Indo a Macedônia, uma ponte de acesso.(Até 16:31-34)

"E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa." (At 16:31-34)

Quero nesta feita fazer uso desta ilustre e maravilhosa palavra, que muitos tem se valido de forma incorreta.

Nesta maravilhosa viagem com resultados significativos à Macedônia, pude vê pela revelação do Espírito Santo, uma ponte de acesso; que foi um canal de benção para alguns.

Esta passagem não contradiz a Bíblia que nos diz que a salvação é individual. "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." (Rm 14:12) Quando Paulo diz, crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa; existe uma condição para tal indivíduo ser salvo, a Bíblia diz que o crê vem pelo ouvir a palavra de Deus;"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Rm 10:17) Paulo não falou que a salvação dos outros dependia apenas da sua salvação; quando olhamos o contexto, vemos que a palavra foi pregada à todos que ali estavam. "E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus." (At 16:32-33) A condição para a salvação é crê no Senhor, não tem como uma pessoa pegar carona para ser salvo; o crê de alguém não garante a minha salvação, é preciso que eu mesmo busque o caminho para chegar, e entre pela porta que me dá acesso à chegada. Deus é misericordioso, segundo nos diz a Bíblia: "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;" (Lm 3:22) as misericórdias de Deus nos mantém vivos, mas isso não anula o dever que temos; de confessar seu nome diante dos homens, todo homem precisa fazer esta confissão mediante a palavra da fé que ouvimos, e tomamos conhecimento desta necessidade. "Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus." (Sl 40:17) Davi mesmo sendo rei próspero, ele se julga pobre e necessitado; porque esta é a condição do homem diante de Deus, todos nós necessitamos de algo; seja físico ou espiritual, tem pessoas que já vem ao mundo sem andar, sem se locomover, ele já nasce necessitado dos movimentos de seu corpo; alguns por meio de um acontecimento em sua vida ficou necessitado de algo, o ser humano necessita do outro; e a maior necessidade do homem é de Deus, até o ar que respiramos para sobreviver é Ele que dá. Fazendo um resumo todo homem precisa confessar Cristo como salvador, é uma necessidade da alma.

Paulo ao dizer que se o carcereiro cresse seria salvo ele e sua casa, ele estava fazendo uma conotação à respeito do que uma pessoa salva poderia causar em sua volta; ele seria um canal para seus familiares, a ponte de acesso para os outros. E Paulo foi levado para sua casa junto com Silas aonde pregavam a palavra, e os ouvintes, parentes do carcereiro ouviam e se alegravam juntamente com o carcereiro; "E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa." (At 16:34) Houve uma alegria no coração de todos, porque a palavra de Deus nos dá esta garantia; "Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." (2 Co 3:17) É por conta desta liberdade que vem a alegria, existe uma prisão por parte de satanás ao homem, que faz ele enxergar uma liberdade que não existe; o diabo inverte os valores. Ao ouvir a palavra de Deus, o homem toma conhecimento desta necessidade. Paulo estava encarcerado com Silas, mas livres em Cristo; é por isso que eles vão adorar em um dos momentos mais difíceis de suas vidas, os presos ficam ouvindo, na verdade sem entender aquela alegria; houve uma certa admiração por parte dos companheiros de sela, porque a situação não era das melhores para tanta alegria; que teve grandes resultados. As prisões se abriram não somente de forma física, Deus sempre nos impressiona; o físico na verdade era apenas um simbolismo do que estava acontecendo no mundo espiritual. Porque desta prisão física tem domínio o homem, mas da espiritual quem tem domínio é satanás; Jesus veio livrar desta prisão, cujo poder, está com o inimigo de nossas almas. Houve alegria no coração porque conheceram o libertador que é Cristo, a palavra de Jesus foi pregada e as prisões caíram; as cadeias física era um simbolismo do espiritual. Paulo tinha visto em visão o pedido de socorro de um homem, cuja fala dizia: atravesse a Macedônia e nos ajude, este homem era alguém que seria um canal para seus familiares; Deus levanta pessoas para ser um canal de benção na sua casa, na vida daqueles que estão em sua volta. Talvez você diga, tenho orado e apresentado e tal pessoa ainda não confessou Cristo como salvador; continue apresentando à Deus porque é você o protagonista da história de sua família. O carcereiro foi a ponte de acesso para que seus familiares conhecesse Jesus, talvez você possa não ser um orador; um erudito, ou um conhecedor das sagradas escrituras; mas muitas das vezes é você que Deus levanta lá na sua casa para ir na frente, é por meio de você que o nome do Senhor será glorificado. "E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus." (At 16:33) Tem coisas que precisa ser feito com urgência, não dá para esperar a luz do dia; foi na mesma hora da noite que ele os levou para sua casa, cuidou das feridas e logo todos foram batizados . Houve uma urgência, foi na mesma hora da noite e logo aconteceu o batismo, preste bem atenção; no outro dia os missionários tiveram que partir. Houve um alvoroço entre eles e os magistrados, ao descobrir que eram cidadãos romanos pediu que deixassem a cidade, os mesmos foram confortados na casa de Lídia, mas tiveram que partir em seguida. Então, no meio de toda essa turbulência, não daria tempo para batizar ninguém; tem coisas que a gente tem que correr contra o tempo, o carcereiro não perdeu tempo; pois podia ser que no dia seguinte não desse mais para serem batizados, a oportunidade poderia não surgir. Jesus está voltando, se ele te levantou para ser este canal para os que estão em tua volta; é preciso urgência, não dá esperar o raiar do dia, tem pessoas que precisam ser batizadas no nome de Jesus. No outro dia possa ser que Jesus já voltou!

A voz de socorro ouvida em visão por Paulo, era alguém que foi um canal para seus familiares; tinha pessoas em volta daquele homem que dependia dele para conhecer jesus. Você é esta voz de socorro, você é a ponte de acesso que está do outro lado; é por você que o evangelho vai chegar na Macedônia espiritual; o significado de Macedônia neste contexto, é local de pouco acesso ao evangelho; mas é por meio de você que os que vivem neste local, ouvirão as boas novas da salvação. Só lembre de uma coisa, há uma urgência neste trabalho designado por Deus à você, a ponte de acesso é alguém que vai ter cuidado com o evangelho; lavar os vergões nesta palavra revelada por Deus, é ter zelo por ele; se não for zeloso pelo evangelho, não haverá frutos desse trabalho; pô a mesa significa que, é preciso alimentar a chama do evangelho que foi liberada; para que ela permaneça acesa e viva, se esta chama estiver sendo alimentada; vai ter almas se batizando para Jesus. Então a ponte de acesso será aquele que vai conduzir o evangelho até a sua casa, vai ser alguém que vai apresentar o mesmo de forma pura e viva. Amém, louvado seja o nome do Senhor para todo sempre.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 28/02/2023
Reeditado em 28/02/2023
Código do texto: T7729605
Classificação de conteúdo: seguro