O triunfo de Jesus Cristo na cruz ( culto de ceia)

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo." (Cl 2:14,15)

O triunfo de Jesus, veremos nesta mensagem Cristo sendo vitorioso e vencendo por nós a maior redenção que o homem pôde experimentar.

Jesus veio a este mundo com um propósito de garantir a salvação de todo homem, tirando toda condenação, toda culpa, e todo o pecado da humanidade.

Ao iniciar seu ministério, Jesus foi conquistando os povos; todos os territórios, à todos que tomavam conhecimento da sua obra, e viam as evidências de uma autoridade não humana. Tudo isto era motivo de Jesus ser exaltado e conhecido por onde passava, não deixando dúvidas de que Ele era de fato o Messias prometido; tudo que Jesus fazia era motivo de ganhar seguidores, pessoas que lhe admiravam; a cada dia crescia o número de pessoas que andava com Jesus, era uma multidão enorme; Jesus curava, supria as necessidades do povo, alimentava tanto de forma física como espiritual. Tudo isso chamava a atenção de todos, todos os acontecimentos batia com tudo aquilo que o povo esperava; Jesus andou por muitos lugares e regiões, pregando o evangelho do reino, e confirmando a promessa de Deus na vida daquele povo; ao entrar em Jerusalém, a multidão vibrava em uma só voz conforme escreveu Mateus: "E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!" (Mt 21:9) Essa multidão eram pessoas que presenciaram os milagres, e viram o mover de Deus na vida de seu filho; havia confirmações visíveis diante de todos que realmente Jesus era o Cristo, aquele que vem em nome do Senhor; mas tudo isso eram pessoas movidas pelo emocionalismo, cuja pessoas eram vítimas de uma religião aparente; porém, o que vimos na verdade foi a farsa de corações não convertidos sendo desmascarada às portas do palácio de Pôncio Pilatos. Pessoas iludidas por um pensamento terrestre, longe da vontade de Deus; aguardando um rei que tomasse o trono terrestre e reinasse sobre eles tirando todo o poder do império predominante, tudo isso é obra de pensamentos humanos e voltados para o naturalismo; ao gritarem Hosana nas alturas, eles estavam apontando para um governo que dominasse sobre eles de forma física, e que pudesse interferir nas cargas tributárias que sobre eles era impostas. O povo olhava para Jesus e via o fim, de todo sofrimento humano que os governantes causavam entre eles; Jesus era a esperança, a resposta que eles precisavam; e ali ficou conhecida como a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém, mas Paulo vai dizer escrevendo aos colossenses que, esse triunfo aconteceu na cruz quando Ele foi pregado; "E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." (Jo 19:30) O próprio Jesus disse está cumprido, está feito; quando ele morre naquela cruz ele estava tirando as armas de satanás, o poder que ele tinha sobre nós, toda a autoridade do inimigo está sendo tirada naquele momento; ele foi despojado e exposto publicamente, Cristo estava esmagando a cabeça da serpente, humilhando diante de todos e dando vitória a sua igreja; pagando o preço, riscando o documento que nos condenava e nos fazia devedores; a conta estava sendo paga, Jesus riscou a assinatura que nos condenava, Ele tirou das mãos do inimigo a chave da morte e do inferno que estava em seu poder; Ele tem o controle sobre a vida, Ele é o autor e consumador da fé; para todo aquele que olhe para a cruz. O povo que não entendia e que olhava para o naturalismo, que gritava Hosana eram os mesmos que depois vão gritar crucifica-o; eles são desmascarados porque olharam muito para o que era físico, e acabaram se decepcionando e perdendo as espectativas de que Jesus não era o que eles pensavam; por isso eles pedem a soltura de um ladrão ao invés daquele que trazia a vida; aos olhos humanos eles viram o triunfo de Jesus quando entrou naquela cidade, mas aos olhos espirituais o triunfo estava naquela cruz, quando foi morto, é na sua morte que está o triunfo, cumprindo cabalmente na sua ressurreição; Paulo disse: "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (1 Co 15:19) Do mesmo modo ele diz: "E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé." (1 Co 15:14) A nossa esperança está em Cristo, aquele que triunfou dos mortos garantindo para nós a promessa de vida eterna; o triunfo de Cristo é o triunfo de todo homem para que por meio de sua morte, nós possamos experimentar o gozo da salvação; não é no naturalismo do que foi visto ao entrar na cidade, é no que está na cruz; ele sobe no instrumento de maldição, como maldito de Deus, transformando num instrumento de bênção para toda a humanidade; trazendo o sentido e a razão da vida humana revelada na maior mensagem de amor, o amor de Deus (ágape), um amor incondicional; que no momento da sua morte estava sendo incluído todos aqueles que diziam: crucifica-o, era no momento de sua dor, da sua agonia que Ele olhava para os céus e dizia, perdoa-os, eles não sabem o que fazem; intercedendo ao pai para que todo aquele mal não fosse imputado, movido pela misericórdia e um amor incondicional; Ele se entrega à morte trazendo a salvação para aqueles que não merecem. Enquanto eles viam o triunfo na entrada da cidade, o verdadeiro triunfo acontecia mais tarde na saída, fora da cidade, em um local de desprezo e tortura; lugar aonde as pessoas não tinham prazer de está, porque era um local de execução, mas foi neste local que para todos representava um lugar de morte, vai ficar memorizado como lugar aonde Cristo estabeleceu o plano de vida eterna para a humanidade; não é do lado de dentro, é do lado de fora; Ele não te chamou para entrar, Ele chamou para sair; não é de fora para dentro, é de dentro para fora. Foi fora da cidade que aconteceu a redenção do homem, por isso Ele chama hoje, para sair de dentro do sistema para fora; aonde está a salvação. Amém!

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 02/04/2023
Reeditado em 03/05/2023
Código do texto: T7754743
Classificação de conteúdo: seguro