Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Ap 3:11)

A coroa na maioria das vezes sempre representará algo valoroso. Não é de se admirar

Aquele que a possui, significa que ele carrega consigo algo de um preço inestimável; também no espiritual,significa garantia de quê com ela ele vai poder adquirir aquilo que dinheiro nenhum poderá pagar, a salvação. E Jesus está advertindo que, há aquele que está de olho nessa preciosidade que você carrega; ela representa também os talentos que uma pessoa adquire no reino de Deus. A coroa é símbolo e garantia da vida eterna, tanto que Paulo diz: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2 Tm 4:7,8)

Em lamentações de Jeremias, o profeta se refere ao povo que pecou contra Deus, trazendo sobre si a vergonha; como alguém que perdeu a coroa; "Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós! porque pecamos." (Lm 5:16) A coroa é símbolo tanto da prosperidade física como espiritual, uma pessoa sem coroa significa que ele não tem a garantia que lhe conduz para a eternidade; quando Jesus diz guarda a tua coroa, Ele está dizendo que tem alguém de olho nela; Ele está advertindo do perigo que esta pessoa está vivendo. Se você é alguém que tem uma coroa, significa que você possui algo de valor, e por esta razão você é alvo do inimigo; coroa representa glória, representa vida com Deus; satanás perdeu o direito de viver eternamente quando pecou contra Deus, e por este motivo ele ficou enfurecido com o povo de Deus; pois os tais herdarão a vida eterna, algo que ele perdeu no passado. Um rei que perde a coroa, significa que ele foi derrotado; e que aquele reino não lhe pertence mais, e é transferido para outro rei a coroa que lhe diferenciava das outras pessoas, são muitos os que tem perdido sua coroa no decorrer dos dias; o inferno tem triunfado diante daqueles que não souberam guardar a sua coroa, a credencial que leva para a eternidade, a garantia de se encontrar com Cristo; é como as vestes nupciais, a coroa representa a santidade, a pureza do crente. Jeremias diz que é como um filho sem pai e sem mãe, lamentações cinco, versículo três diz que ele é órfão,e é como uma viúva porque não tem a proteção do marido, alguém que perdeu a coroa está neste mesmo patamar.

Filadélfia era uma igreja fiel que guardava a palavra de Cristo, e Jesus diz para aquela igreja as seguintes palavras: "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." (Ap 3:10) Jesus promete livrar no dia da tentação, mas no versículo onze Ele diz que a coroa precisa está guardada, no sentido de está protegida; ela é a garantia do livramento daquele dia, a coroa nesse contexto está significando a vigilância do crente, a parte que temos que dá conta. Salomão diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pv 4:23) Tudo isso é um perigo que corremos de perder a nossa coroa, sendo o homem a coroa da criação. "Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste." (Sl 8:5) Jesus não alertou em vão a sua igreja; Ele estava falando justamente para a igreja que tinha a sua palavra, que zelava pelos princípios adquiridos, pela doutrina genuína; Jesus estava dizendo que para subir até Ele nos ares tem que ter a coroa; para ir contra a lei da gravidade tem que uma coroa como garantia, não é simplesmente bater no peito e dizer: eu sou crente; é preciso ter uma coroa como prova de que tal pessoa possui a fé verdadeira, coroa representa santidade e pureza do crente. O que Jesus estava dizendo para a igreja de Filadélfia era o seguinte: o caminho é longo, hoje alguém pode guardar as minhas palavras, mas ao passar dos anos tal pessoa pode se desviar dela; por isso é que eu te digo; guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa. Preste atenção a coroa que Jesus está advertindo aqui; o inimigo não conquista, ele toma, a palavra diz que; ele veio matar roubar e destruir; ele não te respeita, o que você precisa fazer é guardar; é proteger dele, pois o mesmo é enganador, se hoje você tem a palavra de Deus na tua vida, guarda a coroa; você possui um brilho, e este brilho não é porque você é bom, ou porque você é sábio, ou porque você tem condição financeira; não é porque tal homem se tornou um grande empresário; o diabo não quer saber disso, e isso para ele não significa nada; o que importa para ele é a coroa que você possui, é aquilo que você recebeu de Deus; isso para ele é importante, você carrega algo que ele quer tomar. Só que não é importante porque ele quer adquirir; é importante porque ele quer tirar de você, a garantia da vida eterna; algo que ele não tem mais, porque um dia ele será lançado no lago de fogo; e por não está conformado e quer levar o maior número de pessoas que ele conseguir, e a única forma que ele achou foi tomando a coroa; por isso eu te digo, guarda ela com muito cuidado; proteja do inimigo, no fim de tudo você será recompensado. Amém, que Deus o abençoe.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 23/07/2023
Reeditado em 27/08/2023
Código do texto: T7844001
Classificação de conteúdo: seguro