O que fazes aqui?

1 Reis 19.9

Esta pergunta foi feita pelo SENHOR ao profeta Elias, que estava numa caverna após fugir de medo por uma ameaça de morte.

Deus sabia o motivo e mais uma vez quer ouvir como o ser humano responde a questões tão íntimas.

Elias respondeu ao Senhor que era o único profeta vivo e que sua vida estava ameaçada.

O Senhor disse que preservou 7000 mil que não dobraram os joelhos para Baal e ainda comissionou Elias para realizar missões, entre elas ungir Eliseu como profeta.

Muito nos surpreende que o grande profeta Elias, aquele que profetizou que não choveria por anos em Israel e que a volta da chuva seria mediante a palavra dele, conforme 1 Reis 17.1. Este mesmo profeta também desafiou os profetas de Baal, os quais foram envergonhados quando seu falso deus Baal não respondeu aos seus clamores (1 Reis 18.26).

Elias ainda operou outros milagres.

Mas quando Deus pergunta: O que fazes aqui, Elias? O grande profeta estava numa caverna fugindo de medo pela ameaça de Jezabel, esposa do rei Acabe de Israel.

Momentos antes de chegar a caverna, Elias já estava fugindo e num dado momento, sentado debaixo de uma árvore chegou a pedir para que Deus tirasse sua vida. Em resposta um anjo veio e o alimentou, depois pediu para que Elias seguisse em uma viagem longa.

Elias estava em total desespero, o medo tomou conta dele.

O fato de ele acreditar que era o único fiel a Deus e que sua vida estava em perigo fez ele de certa forma perder a fé que a obra de Deus iria parar caso morresse. É como se Deus dependesse somente de Elias para anunciar sua palavra .

O medo, a falta de fé, tira a gente do nosso lugar, do nosso propósito e missão. Colocar também sobre si uma carga maior que possa suportar e de repente perceber que você não pode dar conta ou não poderá ser responsável para que algo aconteça. No caso de Elias, um profeta, que tem por missão exortar o povo a viver nos caminhos do Senhor e denunciar os erros, não conseguir cumprir essa missão era o fim da sua vida.

A primeira reação é uma fuga.

O Senhor, que é pura graça e misericórdia, vai atrás de Elias para o resgatar da caverna, tanto física quanto emocional, em que ele se escondeu.

O que a gente pode aprender com Elias?

Caso tenhamos corrido para uma caverna, que então reflitamos o porquê de estar ali. Por medo? Cansaço? Falta de fé? Em oração ao Senhor apresentamos tudo que nos aflige. Depois de derramar a alma, esperar pela consolo e retomar a vida, pois não fomos feitos para ficar em caverna, mas sim nos caminhos que o Senhor nos colocou para cumprir os nossos objetivos e propósitos.

Você está onde deveria estar?

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 22/03/2023
Código do texto: T7746239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.