A porta, o caminho e a luz da salvação.

E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali." (Lc 19:4)

Jesus veio a este mundo com uma afinidade, resgatar, salvar o homem que errou o caminho; se perdeu na sua própria natureza.

O intuito de Jesus é mostrar o caminho de volta, sendo Ele o próprio caminho; a porta de acesso para o Pai. O homem tem se deturpado ao longo dos anos, e cada dia vemos este caso se estendendo; quando Jesus veio para Israel, foi justamente para trazer a salvação para aqueles que estavam perdidos. Sendo Ele o caminho como está escrito em (Jo 14:6) mostrou também que era a porta de entrada em (Jo 10:9) e sendo Ele a porta que dá acesso a salvação, mostrou que também é a luz para os que entram por este caminho e por esta porta; "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8:12) Quando vamos para João capítulo nove e versículo cinco está escrito: "Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo." (Jo 9:5)

A salvação na vida de uma pessoa, tem o intuito de mostrar o caminho, a porta de entrada e iluminar todo o percurso; "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo." (Jo 1:9) Este é o propósito desta luz, clarear, abrir os olhos espirituais para que veja a salvação de Deus para o homem. Então Jesus está atuante nesses três aspectos, sendo a porta de entrada, o caminho para salvação, e sendo luz para todo o percurso. O homem com Jesus não anda perdido porque encontra o verdadeiro caminho, a porta e a luz. Foi isso que aconteceu na vida de Zaqueu, este homem precisava conhecer a salvação de Deus; o mesmo atendeu a necessidade de sua alma, quando esta clamou por Jesus; quando este tentou de várias maneiras ver Jesus, era sua alma que estava optando por buscar o Senhor; dentro dele tinha algo que naquele momento ansiava por Jesus, tudo para ele só faria sentido se este desejo fosse atendido; já pensou se ele parasse nas primeiras tentativas? Porque sua estatura não permitia que visse o Senhor, mas o seu desejo era maior que sua estatura; às vezes nos encontramos como Zaqueu. Diante de grandes homens de Deus somos pequenos; mas o nosso desejo tem que ser grande. Se olharmos para nossa estatura, para os obstáculos que nos impedem de chegar até Jesus; não teremos forças para continuar, vai ter momentos na vida que teremos que avançar, correr adiante para termos acesso a Jesus.

Precisamos saber onde Ele está passando, porque caminhos tem vários; mas por onde é que passa Jesus? "E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali." (Lc 19:4) Zaqueu teve a observância de identificar por onde Jesus passava, ele poderia ter ido esperar Jesus por outro caminho, uma das coisas que eu tenho que identificar é se Jesus está passando por alí. Naquela época havia muitas linhas de interpretação da lei; pessoas que estavam perdidos nos seus pensamentos, uns acreditavam na ressurreição dos mortos, mas havia outro grupo de pessoas que não acreditavam na ressurreição; os próprios discípulos de Jesus estavam conturbados; acerca do que rumo que as coisas tinham tomado, e por isso Jesus disse: "NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho." (Jo 14:4) É nesta fala de Jesus que vemos Tomé, um homem que ainda não tinha sobre o caminho; "Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?" (Jo 14:5) Jesus lhe responde as seguintes palavras, "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6).

É óbvio que estamos falando de alguém que conviveu com Jesus, que teve experiências com o Senhor; mas ainda não sabia o caminho, ainda estava perdido nos seus pensamentos; e Jesus estava esclarecendo que Ele era o caminho para o Pai, o acesso para a salvação de Deus; é comum vermos pessoas que está a tempo com Jesus e se perder nos seus pensamentos, "Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse." (Jo 8:25) O que Jesus disse neste versículo deixa claro que, sempre falou abertamente. "Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto." (Jo 18:20)

Um dos maiores perigos, é quando nos perdemos em nossos pensamentos; precisamos está seguros na palavra de Jesus, pois este não muda; o próprio disse que suas palavras foram as mesmas, não ocultou nada a ninguém; é nesse contexto que Ele disse, vós já sabeis o caminho, mas Tomé ainda estava perdido nos seus pensamentos; se nos perdemos nos nossos pensamentos não vamos saber onde Jesus está passando, na pessoa de Zaqueu encontramos um homem certo nas suas convicções; esta pessoa que assim se encontra, é alguém que não erra o caminho, mas vai de encontro à Ele; assim Zaqueu abre a porta para Jesus entrar na sua casa, pois este encontrou o caminho da salvação; o acesso para vida eterna, foi resgatado da morte e passou para vida, estava perdido, e foi encontrado; Jesus disse: houve salvação nesta casa. Zaqueu abriu a porta e entrou pelo caminho de luz, que é Cristo. Foi na cruz do calvário que Ele garantiu a nossa vitória, tirou o bloqueio que impedia a entrada; a Bíblia diz que o véu do templo se rasgou de alto abaixo, dando livre acesso para se chegar ao Pai; o caminho nunca esteve tão visível e tão claro, mas muitos tem se atrapalhados com ele; o caminho é Ele, a porta é Ele, a luz que nos guia é Ele; mas precisamos fazer como Zaqueu, ver onde Ele está passando; o diabo vai tentar tirar você do caminho, se você já está nEle; se você já entrou pela porta, não perca a luz que te guia; mas vença os obstáculos que te impede de se aproximar de Jesus. Jesus não morreu na cruz para que você perca o caminho, mas para que você entre por Ele; muitos vivem no mundo como Tomé, está há muito tempo com Jesus, mas não sabem o caminho; é preciso entrar por este caminho, porque quem anda por ele não vive perdido; Zaqueu viveu perdido durante muitos anos da sua vida, mas no dia que ele teve aquele encontro sua vida mudou completamente; quem está no caminho é achado por Ele, "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (Jo 6:37) Zaqueu foi encontrado por Jesus porque este foi para o caminho, sendo Ele o próprio caminho disse: "desce depressa porque me convém pousar em tua casa."

O caminho de Jesus para o Gólgota, deu livre acesso para a eternidade; uma vida com Deus, não foi por meio de meros pensamentos; nem por meios de filosofias humanas; mas foi por meio de um sangue precioso derramado no madeiro. Isto foi o que nos colocou no verdadeiro caminho, Jesus é a nossa salvação; na casa de Zaqueu Ele demonstrou que houve salvação naquele lar, na cruz do calvário Ele demonstrou que houve salvação para a humanidade. E qual é a garantia para isto? É entrar no caminho certo, Cristo é o caminho que nos conduz para a vida eterna; tudo precisa está pautado na pessoa de Jesus Cristo, sem Ele não chegaremos no céu; Ele deixou muito claro que ninguém vai ao Pai senão por Ele. Amém. Que Deus conceda à todos a bênção do Senhor para nossas vidas, sem a mesma não há como ter vitória.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 02/07/2023
Código do texto: T7827641
Classificação de conteúdo: seguro