O poder da palavra de Deus, a única forma de salvação.

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Rm 1:16)

Categoricamente Paulo fala do evangelho de Cristo, sendo este a única forma de salvação para a vida do homem.

Este evangelho precisa ser pregado, para que aquele que escuta seja tocado pelo poder do Espírito Santo; a Bíblia toda aponta para o verbo que se fez carne, a palavra viva e eficaz de Deus; Cristo nosso Senhor, a salvação de todo homem, a verdadeira palavra de Deus; esteve entre os homens, para mostrar a grandeza do seu evangelho; Cristo sendo Ele a própria palavra, anunciado pelos profetas muito antes da sua vinda, veio cumprir o que dEle tinha sido falado.

Ele completou sua missão, preparando o coração do homem para dar continuidade a sua obra; pregar a palavra de Deus foi o que Ele fez com propriedade. Sua palavra não foi aceita por todos, mas os que receberam não recuaram de levar a palavra de Deus adiante; Paulo estava falando disso nesse contexto, que não se envergonha do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; ele havia de levar a palavra de Deus também em Roma, este não se envergonhar é, não deixar de anunciar esta palavra aos que ali estavam; por isso ele diz: primeiro do judeu e também do grego.

Paulo sabia que a única forma do homem aceitar Cristo como seu salvador, seria através da palavra de Deus; "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Rm 10:17) Alguns usam esta interpretação para afirmarem ser crentes porque carregam uma Bíblia, batem no peito e abrem a boca dizendo: eu sou crente, mas você está falando de Jesus? Porque a palavra, não me envergonho; se refere em levar a palavra, e não de alguém que assumiu um título ou uma postura; mas de uma pessoa que recebeu um compromisso com o Senhor, Paulo dizia: "Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!" (1 Co 9:16)

O mesmo sabia que muitos precisam ouvir as boas novas, e que era a única forma de almas se renderem a Jesus; "Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?

E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas." (Rm 10:13-15)

Agora imaginamos Paulo, o apóstolo dos gentios, se este tivesse recebido a palavra e ficado somente com ele; todos os que por ele ouviram a palavra, se Paulo não tivesse falado de Jesus; como seria? Testemunhou por onde passou, falando das grandezas de Jesus, daquilo que o Senhor fez na vida dele; de como apareceu para ele. Falou da sua ressurreição e a importância da mesma, o qual o dizia: "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (1 Co 15:19) Paulo estava falando de um reino vindouro, falou do arrebatamento da igreja; falou da grande reunião dos santos nos ares antes de ir para o gozo celestial, "Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1 Ts 4:17) Paulo falou da transformação do crente de forma instantânea, "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Co 15:52) Crente calado não consegue transmitir a palavra da salvação, a palavra só é poderosa na vida de quem não crê quando é pronunciada; mas uma vez você imagina Pedro calado no dia de pentecostes, ou se fosse se defender acerca dos que diziam que estavam embriagados; Pedro não falou de si mesmo, mas da palavra viva e eficaz que é o próprio Cristo; as pessoas se renderam porque ela é o poder de Deus para salvação do que não crê. A maioria dos que ali estavam não criam, nem conheciam Jesus; mas Pedro traz ao conhecimento dos homens, acerca daquele que é poderoso em obras e em salvar da morte eterna; os discípulos de Cristo seguiram esse caminho pregando com poder o reino de Deus, anunciando as boas novas da salvação; foi assim que a igreja foi avançando. As pessoas hoje, não é todos, mas muitos já correm atrás de uma palavra de auto ajuda, de uma palavra motivacional; porque muitos pregadores estão indo por esse caminho. Mas quero te dizer uma coisa hoje: a palavra que liberta, que salva, continua sendo a palavra de Deus; palavra motivacional pode até levantar a tua estima, levantar o teu astral; mas salvar a tua alma é a palavra que muitas das vezes vai te confrontar, vai te disciplinar, te exortar; mas também vai penetrar a tua alma e o teu espírito; vai mostrar a tua decadência, mas também vai mostrar a necessidade da tua alma por Deus. É por isso que ela é poder de Deus para o que crê, ela vem do próprio Deus; nenhum dos apóstolos de Cristo falou de si mesmo, mas anunciou aquilo que dEle muitos homens de Deus tinha falado no antigo testamento; "Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes." (1 Jo 2:7)

O que faz fluir na vida de alguém, e muda totalmente a trajetória de um homem concernente as coisas espirituais, não é aquilo que vem dele mesmo, não é seu conhecimento, não é nada desta terra; mas é aquilo que vem do céu, o alimento que vem para saciar a alma do homem; chamada de palavra de Deus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 16/07/2023
Reeditado em 16/07/2023
Código do texto: T7838192
Classificação de conteúdo: seguro