A urgência de Deus e a disposição em servir o Senhor.

"E o anjo do SENHOR falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração," (At 8:26-27)

O texto lido acima nos mostra a necessidade de fazer missões, a urgência de Deus em prol de um assunto muito importante para o Senhor.

No coração de Deus nasceu o mais lindo e excelente plano de salvação, para resgatar o homem que havia se perdido; Deus enviou seu filho justamente para isso, trazer de volta para si o homem, Jesus Cristo fez uso destas palavras dizendo: "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lc 19:10)

Jesus Ele fez missões nesta terra todos os dias que esteve aqui, sem sombra de dúvidas Ele não perdeu tempo em anunciar o reino de Deus; ao se despedir de seus discípulos Ele deixou uma ordem para ser cumprida, "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Mc 16:15) O mesmo falou no evangelho escrito por Lucas, que diz: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lc 24:49) O mesmo Lucas que também é conhecido como o médico amado, vai escrever em atos dos apóstolos as seguintes palavras:

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (At 1:8) No evangelho escrito por Mateus, vamos ver ali o apóstolo e evangelista escrevendo as seguintes instruções de Jesus, que diz: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mt 28:19)

O que podemos observar é que há uma urgência da parte do Senhor, para que os seus discípulos fizessem o trabalho do evangelismo; é por meio desse trabalho que as almas serão salvas. Os discípulos do Senhor compreenderam a mensagem dita por Jesus, Pedro foi um dos primeiros a entender o recado de Deus, e não ficou parado; no dia de pentecostes Pedro juntamente com a igreja de Deus, ao serem mal interpretados por aqueles que visitavam a cidade de Jerusalém, levanta alí um discurso para justificar porque eles estavam falando daquele jeito; Pedro afirma naquele dia que aquilo não era embriaguez, mas era o cumprimento de uma promessa dada por Deus ao profeta Joel; Pedro afirma que alí estava se cumprindo naquele dia. Depois deste discurso a obra do Senhor cresceu porque, por meio da pregação de Pedro muitas almas se renderam aos pés do Senhor; quase três mil almas confessaram Cristo como salvador naquele dia. Em seguida Pedro teve uma outra oportunidade, Pedro indo para o templo chamado formosa juntamente com João o discípulo amado, a Bíblia diz que ali estava um homem coxo que era colocado todos os dias às portas daquele templo; a Bíblia diz que Pedro falou as seguintes palavras: "E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda." (At 3:6) Aquele homem ficou curado,a Bíblia diz que o número de pessoas aumentou para quase cinco mil, depois que Pedro fez outro discurso; Pedro estava tão cheio da unção que era só abrir a boca no nome de Jesus que as almas se renderam aos pés do Senhor. O inimigo insatisfeito com os resultados, das pregações de Pedro tenta parar aquele crescimento; e levanta um grupo de pessoas para murmurarem dentro da igreja, tentando parar a oração e a pregação da palavra; dizendo que as viúvas estavam ficando de lado sem serem atendidas e estavam sendo desprezadas, porque agora eles só viviam na oração e na palavra; o diabo queria parar a pregação da palavra de Deus e a oração na casa do Senhor; só que isto não foi possível, porque os discípulos cheios do Espírito Santo de Deus, disseram em reunião: "Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituímos sobre este importante negócio." (At 6:3) Alguns deles se destacaram no trabalho do Senhor, no caso de Estevão, grande homem de Deus; que foi morto apedrejado. Mas nesta oportunidade quero falar de Filipe. No capítulo oito de atos dos apóstolos, a Bíblia fala da prontidão de Filipe para servir no reino de Deus; "E o anjo do SENHOR falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta." (At 8:26) Ao dizer levanta-te, e vai ; você não ver Filipe fazendo nenhum questionamento; apenas notamos que Filipe estava pronto para servir, ele apenas vai. E outra coisa, o anjo diz o lado que ele deve ir; o missionário de Deus não escolhe para onde vai, quem escolhe é o próprio Deus; o mesmo continua dando as informações para Filipe; ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. Filipe sabe da urgência de fazer missões, tem muitos querendo fazer missões, mas não sabem da urgência de Deus; escolhem para onde vai, e escolhem seus cachês; na maioria das vezes a estrada está deserta, Filipe foi mandado para onde muitos não querem ir; muitos que se intitulam missionários querem está no comodismo, no bem bom, pregadores e cantores colocam banca, para pregarem e cantarem; querem está nos melhores hotéis das cidades, escolhendo para onde vão. Missionários da última hora, a estrada está deserta, significa que, é nos lugares desertos que as almas estão perecendo; porque no deserto ninguém quer ir, Deus não engana ninguém; Ele diz tudo, o problema é que o missionário sem sensibilidade espiritual não escuta Deus falando; quando o anjo do Senhor falou a Filipe ele estava com os ouvidos atentos, sensibilidade espiritual é pra quem está orando.

Filipe foi pregar para um homem, enquanto muitos querem pregar para multidões; as maiores mensagens de Jesus foi pregada para uma única pessoa, a doutrina da regeneração, ou o novo nascimento; Jesus pregou apenas para um homem chamado Nicodemos. Princípios de adoração, Jesus pregou para uma única mulher; local da pregação: enquanto muitos querem está nos maiores palanques de um congresso, ou uma cruzada; Jesus pregou na beira de um poço, enquanto escolhemos nosso público para quem iremos pregar; Jesus pregou para uma mulher rival do povo judeu. A pergunta que eu faço é: missionário, você está pronto para pregar a mensagem de Cristo a tempo e fora de tempo, como disse Paulo à Timóteo? A tempo é quando estamos em um culto, onde tudo foi planejado para ele acontecer; um congresso, uma cruzada, um culto ao ar livre; e fora de tempo é quando não planejamos nada, mas Deus está mandando você pregar para alguém; Deus mandou Filipe acompanhar o carro do eunuco. Muitas vezes você vai está em situações como essa, ou na maioria das vezes; pregar fora de tempo, Deus pode mandar você acompanhar alguém; pode ser uma pessoa que acabou de sair da adoração, mas não entendeu a palavra; você é a pessoa que vai explicar, como fez Filipe. Deus tem urgência, enquanto os missionários atuais não entenderem isso, eles vão estar dentro das igrejas disputando cargos; brigando por posições. Mas Deus continua dizendo as mesmas palavras: é hora de ir buscar as almas, não é tempo de ficar parado, a vinda de Cristo se aproxima; se Jesus teve urgência naquela época, imaginem agora, que os anos se passaram, a iniquidade se multiplica, o amor de muitos se esfriou. O ide de Cristo não foi interrompido, o mesmo Jesus que disse: ide pregar o evangelho a toda criatura, continua libertando almas; Ele não parou de salvar, a igreja tem se acomodado, como se Jesus tivesse parado com a sua obra de salvação; a igreja tem recuado como se Deus tivesse dito aquelas palavras somente para aquele povo, mas na minha Bíblia diz que suas palavras são eternas; e que Deus não mudou. Ele continua sendo o mesmo de ontem, de hoje, e de eternamente; a veracidade de suas palavras são as mesmas; Ele ainda conta contigo e comigo para esse trabalho. A Bíblia diz que os anjos desejaram pregar o evangelho, mas esta honra foi dada para mim e para você, foi nós seres humanos que Deus escolheu para isso; por isso não fuja de sua responsabilidade e pregue a palavra do Senhor. Amém , Deus abençoe.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 28/05/2023
Reeditado em 28/05/2023
Código do texto: T7799570
Classificação de conteúdo: seguro