Greta Thunberg denuncia a Rússia por ecocídio na Ucrânia

 

No dia 29 de junho Greta Thunberg esteve em Kyev, capital da Ucrânia, como membro de um grupo que investiga as consequências ambientais da invasão russa. Presentes também Margot Wallstrom, co-fundadora desse grupo e ex-Ministra do Exterior da Suécia e a vice-presidente do Parlamento Europeu, Heidi Gautala. Greta, com semblante iluminado, cumprimentou Volodymir Zelensky, herói da resistência ucraniana, e apresentou sua tomada de posição, inclusive sobre a destruição da barragem de Kakhovka no dia 6.

Vejam as palavras de Greta:

 

— O ecocídio e a destruição ambiental são uma forma de guerra [...], como os ucranianos já sabem muito bem, e a Rússia também.

— E é por isso que eles estão deliberadamente visando o meio ambiente e os meios de subsistência e as casas das pessoas e, portanto, também destruindo vidas.

— Não acho que a reação mundial a esse ecocídio seja suficiente . — Acho que nenhuma reação pode ser suficiente. Então, acho que precisamos abrir mais espaço para as pessoas afetadas por essas catástrofes contarem suas histórias e compartilharem informações sobre o que está acontecendo no local. Devemos fazer tudo o que pudermos para falar sobre isso e tentar divulgar e compartilhar informações sobre o que está acontecendo.

 

Ao comprar a briga da Ucrânia, Greta Thunberg está dando um grande exemplo ao mundo nesse tempo de covardia e fingimento. E note-se que ela não começou "só agora" como alguém poderia objetar, pois no dia sequinte ao início da invasão ordenada por Vladimir Putin ela já estava na frente da embaixada russa em Copenhage, liderando manifestação de protesto.

Putin é inimigo de Greta não é de hoje. Anos atrás ele fez uma declaração contra ela, diplomática mas irônica, pois evidentemente sentiu-se atingido pela campanha ambiental da garota. Existe vídeo no youtube mostrando as declarações de Putin contestando Greta.

 

Já existem muitos vídeos no YouTube sobre o assunto. "A Rússia precisa ser punida", recado certeiro desta adolescente. Muita gente está tergiversando sobre o assunto e até dizendo que Volodymir Zelensky deveria se render, mas acontece que Zelensky é um homem de caráter e não vai fazer essa traição ao povo ucraniano.

Greta Thunberg merece aplausos e orações por sua corajosa atitude contra o ditador sanguinário que causou essa guerra estúpida.