O povo que andava em trevas viu uma grande luz.

"A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações; O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou." (Mt 4:15-16)

Esta passagem fala de um povo que morava na região da Galiléia.

Galiléia ficava situada na região norte e era desprezada pelos judeus que viviam no sul, porque havia uma população mista que morava no norte, um povo gentio, com poucos judeus; por isso o termo Galiléia dos gentios.

Dentro desta narrativa, o texto em questão se trata de um povo que era desprezado por parte dos outros judeus; um povo pagão que era rejeitado devido suas muitas culturas, por ser um povo mistiço. A história diz que em períodos mais modernos, a Galiléia foi pertencente provavelmente à Fenícia e com isso o culto naquela região se tornou mais pagão e mistiço ainda; depois foi conquistada pelos Macabeus. Mais tarde na época de Jesus foi governada por Herodes e depois por Agripa.

Salomão tentou presentear Hirão rei de Tiro com vinte cidades da Galiléia,"(Para o que Hirão, rei de Tiro, trouxera a Salomão madeira de cedro e de cipreste, e ouro, segundo todo o seu desejo); então deu o rei Salomão a Hirão vinte cidades na terra da Galiléia." (1Rs 9: 11) Mas este não gostou do presente, e acabou devolvendo as cidades mais tarde para Salomão; "E saiu Hirão de Tiro a ver as cidades que Salomão lhe dera, porém não foram boas aos seus olhos. Por isso disse: Que cidades são estas que me deste, irmão meu? E chamaram-nas: Terra de Cabul, até hoje." (1 Rs 9:12-13) Hirão devolve as cidades conforme está escrito: "Que Salomão edificou as cidades que Hirão lhe tinha dado; e fez habitar nelas os filhos de Israel." (2 Cr 8:2)

Tudo isto contribuiu para uma má conduta acerca daquela terra, Galiléia ficou sendo uma região mal vista, sua fama não era boa; as pessoas que viviam nesta região não eram bem recebidas, era símbolo de desprezo; "Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê." (Jo 1:45-46) Por ser alguém que morava nessa região, Jesus leva consigo também esta fama.

O profeta Isaías profetiza acerca desse povo, "MAS a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz." (Is 9:1,2) Havia uma grande promessa para aquela região, a luz haveria de resplandecer naquele lugar; a promessa de Deus era de

restauração para aquele povo.

Com tudo isso, este povo passou a ser um povo sem esperança, rejeitado pelos judeus autênticos; não havia espaço para participação deles com os judeus do sul. Sua fama percorria todo território sul, e não havia aceitação para eles; é nesse contexto que Isaías profetiza, que haverá um tempo de luz no meio daquele povo; Jesus vai habitar na cidade chamada Nazaré. A esperança vai nascer, as trevas vai recuar porque a luz raiou no meio deles; o sol da justiça resplandeceu; o povo que estava em trevas viu uma grande luz. Jesus está trazendo a paz, trazendo vida aonde havia morte; "Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mt 4:17) O povo começou ouvir as boas novas do evangelho, a salvação prometida nas escrituras estava em evidências; Jesus começou a chamar seus discípulos para a grande obra que iniciou; a terra estava sendo contemplada pelo poder do evangelho. "E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." (Mt 4:19) A luz estava raiando, e o povo se alegrava, com o que via; "E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava." (Mt 4:24) Jesus já não andava mais só, havia uma grande quantidade de pessoas que o seguia; pessoas estavam sendo maravilhadas com tudo que estava acontecendo; "E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e de além do Jordão." (Mt 4:25)

Jesus estava suprindo a necessidade de um povo, que já não tinha esperança; muitos anos desprezados pela elite que dominava naquela época, Jesus vai cumprir a palavra do profeta; eles estavam na região da sombra da morte, Jesus trás vida, trás o renascimento do culto a Deus, porque o povo já não adorava mais à Deus, senão os deuses pagãos; mas o nome do Senhor foi glorificado.

Jesus faz resplandecer a luz no meio das trevas, foi na Galiléia que iniciou seu ministério; "Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele." (Jo 2:11)

Jesus traz salvação para aquele povo, libertando os cativos; curando as enfermidades, repreendendo os espíritos imundos; a luz chegou, a luz raiou, os que estavam em trevas viram uma grande luz. Jesus foi morar na Galiléia para cumprimento de uma profecia, já havia uma providência por parte de Deus para aquele povo; o objetivo de Jesus era resgatar das trevas, tirar da escuridão; curando a cegueira não somente física, mas também espiritual. Os milagres de Jesus expande naquela região, sua fama percorria toda aquelas cidades da Galiléia; trazendo renovo para aquela gente. A esperança volta ao coração daquele povo, um avivamento estava acontecendo; aonde o que dominava era a sombra da morte. Jesus proclama o reino dos céus, tirando da prisão os cativos, libertando os oprimidos; a missão de Cristo ia sendo concluída.

Aquela região tornou-se um cenário para propagação do evangelho de Cristo, e dos milagres do Senhor; os que estavam assentado em trevas viu uma grande luz. A palavra diz que eles estavam assentado, significa que estavam prostrados, sem forças; mas eles viram algo que lhes tirou daquela situação, e segundo a palavra foi algo grande, uma grande luz; Jesus Ele é o maior de todo universo, quando ele chega mudanças vão acontecer naquela região; vidas são alcançadas pelo poder do evangelho. É Jesus trazendo vida, segurança para aquele povo; transmitindo confiança para os pobres e oprimidos.

Aonde está Jesus, está a vida; o que havia naquela região não era mais a sombra da morte, e sim o resplendor da luz; Jesus é a luz verdadeira. "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo." (Jo 1:9) As trevas recuam perante o resplendor de Cristo, aonde o Senhor habita; a história é mudada, quem desprezava a Galiléia, agora ia se voltar para observar aquela região, algo estava acontecendo naquele cenário;as notícias começam a voar por toda parte, que Deus estava visitando aquele povo. A fama que corria era que um profeta surgiu naquelas terras, mas os discípulos do Senhor sabia o que estava acontecendo; "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (Jo 1:14) Segundo o conhecimento que tinham os fariseus, nenhum profeta surgiu dessa região, "Responderam eles, e disseram-lhe: És tu também da Galiléia? Examina, e verás que da Galiléia nenhum profeta surgiu." (Jo 7:52) Aqui está uma maravilha de Deus, Ele confunde os sábios deste mundo; a mente dos intelectuais; conforme a palavra não surgiu mesmo nenhum profeta de lá da Galiléia, mas Jesus era alguém que não era comparado com os outros profetas; e isto chamava mais a atenção daquela gente; era o verbo, a própria palavra, o resplendor da glória de Deus. E era para cumprir o que foi dito pelo profeta: "Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis." (Is 6:9) Muitos não iriam compreender, Jesus veio confundindo os doutores da lei que se achavam melhores; Jesus veio salvar o que estava perdido. "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lc 19:10) O povo que vivia nesta região estava na condição de perdidos, mas o resgate já havia chegado; a libertação daquele povo estava em Jesus. Ao entendimento de muitos, assim como os fariseus esperavam um libertador que dominasse na política daquela nação; em cada sinagoga havia uma cadeira reserva, segundo nos diz a tradição; aquela cadeira estava aguardando o Messias prometido, quando lemos em Lucas; a Bíblia diz: "E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele." (Lc 4:20) Todos os que estavam na sinagoga fixaram o olhar nele, houve uma admiração por parte do povo; a causa de tudo isso segundo o contexto nos informa, é porque Ele se assentou; ou seja, Ele se assentou na cadeira que todos aguardavam para o Messias; observe que a palavra diz: "Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos." (Lc 4:21) Ele falou essas palavras depois que todos, já tinham posto os olhos nele com admiração por ter sentado na cadeira; então, o que chamou a atenção foi o sentar; foi o gesto de Jesus, Ele sabia da tradição, e por isso chamou para si à atenção de todos; para depois falar que era o cumprimento de uma profecia. Isto causou uma má sensação aos que ali estavam, para eles Jesus estava quebrando a tradição; mas muito pelo contrário, Jesus queria fazer eles entender que quem estava falando tinha autoridade suficiente para sentar naquela cadeira, pois foi para Ele que o puseram alí; mais como está escrito: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" (Jo 1:11-12). O que eles não criam era que fosse Jesus de quem as escrituras faltavam, a impressão que eles tinham era que Jesus jamais moraria naquela região; eles desprezavam a idéia de quê Cristo viria para aquele povo; porque eram um povo conhecido como gentio, um povo pagão, e pecador. A elite religiosa se escandalizava quando Jesus estava junto com os pecadores, conforme aconteceu na casa de Simão o fariseu; "Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora." (Lc 7:39) A idéia vivida pelos religiosos era que sendo o Cristo Santo não se misturaria com os pecadores, classificando assim seus grupos em um patamar elevado de santidade, os que pertenciam à classe dos fariseus; nesse caso era rejeitado a lógica de quê Jesus era o Cristo, alguém que escolheu para seus discípulos; homens indoutos, analfabetos, pobres e improváveis na visão farizáica ; para eles deveriam ser pessoas com grandes conhecimento teológicos; que faziam parte da elite religiosa. Por fim, Cristo derrubou todas as teses humanas a cerca do que pensavam à seu respeito; confundindo todas as autoridades tanto política como religiosa, alguns o tinham como uma ameaça; mas a Bíblia diz que, os que estavam no vale da sombra da morte viu uma grande luz. O povo voltou a sorrir, a alegria chegou na vida daquelas pessoas, a salvação de Deus estava sendo conhecida; Jesus ao entrar em Jerusalém o povo se regozija. "E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!" (Mt 21:9) Era o filho de Deus trazendo paz e alegria a humanidade, as pessoas contemplavam e se maravilhavam do que acontecia; as autoridades se indgnavam, e o nome do Senhor estava sendo glorificado. Era a vida triunfando aonde havia morte, foi nesta região da Galiléia que resplandeceu a luz, e se fez conhecido em todos os territórios de Israel; para mais tarde espandir em todo o mundo. Cristo é a esperança e a salvação de todo aquele que crê. Nós somos a prova viva da luz que resplandeceu nas trevas; vivíamos em escuridão, mas Jesus trouxe a luz para nossa alma. Deus abençoe à todos e que esta palavra cresça dentro de nós.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 28/02/2023
Código do texto: T7729466
Classificação de conteúdo: seguro