Substituídos por Cristo, livres da condenação.

"E era-lhe necessário soltar-lhes um pela festa. Mas toda a multidão clamou a uma, dizendo: Fora daqui com este, e solta-nos Barrabás.

O qual fora lançado na prisão por causa de uma sedição feita na cidade, e de um homicídio.

Falou, pois, outra vez Pilatos, querendo soltar a Jesus.

Mas eles clamavam em contrário, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o." (Lc 23:17-21)

Barrabás era um perturbador da ordem pública, e um criminoso que estava sujeito a condenação; mas havia uma lei, ou seja, uma tradição que acontecia na páscoa, que era necessário soltar alguém por ocasião da mesma.

E Barrabás era este homem escolhido pelo povo para ser solto. Segundo Pilatos, a intenção era soltar Jesus, pois o mesmo havia declarado que não achou nEle crime algum; "Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum." (Jo 18:38) Pois Pilatos acreditava que a multidão jamais escolheria Barrabás, a diferença entre os dois era desproporcional; um era criminoso e perturbador da ordem pública; enquanto o outro, era inocente e semeador da palavra do reino de Deus. Quem escolheria um homem como Barrabás? Mas Pilatos foi surpreendido pela multidão corrompida pelos anseios desta vida. Barrabás estava representando toda a humanidade decaída, e de repente os papéis são invertidos; Jesus assume o lugar de um criminoso, de um transgressor da lei; Barrabás estava no corredor da morte, era uma ameaça para para todos, ninguém o amava; Jesus foi para o seu lugar, condenado, enquanto Barrabás estava ganhando sua liberdade; ele vai desfrutar de algo que não merece, nele vai ser imputado uma justiça que não é dele; porque nele não havia justiça nenhuma, mas sim um crime que carregava e por isto estava sendo punido, Jesus estava tirando a carga que estava sobre seus ombros, e lançando sobre si toda culpa, toda condenação. Ele vai para cruz, transferindo para Barrabás o direito de ter uma nova vida; a pergunta é: O que Barrabás fez depois dessa liberdade? O que ele fez do direito de viver uma nova vida? Será se ele soube aproveitar, ou voltou novamente para o mundo do crime? Ele não precisa mais carregar aquela culpa, afinal, ele foi absolvido, ele tem a chance de recomeçar sem ter sobre si, o peso da condenação; pois a Bíblia não diz nada acerca da vida que Barrabás teve, depois que saiu dali.

A palavra de Deus não revela nada acerca da multidão, que pediram para Jesus ser crucificado; mas diz que todo aquele que nele crê, não perece, mas tem a vida eterna; a Bíblia não diz nada acerca de Barrabás depois daquele julgamento, mas se ele tiver guardado no seu coração que, um inocente se entregou em seu lugar para morrer na cruz que era dele; se ele creu que aquele sacrifício tinha um propósito de salvação, com certeza ele não retornou para sua vida de pecado; "Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido." (Rm 10:11) Assim é todo aquele que se entrega para Ele hoje, na finalidade de ter os seus pecados perdoados; Barrabás estava sendo perdoado pelo sinédrio e pela multidão, mas para ele ter aceitação de Deus, não é por meio dos gritos da multidão, é pelo sangue precioso de Jesus Cristo; por meio da voz da multidão ele teve sua condenação na terra cancelada, mas para ter a condenação eterna cancelada, não é por meio da voz humana, mas sim, pelo testemunho de Cristo; por isso não se sabe realmente se ele prosseguiu a caminhada da fé, mas o que se sabe é que, aquele que se entrega a Ele tem os seus pecados perdoados; o centurião no momento da crucificação creu no sacrifício vicário, "E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus." (Mt 27:54) Não importa o momento, a hora, o tempo, o que importa é acreditar no sacrifício da cruz; o ladrão no último momento disse: "E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino." (Lc 23:42)

Foi justamente para te livrar da condenação que Ele foi para cruz, no momento em que Ele assumiu o lugar de Barrabás para dar-lhe a liberdade, Ele estava efetuando este efeito na vida de toda humanidade; promovendo o perdão e tirando a culpa, trazendo paz e dando a salvação; ainda que muitos não estavam aceitando a salvação, Ele não fez acepção; mas rogou ao pai dizendo as seguintes palavras: "E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes." (Lc 23:34)

Injustamente Ele foi julgado e condenado, mas nos tirou da posição de culpados, nos tornando absolvido de toda condenação; "TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;" (Rm 5:1) o lugar que era nosso, foi Ele que assumiu, Barrabás segundo a lei, sairia da cadeia para morrer; por meio de Jesus Cristo, ele saiu para viver; e decidir onde iria passar a eternidade, Jesus estava lá na hora da sua aflição, para lhe substituir no momento da sua dor. Não significa que ele ganhou a salvação, Jesus foi entregue no lugar dele, mas para ele obter a salvação é preciso crê no sacrifício; ali ele foi a causa de Jesus ir para cruz, porque houve uma substituição, uma troca; nós fomos a causa de Jesus ir para cruz, mas para termos direito a essa salvação, precisamos crê no sacrifício, que ele foi completo e suficiente, para obtermos a redenção da alma. Quem mandou Jesus para a cruz não foi a multidão, não foi o sinédrio, não foi os líderes religiosos; foi os nossos pecados; Ele nos substituiu, tomou o nosso lugar para morrer; tirando toda a condenação que estava sobre nós. Amém, que Deus abençoe todos os leitores que crê nesse sacrifício vicário.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 06/08/2023
Reeditado em 06/08/2023
Código do texto: T7854834
Classificação de conteúdo: seguro