Qual é o teu nome?

Gênesis 32.27

O povo hebreu do Antigo Testamento tinha o costume de dar o nome dos seus filhos conforme algum fato ocorrido nas circunstâncias do nascimento ou algum traço físico ou ainda o nome podia ser dado para retratar o momento em que os pais estavam vivendo. Desde Adão que significa terra, passando por Isaque, que significa riso (no caso sua mãe Sara ter rido de forma incrédula). Temos o caso de Icabode, neto de Eli, que recebeu esse nome de sua mãe após a arca de Israel ter sido levada pelos filisteus e em outros casos o próprio Senhor revela o nome que a criança deverá ter.

Jacó, irmão de Esaú, nasceram juntos, ocorre que Esaú veio primeiro e Jacó veio atrás segurando seu calcanhar, conforme está escrito em Gênesis 25.25-26. Esaú significa cabeludo e Jacó significa “aquele que segura o calcanhar. Anos depois Jacó foi confirmando o caráter relacionado ao significado do seu nome: induziu o irmão vender o direito de ser irmão mais velho e depois fazendo-se passar pelo irmão diante do pai Isaque para receber a bênção de filho mais velho. Estes fatos geraram grandes brigas e uma ameaça de morte por parte de Esaú. Não deu outra, Jacó foi orientado pela mãe para que se mudasse para Padã Arã, onde morava seus parentes.

Muitos anos se passaram e Jacó está prestes a rever seu irmão. Está com medo, tem uma família para proteger e sabe que seu passado o condena. Casou com duas mulheres, teve muitos filhos e passou a ter uma vida mais responsável. Sofreu bastante nas mãos do sogro Labão, por quem foi enganado. Na noite anterior ao reencontro com Esaú, Jacó recebe a visita de um anjo, com o qual tem uma luta. Jacó é persistente e não se dá por vencido. Luta arduamente. O anjo quer ir embora, mas Jacó pede por uma bênção, nisto o anjo pergunta: Qual é o teu nome? Jacó, respondeu. O anjo voltou a dizer: Não te chamarás mais Jacó, mas, sim, Israel, porque lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste (Bíblia King James).

A vida Jacó, quer dizer, Israel, recebeu uma guinada. Uma mudança de propósito. Deixara de ser o enganador para ser um lutador. Lutou para realizar seus objetivos, lutou para sair das mãos de Labão, lutou por uma bênção de Deus.

Atualmente nossos nomes são dados com diversos motivos: homenagens, nomes com significados fortes, referências a nomes bíblicos e tantos outros. Ainda que não tenhamos um nome cujo significado não nos agrada, isso não muda o fato que temos propósitos, objetivos. Se até então levava uma vida sem propósito, pode-se aproveitar para mudar esta situação. Jesus acrescentou Pedro (significa pedra, ideia de fundamento) ao nome de Simão, seu discípulo mais proeminente, com o propósito dele liderar os outros apóstolos na missão de pregar o Evangelho.

Então, qual é o teu nome, ou melhor, qual é o teu chamado?

15/03/2023

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 15/03/2023
Código do texto: T7740616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.