À semelhança dos dias de Noé.

"E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca," (Mt 24:37-38)

Uma semelhança descrita por Jesus acerca de sua volta.

Jesus faz menção aos acontecimentos que ocorreu nos dias de Noé; havia um desprezo pela palavra que era pregada naquela época, a Bíblia aponta Noé como pregoeiro da justiça, sendo este, alguém que se preocupou com o mundo na sua época, advertindo o povo para que não entrasse no juízo que era vindo sobre a humanidade; toda alma pereceu, exceto Noé e sua família, a Bíblia mostra a decadência de um povo sendo julgada por um Deus de justiça; este episódio aconteceu porque a voz de Deus não foi ouvida, os relatos especificam que esta palavra foi lançada sobre a terra, mas não houve quem desse ouvidos para ela; a mesma vai dizer: "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." (Is 55:11) Noé, quando a Bíblia faz menção do seu nome como pregoeiro da justiça, a Bíblia estava especificando algo a respeito de alguém que andou nos caminhos de Deus; a Bíblia diz que ele era homem reto e justo e andava com Deus. Noé não lançou palavras fora jogadas ao vento, Noé estava cumprindo a missão que Deus lhe ordenou, e este falava pelo Espírito de Deus; "No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;" (1 Pe 3:19,20) este povo não ouviram a palavra de Deus que estava sendo pregada, a palavra de Deus não depende do homem para que a mesma venha se cumprir; quando o homem fala possa ser que não se cumpra, mas quando Deus fala, Isaías diz que ela não volta vazia; muitos pregadores do engano estão dizendo que Deus disse, sem Deus ter dito nada, se apoiando em versículos isolados, para dizer que vai se cumprir porque a palavra não voltará vazia; Deus não tem compromisso com a palavra do homem, Ele tem compromisso com a sua palavra, se realmente foi Ele que falou ela se cumprirá. O povo não ouviu, não deram crédito, escarneceram da palavra, mas ela se cumpriu; as águas desceram, todos estavam despercebidos quanto ao quê estava acontecendo no mundo espiritual; longe dos princípios de Deus o mundo daquela época afundava nos seus delitos, nas suas prostituições e idolatrias; uma arca foi construída, aquele monumento foi escândalo para um povo rebelde, tropeço para os que pereceram; a arca flutuou sobre as águas do dilúvio enquanto o mundo perecia. Jesus vai dizer que eles estavam tão conectados com este mundo, que não perceberam quando Noé entrou na arca; as coisas deste mundo cega a consciência das pessoas, a Bíblia diz que o deus deste século cegou o entendimentos de muitos; "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." (2 Co 4:4)

Jesus estava advertindo o povo acerca desta semelhança que haveria nos últimos dias, os dias que antecederam o dilúvio foram dias sombrios; Jesus faz menção que estes dias são semelhantes aos dias em que vivemos quando Cristo voltar; a mortandade espiritual, a incredulidade predominando sobre a humanidade; tudo caminha para o que aconteceu nos dias de seu servo Noé. Jesus está falando de uma realidade vivida pelo mundo diluviano, a ausência de Deus no meio do povo foi a principal causa do juízo de Deus; os sinais tem sido uma evidência no nosso meio, muitos estão se escandalizando com o evangelho que está sendo pregado, e este tem sido pedra de tropeço para muitos; mas Jesus disse: "E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim." (Mt 11:6) Jesus está dizendo por meio desta palavra que, a igreja não pode seguir os passos da incredulidade; é preciso passar pela porta da graça porque ela vai se fechar, e esta é estreita; Jesus disse que quando a arca fechou eles não viram, estavam tão envolvidos com aquele mundo, que tudo aconteceu diante de seus olhos, e eles deixaram passar a oportunidade; a salvação não foi vista, mas foi ignorada pelas atitudes mundanas daquele século; o homem que caminha sem Deus é um homem sem rumo e sem direção, a triste história se repete, só que dentro das igrejas; não é de se admirar que o homem sem Deus pereça, mas é de se admirar que o homem com Deus viva oscilando e buscando entrar no caminho de escuridão, depois de ter ouvido a verdade; a advertência que Jesus está fazendo é de pessoas que se entregaram para Jesus e de repente, tem seguido os desejos de seu coração apartando-se da sujeição de Deus. Jesus não está advertindo o mundo, Ele está advertindo os que estão ouvindo sua palavra; os que estão no mundo que irão se salvar, se salvarão por intermédio de sua palavra que está sendo pregada pelos seus servos; mas esta advertência Ele faz para os que receberam a palavra mas decidiram dar uma voltinha lá fora, ou estão almejando as coisas deste mundo; é para esses que Jesus está dizendo que muitos deles naquele dia estarão despercebidos, ficaram embaraçados com as coisas deste mundo, Paulo diz que: "Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra." (2 Tm 2:4) Jesus está falando estas palavras para uma geração que se conformou com este século, que está sem capacidade de ver as coisas espirituais; perderam a sensibilidade espiritual, e por isso os eventos escatológico vão acontecer e eles não verão. Paulo fala de algo maravilhoso aos tessalonicenses dizendo: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1 Ts 4:16,17) Isto aqui é para os que andam na presença dEle, não para quem está na igreja; não é para quem participa de cultos, quem participa de cultos é religioso, agora quem anda na presença dEle é adorador; ele participa de culto não porque é religioso, mas porque adora à Deus; e a Bíblia diz que Deus está procurando estes adoradores, se a palavra diz que Ele está procurando, é porque está difícil, é porque está escasso; é porque os verdadeiros adoradores não se encontram nas esquinas, e nem no meio das praças; os verdadeiros adoradores se encontram em sua presença, andando com Deus, quando o mundo pereceu no dilúvio foi poucos que entraram na arca; porque adoradores não é uma grande multidão, adoradores é uma pequena quantidade de pessoas escolhidas; selecionadas por por Deus. Enquanto o mundo busca seus prazeres, a igreja de Cristo busca agradá-lo; enquanto o mundo pratica as coisas da carne a igreja faz a vontade de Deus. O mundo estava comendo e bebendo, mas Noé estava fazendo a arca; enquanto o mundo casavam e davam-se em casamento, Noé estava batendo prego na madeira; a vontade de Deus não atende as necessidades do corpo, mas cumpre o propósito do Senhor. Amém!

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 16/04/2023
Código do texto: T7765484
Classificação de conteúdo: seguro