Ainda que caia não ficará prostrado (Sl 37:24)

"Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão." (Sl 37:24)

Há os que dizem que o cair é do homem e o levantar é de Deus, realmente isso é pura verdade, porque Deus tem poder para levantar todos os que caem; mas não é um versículo bíblico como muitos sustentam ser, é apenas um ditado popular. Mas a Bíblia nos diz: "O SENHOR sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos." (Sl 145:14) Com base nesta palavra temos a conclusão acerca deste pensamento que muitos afirmam, também temos outra passagem parecida que é: "Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal." (Pv 24:16) Com relação a este tema, quero tratar deste assunto usando alguns textos bíblicos que abrirá nosso entendimento; para nossa meditação.

E uma das primeiras passagens, é a do filho pródigo , que nos diz: "Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros." (Lc 15:18-19) A primeira impressão que vemos nesta paisagem, é de alguém que caiu; que chegou no último degrau em declínio para baixo; uma pessoa que tropeçou nas suas atitudes, alguém que não se deu bem com suas escolhas; foi traído pelas suas emoções. Agora uma coisa boa que aprendemos com esse rapaz, é que ele reconhece seu erro; compreende que nunca deveria ter saído da casa de seu pai, enxerga que estava errado com base nos seus anseios. E é com base nisto que ele chega a uma conclusão, que o que restava para ele era tomar o caminho de volta, e retornar para seu pai.

Ou seja, esse rapaz se viu na beira do abismo, mas aprendeu que lá não era o seu lugar; seus pensamentos percorreram seu lugar de origem, de onde nunca deveria ter saído; todos nós temos um pedacinho do céu dentro de nós que é nosso lugar de origem, fomos criados no céu segundo o projeto de Deus como está escrito:

"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;" (Ef 1:4) formados na terra, mas dentro de Deus a criação já existia antes da fundação do mundo; é por isso que o homem muitas das vezes buscam adrenalina para si, e não conseguem satisfazer seus anseios porque sua alma busca algo espiritual que ele não sabe; e acham quê o que resolve é uma diversão para o corpo quando o problema é na alma. Carregamos conosco algo do céu que é o fôlego de Deus, o espírito que há em nós não é da terra, mas do céu; aquele rapaz no fundo ele sabia que dentro dele tinha algo mais importante que seus desejos, é por isso que ele caiu em si; ou seja, quando realmente há algo de Deus, quando o Espírito do Senhor nos toca de verdade, trazendo aqui para o espiritual; segundo a Bíblia, ainda que caia não ficará prostrado; a idéia aqui é apresentar alguém que não ficou no lamaçal, tem muitos que caem e acabam amando o local da queda; ele se abraça, fica lá no chão, mas tem aqueles que recebem força para se levantar e retornar para o caminho; ele disse: levantar-me-ei, e irei ter com meu pai. Esta frase mostra alguém retomando o caminho, buscando sua posição; analisando sua vida passada com base na posição que o pecado lhe colocou, somente quem cai em si tem força para fazer esse análise; e ao contrário muitos preferem ficar prostrado mesmo gostando da vida que o diabo escolheu para essa pessoa.

A segunda passagem que encontramos está no livro dos reis, onde fala do profeta Elías; este homem foi muito usado por Deus, conhecido como o profeta do fogo; muitos sinais foram feitos por intermédio deste homem, matou oitocentos e cinquenta profetas que comiam a mesa de Jezabel; quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e quatrocentos profetas de Asera. Mas depois deste episódio, Jezabel ficou furiosa o qual prometeu a morte do profeta; "Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles." (1 Rs 19:2)

Estas palavras para Elias foram o fim, depois de ter sido usado por Deus de forma tremenda; o profeta teve medo, depois de ter matado oitocentos e cinquenta profetas, ele teme a uma única mulher; Elias vai passar por um momento de crise psicológica, vai se isolar, se esconder; é como se não tivesse vivido tudo aquilo que Deus permitiu que ele vivesse. Todo homem tem seus momentos de fraqueza, mas é nesta hora que Deus vai fortalecer seu servo, Elias tinha se prostrado debaixo de um pé de zimbro; "Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais." (1 Rs 19:4) Um homem que foi usado poderosamente nas mãos de Deus, estava depressivo, com medo, pedindo para si a morte; fugindo de um problema. Nem sempre seremos aquele que tem força suficiente para enfrentar as batalhas, temos que compreender que nossa força vem do Senhor;

"O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei." (Sl 28:7) Jezabel declarou que Elías seria um homem morto, Deus enviou seu anjo para o alimentar porque grande seria a caminhada;

"E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho." (1 Rs 19:7) muitas coisas ainda poderão acontecer, mesmo quando o inimigo tenta nos parar, colocar limites na nossa caminhada; a última palavra continua sendo de Deus. É Ele quem decide quando nós paramos, a Bíblia não diz como foi revelado; o que sabemos é que foi revelado aos filhos dos profetas que Elías seria arrebatado, como está escrito: "Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos." (2 Rs 2:3) A palavra de Deus para Elias é que ele seria arrebatado, enquanto a de Jezabel era que ele seria morto; Deus honra seus servos não permitindo que o inimigo coloque limites no seu caminho. Deus não permitiu nem que ele passasse pela morte, ou melhor, nem que ele ficasse prostrado; quanto menos morresse como disse Jezabel.

Ainda que caia não ficará prostrado, é a palavra de Deus para nossa vida, para os que crêem no Senhor; há muitas crises, muitas lutas, mas aquele que crê no Senhor não ficará no chão, porque o Senhor levanta; o pecado também não é motivo para ficarmos caídos sobre ele, maior do que o pecado do homem é Deus. É nesse entendimento que ganhamos forças para prosseguir, já pensou se o filho pródigo ficasse prostrado sobre seus erros? Ele não se conformou com aquilo que estava vivendo, o maior problema para muitos é que se conforma com este mundo; e por isso não querem se levantar quando caem. Mas é Deus que continua levantando e colocando de pé aqueles que se chegam à Ele. Mas uma vez chegamos ao final de mais uma mensagem para nossa edificação, que Deus abençoe à todos em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 12/06/2023
Código do texto: T7811894
Classificação de conteúdo: seguro