O que deve saber um adolescente de 16 anos de idade?

O que deve saber um adolescente de 16 anos de idade?

1. Durma muito. Depois da aula, durma, não perca tempo no computador fazendo coisas aleatórias, pois quando vc estiver trabalhando vc vai pensar "deveria ter dormido naquelas tardes que tinha livre ao invés de ficar no computador ou no celular fazendo nada"

2. Veja seus amigos nos fins de semana. Depois que se começa trabalhar e acaba a escola, encontros são raros, pois ou oceis estão cansados ou a agenda não bate.

3. Se você tiver sofrendo por amor… sai fora. 16 anos é a idade de você ir para festas, conhecer gente, dançar, se divertir, fazer história e não ficar pelos cantos chorando. Sei que parece um conselho bobo, mas é sério, todos meus amigos se ARREPENDE MUITO de ter sofrido nessa idade por amor ao invés de curtirem sua vida.

4. Seu metabolismo é rápido e bom, coma muito.

5. Comece a pesquisar sobre o que você gostaria de trabalhar. Tenho amigos que deixou pra decidir no dia do Enem, fizeram faculdade e desistiram depois de um ano da faculdade. Comece a ver o que você gosta, o que te da paixão e o que você trabalharia até em seus piores dias.

6. Trocar de celular todo ano ou querer comprar coisas caras vão parar de fazer sentido quando você tiver seu próprio dinheiro, então valorize o do seu responsável.

7. Acabou a escola, entra direto na faculdade. Ficar 1 ou dois anos sem estudar vai dar preguiça depois.

8. Nos piores dias da sua vida, seus únicos verdadeiros amigos serão seus pais.

9. NUNCA FAÇA CARTÃO DE CRÉDITO. Eu sei que é tentador, mas pela mor de Deus, nunca, nunca faça.

10. O mercado de trabalho está lotado de jovens que possuem muito mais do que inglês fluente no curriculo, você vai competir com uma galera que foi líder do conselho estudantil da escola, que tem um Instagram cheio de amigos e que posta conteúdos relevantes, que é voluntário em uma ONG, que posta textão no LinkedIn e recebe diversos comentários elogiando ou viajou para diversos países afim de ajudar pessoas. Quanto mais talentos, empatia e capacidade de ser humano, melhor para sua futura entrevista pois empresas estão procurando humanos, não robôs.

11. Cuidar de si mesmo/a e das suas coisas. Lavar, passar, cozinhar, talvez costurar pra fazer pequenos consertos em suas roupas. Não estou falando isso por vc ser garota, é algo que todo mundo independente do sexo deveria saber.

12. Pesquise muito e aprenda sobre relacionamentos abusivos, como identificar pessoas tóxicas, vampiros emocionais e amizades nocivas. Saiba o que é manipulação e como saber se alguém tá querendo tirar vantagem de você. Nunca é cedo demais pra aprender isso.

13. Adquira independência emocional e perca o medo de ficar sozinho/a. Não significa que ocê vai se isolar de todo mundo e ficar sem nenhum amigo e sim que ocê vai aprender que é melhor ficar sozinho/a do que no meio de pessoas que te fazem mal. Muita gente fica preso em relacionamentos abusivos por medo da solidão.

14 - Trabalhe desde já pra sua independência financeira. Estude muito, tente ver uma fonte de renda mesmo que seja simples. E quando você for independente, não abra mão disso por nada, nem ninguém.

15 - Nunca, jamais, sob hipótese alguma, largue seus sonhos, estudo, etc. por causa de homem/mulher. Nunca, nunca, NUNCA.

16. Se você jovem não souber por onde começar, procure o serviço de orientação pedagógica, um professor ou professora, diretores de escolas não são tão inacessíveis como parecem ser, mas você só vai descobrir isso mais velho, vençam a timidez e peçam dicas, pois nem toda família sabe orientar neste sentido.

17. Ninguém sabe tudo e cada pessoa está preocupada com seus próprios problemas. Por mais que seus pais te amem e te ajudem, você tem que aprender a PENSAR por si mesma e tomar suas próprias decisões. É muito bom escutar conselhos, mas reflita sobre eles.

18. Se for minimamente possível faça um intercâmbio pra algum país da Europa que fale inglês, não para ficar lá de bobeira gastando dinheiro dos seus pais, trabalhe fazendo qualquer coisa que você saiba, cuidando de criança, trabalhando num hotel ou hostel. Nesse tempo trabalhe, aprenda inglês e viaje, por 3 meses a 1 ano é o suficiente. A SUA VIDA VAI MUDAR!!! Você vai ver o mundo com outros olhos, você vai ter problemas e vai ter que aprender a se virar sozinha/o, você vai aprender milhões de coisas que só se aprende na prática e de quebra você aprende inglês fluente e tem uma experiência internacional pra mostrar pra qualquer empresa que você quiser.

19. Acredite, quando você tiver com 25 anos, você gostaria de ter aproveitado seus 19 anos. E quando você tiver 30 anos, gostaria de ter aproveitado mais seus 25 anos. Você tá nessa situação, mas só você mesmo pode sair dela. Amigos não se procuram, você os encontra, mas lógico, para isso você precisa ser no mínimo sociável, saia pra academia, trabalhe ainda que no momento, seja assalariado. Inevitavelmente os amigos irão surgindo no meio da sua estrada, mas lembre-se você percorre sozinho durante sua vida. E outra, festa e amigos não são sinônimos de felicidade. Até lá, aproveite sua própria companhia.

19.1. (Uma dica: Se você acreditar Nele, peça a Deus força, coragem e ânimo a cada dia que chega, e sempre agradeça por tudo de bom que você tem na vida, até pelas pequenas coisas).

20. Eu vou te dar o melhor conselho. Não deixe que ninguém te influencie a desistir de seus planos futuros. Planeje hoje e coloque em ação amanhã. Tudo depende de organização, planejamento e ação. Alguém te disse para dormir… hellooo… você é novo… durma 8 horas por dia. Dormir mais do que isso é perda de tempo. E por último, mas não menos importante, se alimente bem e pratique exercícios. A hora é agora para bons e saudáveis hábitos.

21. Se você é novo e quer um bom conselho, então eu diria alguns, que eu gostaria de ter ouvido: Aproveite seu tempo : todo mundo que é jovem desperdiça tempo no computador, ou no celular, ou dormindo o dia todo. Seja diferente, aproveite esse tempo para ler bons livros, artigos importantes, estudar, sim estudar e fazer seus trabalhos da escola. Logo, vem um vestibular e se você não souber bem esse conteúdo, além da boa leitura, você não passa.

21.1. Aproveite a escola, é meio que o mesmo que aproveitar seu tempo, mas é diferente, porque aqui você tem que aproveitar seu tempo em sala de aula, esqueça os fones de ouvidos, e os "amigos" que querem matar aula. Acredite, o tempo passa e esses "amigos" somem só sobra o fracasso e as notas vermelhas para você enfrentar.

22. Não vá na onda dos outros. Não saia pra encher a cara. Isso é horrível, atrapalha muito no desenvolvimento, porque aí vira o vício de sair todas as sextas para beber, você só será mais um. Ao invés disso, se for beber, espere a idade certa, observe como os adultos ficam quando bebem,…

23. . Relacionamento é bom, mas até os 25 anos se for garoto ou 23 se você for uma garota, até essa idade ninguém tem maturidade para decidir nada emocionalmente falando, não perca tempo com essa bobagem. Foque primeiro em você, aprenda sobre suas emoções, se fortalecer emocionalmente é importante em qualquer ambiente que seja.

24. Você é 100% capaz de fazer o que quiser. Algumas profissões exigem mais, outras menos, mas todas vão exigir de você o seu melhor, então se você tiver foco, com certeza você vai chegar lá.

25. Seja uma pessoa bem informada, frequente lugares bons, conviva com pessoas boas. Isso te fará um bem danado, você vai aprender a conviver socialmente, ter boas relações, com certeza a ter seletividade com as pessoas que te cercam, vai evitar muitos problemas futuros.

26. Não ser fanático por nada. Tenha mente aberta, aprenda tudo sobre qualquer assunto, mas não seja mais um cego.

27. Sexo é bom, mas seja seletivo, além de ser uma distração, se for com qualquer pessoa isso é banal, busque qualidade e não quantidade. Isso para todas as áreas da sua vida.

28. Pesquise sobre finanças, investimentos, economia, comece a guardar (ou investir) dinheiro logo cedo, nada de poupança, procure algo melhor, como tesouro direto, por exemplo. Você precisa alcançar sua liberdade financeira, sair da casa dos seus pais em algum momento, ou não, mas certo que precisa ter uma base para dar rumo a sua vida.

29. Esses foram os conselhos que eu gostaria de ter ouvido, alguns eu aprendi na raça, outros eu cheguei a conclusão pouco depois aos 18 anos, fuja das distrações foque no seu amor próprio, em cuidar de quem você ama, em ser um ser humano melhor, cada dia mais. Mas, é opcional tudo isso é minha visão, você tem o poder de escolha. Boa sorte nas suas escolhas, tudo de bom!

Guaxupé, 21/05/23.

1000ton

Milton Furquim
Enviado por Milton Furquim em 21/05/2023
Código do texto: T7793494
Classificação de conteúdo: seguro