia determinado sua partida, e era necessário que ele levantasse seu sucessor para reinar em seu lugar, já que não tinha descendente; tanto que quando morre o rei Ezequias; Manassés seu filho vai reinar em seu lugar com a idade de doze anos, nos dando a compreensão que este nasceu depois que Deus lhe curou.

Descartamos também a segunda hipótese, pelo fato de não vermos Ezequias pedindo perdão pelos seus atos pecaminosos ; mas sim apresentando diante de Deus sua lealdade e seus feitos ao Senhor, que eram obras de alguém que andou na presença de Deus. O texto mostra claramente que Ezequias andava com retidão na presença de Deus; "Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos." Pô em ordem a sua casa, seria encontrar alguém de sua confiança para cuidar da administração do reino.

A oração de Ezequias teve sua eficácia, foi profunda, objetiva e decisiva. Deus Ele atende nossa oração de forma instantânea, quando o interesse é o reino de Deus; quando tudo bate com a vontade do Senhor;.Ezequias não estava justificando suas obras diante de Deus nem se vangloriando no que havia feito para Deus. Dentro desse contexto de Ezequias, sua intenção é de uma pessoa que lamenta o tempo de sua partida; como alguém que poderia ter feito mais; é como se Ezequias dissesse que o que fez ainda era pouco, por isso ele lembra Deus com o intuito de dizer para o Senhor que aquela fidelidade poderia se prolongar; ele ainda tinha muito a fazer para o Senhor.

A oração de Ezequias resultou em uma grande vitória, ele ganhou mais quinze anos de vida; e além dos quinze anos Deus disse: "E livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade, e defenderei esta cidade." (Is 38:6) A vitória que Deus dá é completa, sua saúde foi restituída; e seus inimigos seriam abatidos. Segundo nos diz Tiago: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tg 5:16) A oração de Ezequias teve um efeito de penetrar o coração de Deus, pois o rei sabia da veracidade da palavra do profeta; por esta razão não vemos Ezequias questionando o enviado de Deus, mas falou diretamente com quem o enviou para esta missão; Ezequias não estava barganhando com Deus, mas estava dizendo para Deus; o Senhor tem todo o aval, toda legalidade para olhar para minha história, porque Deus é um Deus de história; na maioria das vezes que Deus se apresenta para alguém Ele diz: Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e Jacó; pessoas que tiveram história diante de Deus. Ezequias apela para que Deus olhasse para sua história, seu passado; o qual Deus se agrada e manda o profeta retornar à Ezequias. A história de alguém é o cartão postal para os que olham para palavra de Deus, são pessoas que servem de exemplo para serem vistas pela fé que carregaram; ninguém vai querer se espelhar em alguém que teve uma vida fracassada, de derrotas e desagrado à Deus; todo homem que valoriza a palavra de Deus, olham para os que foram gigantes na fé; que venceram os obstáculos para alcançar o seu objetivo dentro do padrão estabelecido por Deus. O que Ezequias estava mostrando para Deus é que ele, não tinha tido uma vida de fracasso para morrer prematuramente; ele estava apresentando à Deus uma vida de retidão, e que seria triste e lamentável partir daquela forma, enquanto se olha para pessoas ímpias que nada fizeram no reino de Deus; e tem suas vidas extensas. Não era uma forma de vanglória por parte de Ezequias, era uma lamentação e humilhação na presença de Deus.

Conhecendo Deus a intenção do coração do rei, Deus manda o profeta retornar na mesma hora; com resultados agradáveis, a misericórdia de Deus é derramada sobre Ezequias; o rei vai agradecer e dá importância ao quanto é bom louvar o Senhor; "O vivente, o vivente, esse te louvará, como eu hoje o faço; o pai aos filhos fará notória a tua verdade." (Is 38:19)

Se tem uma coisa que precisamos ter, é um coração grato a Deus; tudo isso chama a atenção de Deus para nossa vida, além de tudo, Ezequias sabia que o valor da vida não estava em coisas perecíveis, e sim em poder louvar o Senhor; ele compreende a razão de sua existência. Tendo o rei a oportunidade de viver mais quinze anos, ele não iria desperdiçar a tão grande e amabilíssima oportunidade de fazer o que era certo; segundo nos diz a Bíblia, é o dever de todo homem; "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." (Ec 12:13) guardar os mandamentos de Deus dito aqui por Salomão é, ser reconhecedor de sua grandeza e magestade, e ser um praticamente da fé estabelecida por Deus. Ezequias alcançou vitória pela fé que nele havia, tendo como prova visível, a disponibilidade de servi-lo com toda sua força. Assim acontece com aquele que tem crédito com Deus, Jesus disse : "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á." (Mt 7:7) Nosso Senhor não está falando de alguém que aleatoriamente faz um pedido à Deus, e sim de alguém que tem crédito com o Senhor; não de alguém que faz de forma aleatória, na esperança de quê, possa ser que aconteça; mas de uma pessoa voltada para o Senhor, com um pedido cheio de fé e confiança. Ezequias quando apresentou todos os feitos, estava sustentando a fé que havia dentro dele; era como se ele estivesse apresentando o alicerce que firmava a fé que estava dentro dele, uma espécie de visibilidade daquilo que não se pode ver. Amém! Que Deus abençoe à todos, e que possamos exercer e colocar em prática, conforme Deus colocar no nosso coração para fazer; e que tudo quê fizermos seja uma prova visível, da fé que está dentro de cada um de nós.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 27/02/2023
Reeditado em 27/02/2023
Código do texto: T7728814
Classificação de conteúdo: seguro