Uma menina de Israel na Síria

"E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel." (2 Rs 5:1-4)

A paz do Senhor Jesus a todos, que Deus abençoe mais uma vez nosso entendimento; abrindo nossa mente para esta palavra abençoada.

Sempre quando falamos desta passagem de Naamã, temos em mente mostrar o grande milagre que Deus fez na vida deste homem; e isso é algo que nos fortalece, mas agora nossa intenção aqui é trazer algo que às vezes não temos muito interesse; pois deixamos de lado alguém que foi protagonista desta história. Na verdade Naamã era um homem de muito prestígio para todos de sua nação, sendo este homem valoroso, porém tinha um grande defeito, era leproso; observamos que a Bíblia cita suas qualidades, depois acaba usando um porém; justamente para nos mostrar que esse porém cobre todas as suas qualidades, tudo aquilo que as pessoas viam de bom nele; todas as suas características diante desta enfermidade se desfazia. Diante da sociedade era visto como alguém de uma tão grande estima, as pessoas não conheciam seu grande defeito; porque para sair nas ruas ele o cobria para não ser visto pelos seus admiradores, mostrando assim um homem de um grande carisma; era o que as pessoas viam nele, mas não conheciam o que ele carregava por debaixo daquela armadura de capitão. Às vezes somos assim como Naamã, nas ruas as pessoas nos conhecem como alguém valoroso, somos carismáticos, mas em casa é revelado quem somos de verdade; porque o carisma é o que as pessoas vêem em nós, mas existe algo que somente Deus vê em nós que as pessoas distantes não vêem, que se chama caráter; ou seja, carisma é o que as pessoas vêem em nosso respeito; mas caráter é o que Deus vê em nosso respeito. Por todos de fora Naamã tinha essas qualidades, mas é em casa que seus familiares viam o que estava por baixo daquela armadura; Deus cria aqui uma situação que vai interferir na vida de Naamã, a Bíblia diz que saíram tropas da Síria, da terra de Israel levando consigo uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Esta menina foi tirada de sua pátria, do conforto de sua casa, para ser escrava na terra dos assírios; morando distante de sua família. Longe de sua terra, ela estava sendo obrigada a viver uma vida que não era dela; essa menina tinha tudo para odiar Naamã, mesmo assim não vemos ela guardando rancor no seu coração; a primeira coisa que devemos compreender é, qual é o propósito de Deus para nossa vida. Porque aquela menina estava sofrendo em uma terra distante, foi obrigada a abandonar seus projetos, seus sonhos, suas amizades, suas conquistas, o conforto de sua casa; para viver os projetos de Deus na sua vida. Os projetos de Deus nem sempre é aquilo que nós esperávamos, mas é algo que vai contribuir para o bem daqueles que amam à Deus; não foi o que ela desejou para sua vida, mas é o que Deus planejou para ela; se esta menina tivesse ficado em Israel, ela seria mais uma menina no meio de muitas; ela seria apenas uma menina qualquer, mas como Deus permitiu que ela fosse presa, ela vai ser protagonista desta história; ela vai ser a peça chave para aquela casa, não vai ser apenas uma menina; é na Síria que Deus vai escrever a sua história, é fora do conforto, é no meio do sofrimento que Deus levanta pessoas para fazer a diferença; ela não será mais uma menina no meio de outras, ela é alguém que Deus vai usar para reverter aquela situação; ela poderia abafar aquele caso, porque Naamã trouxe sofrimentos para sua vida; mas ela não se deixa levar pelas suas emoções, usa a oportunidade que Deus lhe deu para apresentar o que Deus poderia fazer na vida de Naamã.

Mesmo estando em terra estranha, ela não se deixa levar pelos danos causados por aquele povo; ela vai assumir o papel de uma verdadeira missionária, ela vai usar tudo que aprendeu estando em sua terra; suas raízes e suas origens estavam em evidências dentro dela, não seria o fato de se deixar levar pelas oportunidades adversas; como já foi falado, ela tinha tudo para planejar um plano de vingança, ela poderia deixar Naamã morrer; as vezes Deus nos coloca em situações como esta para que nós venhamos manifestar nossas atitudes. Deus em certa feita colocou Davi, homem segundo coração de Deus; que teve em suas mãos a chance por duas vezes de se livrar de Saul seu opositor, alguém que lhe perseguia e que queria sua morte; os próprios amigos de Davi diz que foi Deus que o entregou em suas mãos, mas Davi não toma nenhuma atitude drástica, porque dizia: jamais tocarei num ungido do Senhor. Aquela situação que permitiu foi Deus, mas não era da vontade de Deus que Davi matasse Saul, era apenas para ser manifestado dentro dele uma atitude de um verdadeiro servo de Deus; servo de Deus não se defende porque é o próprio Deus que faz isso. Mas o que ela tinha dentro dela, ela vai compartilhar com seu Senhor; ela compreende que tinha alguém acima dela em autoridade, isso contribui para o plano miraculoso de Deus na vida daquele homem. Ela é alguém que mesmo diante de sofrimento, vai deixar se cumprir o propósito de Deus na vida dela; são coisas que nem sempre vai ser da nossa vontade, mas ela vai ser o canal para que aconteça na vida de outros; pode não acontecer com ela, mas não significa que Deus não faz, não é porque ela está vivendo o que não queria, que ela vai deixar de viver o propósito de Deus na sua vida; muitas das vezes os projetos de Deus não era aquilo que queríamos, mas se vem de Deus vai ser benção na vida de alguém.

Aquela menina foi tirada do conforto de seu lar, para viver uma vida de sofrimento; se ela tivesse ficado em Israel ela seria apenas uma menina, mas é no desconforto que ela entra dentro do propósito de Deus; ela seria uma pessoa feliz na sua terra, mas ela foi levada a viver uma vida de sofrimento, mas dentro da vontade de Deus; não basta ter uma vida feliz, e estando fora dos propósitos do Senhor. Ela acreditava que Deus poderia mudar a vida de Naamã, mesmo quando a sua vontade não fosse atendida por Deus; ela sabia que Deus tinha poder para curar Naamã, independente da situação que ela estava vivendo; ela tinha motivo suficiente para desejar a morte de Naamã, mesmo assim ela vai trazer para Naamã a solução para sua vida. Sem nome, sem identidade, ela aparece na história não para ser reconhecida; mas para fazer conhecido o Deus que ela servia. Ela poderia não ter entendido no momento porque ela foi levada para Síria, mas ao chegar lá, ela não vai questionar o porquê daquela situação, mas vai deixar cumprir o propósito de Deus na sua vida. O sofrimento dela não vai anular o agir de Deus na vida de outra pessoa, às vezes anulamos o que Deus quer fazer na vida de alguém; quando deixamos o nosso ego falar mais alto. Se aquela menina permitisse que os seus problemas interferissem naquela ocasião, seria impedidos os propósitos de Deus na vida dela; não que não acontecesse, porque a palavra diz que agindo Deus, quem impedirá? Ou seja, querendo ou não aconteceria; mas o que frisamos aqui é que, aquela menina soube entender a vontade de Deus, às vezes eles não se cumprem em nossas vidas porque não entendemos o que Deus quer; para isso precisamos está sensível a voz do Senhor, a ponto de ouvi-lo, entender porque nos colocou em certo lugar, qual é o seu propósito; isso mostra o nível de espiritualidade que estamos vivendo. Se estamos verdadeiramente edificados em sua palavra, entenderemos que algumas situações é para Deus trabalhar em nossas vidas, e por meio de nossas vidas; vai ter alguém que precisa ouvir da nossa boca uma palavra de fortalecimento, aquela menina foi levada para Síria com um objetivo; despertar na vida daquele homem a esperança de ter seu corpo purificado. A lepra destruía suas qualidades, seu prestígio, sua honra; um homem valoroso se tornava um nada diante daquela situação. Este homem provou das intervenções de Deus na sua vida secular, no seu dia a dia; porque a Bíblia é enfática ao dizer que, por ele Deus deu livramento aos sírios; e agora Deus estava usando de misericórdia com ele, para que este experimentasse também a graça do Senhor; e é justamente esta menina a chave para abrir esta passagem para Naamã, o caminho que dava acesso ao Senhor, podemos usar a expressão e dizer que ela era uma tipologia de Cristo na vida daquele homem; uma simbologia do amor de Jesus por aqueles que não tem conhecimento do grande amor de Deus. Aquela menina estava representando o amor de Jesus, a graça do Senhor agindo no antigo testamento na vida daqueles que não conheciam; não foi por acaso, não foi simplesmente por ocasião de uma batalha perdida que aquela menina foi levada; mas pelo fato de que Deus tinha uma grande obra para fazer naquela casa, a menina era o instrumento principal que Deus queria usar para aquela transformação; alguém que entendeu e deixou o oleiro moldar o vaso. Para o vaso ser usado é preciso passar pelas mãos daquele que tem especialidade com o barro, o trabalhar de Deus na vida daquela menina, foi o que abriu as portas para a graça do Senhor na vida de Naamã; para isso Deus tem levantado pessoas com esse propósito, e muitos se perdem sem entender a vontade de Deus; porque são muitos os que não estão preparados para sofrer por amor de uma alma. Que Deus abençoe e nos der entendimento para compreender seus propósitos, sua vontade por meio de cada um de nós. Amém.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 25/06/2023
Reeditado em 25/06/2023
Código do texto: T7821833
Classificação de conteúdo: seguro