A arca da salvação, uma porta para eternidade.

"Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo." (Gn 6:18)

O mundo havia se corrompido pelo pecado, o homem não sabia o que era Deus; exceto Noé porque a Bíblia diz que Noé andou com Deus. "Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus." (Gn 6:9)

Este andar era de alguém que tinha como prioridade em sua vida, viver para Deus; ele fazia diferença em sua geração. Enquanto o mundo estava se corrompendo nas suas idolatrias e prostituições, Noé estabelecia com Deus uma aliança; Noé buscava não andar conforme a concupiscência daquele mundo, seu objetivo era cada vez mais alcançar o coração de Deus. Enquanto o mundo ia de mal à pior, Noé procurava agrada-lo e fazer a sua vontade; como prova concreta de que Noé era um homem obediente à Deus, ao ouvir a ordem de Deus para construir uma arca; Noé não mede esforço para atender a voz do criador. Fazer uma arca naquela época era uma loucura, era dá a cara a tapa; mas havia em Noé uma disposição em atender a ordem de Deus, e esta ordem falava mais alto; ainda que o mundo lhe criticasse, mesmo que tivesse que sofrer toda a zombaria daquele mundo perverso; Noé estava disposto a cumprir o mandato de Deus, mesmo que para muitos fosse motivo de escárnio.

Quando se tratava de Deus, Noé tinha zelo e pressa em atendê-lo; tanto que a Bíblia nos diz que ele era justo e perfeito, "Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus." (Gn 6:9) Esta referência dada a respeito de Noé, era de alguém que estava de acordo com a vontade de Deus; a própria Bíblia diz que ele andava com Deus. Noé pela sua justiça é alguém que transmite para a sua família, o acolher de Deus, a proteção para toda a sua família, incluindo seus filhos e suas noras; mesmo sendo Noé quem andava com Deus. Você não verá em nenhum lugar na Bíblia, a palavra dizendo que os filhos de Noé eram homens que andava na presença de Deus; não se houve nem falar o nome de sua esposa. Não significa que sua esposa e seus filhos não eram tementes à Deus, mas o que o autor do texto deixa claro é que Noé é que era a pessoa de destaque; aquele que andava com Deus, ser temente a Deus é uma coisa; andar com Deus é bem diferente. Existe na Bíblia vários homens de Deus, mas andar com Deus só vi duas pessoas sendo pronunciadas desta forma, que no caso foi Enoque e Noé; este andar com Deus, é alguém que expressa um comportamento diferente das outras pessoas; ele manifesta a própria vida do Senhor em sua história. E a Bíblia diz que assim era Noé, por conta deste comportamento, ele recebe uma missão de Deus para executar um plano de salvação para ele e sua família, incluindo as mulheres de seus filhos; e algumas espécies de animais.

Deus havia determinado a destruição de toda a raça humana, somente Noé e sua família entrariam naquela arca; porque Deus sabia que todo homem havia se corrompido, e que ninguém se voltaria para Deus.

Esta salvação na época de Noé era uma figura de Cristo, para a salvação daquele que cresse; porém era uma salvação apenas física, era um livramento que Deus estava dando para o homem escapar do dilúvio; Noé entrou na arca com sua família, sendo ele um homem que andava com Deus! Nos dias atuais vemos o plano de Deus sendo estabelecido para salvar o homem, só que desta vez não é uma salvação física; mas para salvar a alma do homem do fogo do inferno, Jesus disse que assim como foi nos dias de Noé, será a vinda do filho de Deus; Jesus está precavendo o povo da veracidade deste acontecimento. É algo inevitável, mas Jesus diz que a forma de comportamento do homem é igual; é neste contexto que Paulo diz que todos darão conta de si mesmo diante de Deus, a arca está aberta não na figura; mas na pessoa do próprio Cristo para salvação de todo homem que crê.

Noé foi um homem que firmou uma aliança com Deus, e isto era prioridade na sua vida; "E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar." (Gn 8:20) Os relatos que encontramos nesta passagem, é de alguém que amava Deus; Noé poderia muito bem ir construir uma cabana para se acomodar com sua família; ou até mesmo procurar para si uma forma de nutrir suas necessidades pessoais, já que estavam dias naquela arca; mas Noé, a primeira coisa que fez foi construir um altar para sacrificar à Deus, isso mostra que Noé era um homem grato ao Senhor, sua atitude em servi- lo, essa atitude expressa o quanto Noé era dependente de Deus; uma das coisas que aprendemos com Noé, é que ele colocava sempre o reino de Deus sempre em primeiro lugar; não é atoa que Deus vai estabelecer com ele um concerto, para abençoar aquele novo povo que iam surgir apartir dos descendentes de Noé; uma nova geração surgiria, e a promessa que Deus faz é que não destruiria mas a terra; "E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra." (Gn 9:11) Deus está firmando com Noé e seus filhos, um concerto para aquela nova geração que viria; "E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo: E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós." (Gn 9:8-9)

Jesus relata que é assim como nos dias de Noé,ou seja, os que estiverem de acordo com a vontade de Deus; terão suas vidas poupadas da tragédia que há de vi sobre a terra. De acordo com a palavra dita por Jesus, o povo vai está vivendo de forma dissoluta; conforme nos dias que precederam o dilúvio, e estes que assim estão procedendo verão a arca fechada, mas aqueles que guardaram sua palavra Ele diz: "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." (Ap 3:10)

Noé por ser justo foi guardado por Deus, e disse o Senhor: "Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos

contigo." (Gn 6:18) Dá mesma forma Deus está estabelecendo contigo e tua família um concerto eterno, diferente daquele do dilúvio; porque este refletirá na eternidade, um concerto que nunca mais se acabará; o segredo para manter de pé esta aliança, é andar nos caminhos do Senhor; Noé foi poupado com a sua família, porque este era temente à Deus, e o mundo nos dias da vinda de Jesus estará em comparação com os dias vividos por Noé; todos estarão preocupados com seus afazeres, esquecendo de buscar um cantinho na vida eterna; se preocupando apenas com esta vida.

Nos dias de Noé houve uma determinação de Deus que, somente ele e sua família entrariam na arca, mas hoje é diferente ; a arca está aberta para todos quanto quiserem entrar por ela, Jesus é esta porta que está aberta, o mesmo diz: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (Jo 10:9) Poderíamos até dizer que Noé entraria naquela arca porque o próprio à construiu, não é bem assim; não é porque Noé construiu que teria tanta autoridade, mas pelo simples fato de ter crido na justiça de Deus; mesmo que Noé fosse o construtor, como de fato foi ele mesmo; mas o arquiteto, dono do projeto é Deus; é como se alguém contratasse um pedreiro para construir uma casa, não significa que porque ele construiu, ele teria autoridade para entrar; ainda que o dono tivesse pago pela planta da casa, é ele o dono daquele projeto; por isso Deus ao mandar Noé e sua família entrar na arca, o mesmo Deus se encarregou de fechar por fora a arca; "E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o SENHOR o fechou dentro." (Gn 7:16) Mas hoje Ele não fechou, Ele abriu a porta para que todos quanto crerem no filho de Deus; entre e seja salvo, não da água, mas do lago que arde com fogo e enxofre; não queira está inserido no contexto conforme disse Jesus, muitos estarão vivendo como se nada fosse acontecer; quem disse isso foi o próprio Jesus. Amém!

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 20/03/2023
Código do texto: T7744913
Classificação de conteúdo: seguro