O que você está procurando?

João 1.38

O que estão procurando? Ou ainda: o que estão desejando?

Jesus fez esta pergunta para os dois discípulos de João Batista em sua língua materna. Ao escrever o evangelho o apóstolo João escreveu em grego “Ti zeteite”, que pode ser procurar, buscar ou ainda desejar.

Jesus, o filho de Deus, sabe tanto quanto o Pai o que se passa no coração do homem. Ele sabe as respostas, pois sonda os corações (Mateus 9.4).

Em vez de responder, os dois discípulos perguntaram onde Jesus estava hospedado, por sua vez Jesus pediu para que o seguissem e vissem. Começava ali o caminho do discipulado com Jesus. Seguindo-O e confiando no caminho do Mestre.

Será que eles sabiam ao certo a resposta para a fatídica pergunta: o que estão procurando?

Tudo que eles sabiam era o que João Batista dizia sobre o Cordeiro de Deus.

O batismo de Jesus havia acontecido no dia anterior, quando entre tantos batismos que João Batista realizava, um foi mais que especial. Na verdade, Deus já havia avisado João que aquele a quem ele visse descer e permanecer o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Antes mesmo de entrar na água, João disse sobre Jesus: Este é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

André, era um dos discípulos que ouviu a pergunta de Jesus. Passou aquele dia com Jesus e depois foi atrás de seu irmão Pedro e lhe falou: Encontramos o Messias! (João 1.41) A fé de André é surpreendente. Ele creu no testemunho de João Batista e depois que passou o dia com Jesus teve convicção de quem Ele era. Mesmo antes de iniciar a sua jornada como discípulo de Jesus, muito antes de saber os desafios, as perseguições por ser um discípulo, André procurou por Jesus e depois foi contar ao irmão a boa notícia do dia.

Qual resposta daríamos para Jesus se nos perguntasse: o que está procurando, buscando, desejando? Embora sejam palavras com significados diferentes, podem significar muita coisa com diversas implicações.

A humanidade procura por muitas coisas na vida. Procura respostas, informações, pistas. Procuram saber quando a Terra foi formada, procuram o sentido da vida. Vão tateando por ai e algumas até procuram por Jesus. André e outro discípulo, encontraram João Batista e viram nele alguém que os poderia levar de volta para Deus.

O desejo é uma palavra cuja origem está relacionado a uma solução que vem das estrelas, do alto (de-siderare, sidera significa estrelas) e denota algo mais forte do que querer, afinal se não foi conseguido na terra, então virá do céu. A pessoa que deseja não descansará enquanto não conseguir o que pretende.

Se tivermos consciência da situação que a humanidade está perante o Deus Pai e que Ele tem um meio para nos resgatar, o nosso desejo por Jesus será intenso. E ao encontrá-Lo faremos de tudo para permanecer com Ele.

Jesus disse em João 14.6 - “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

Então, o que você está procurando?

28/03/2023

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 28/03/2023
Código do texto: T7750860
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.