O verbo que habitou entre nós, e uma luz que resplandeceu nas trevas.

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (Jo 1:14)

A palavra designada para verbo no grego, é logos, que significa" palavra."

João fala desta palavra que esteve presente desde o início da criação. Esta palavra é o verbo de Deus, o primogênito de toda criação; "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;" (Cl 1:15) a presença dEle foi indispensável em todas as coisas criadas, "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (Jo 1:3) A origem de tudo que existe só ganhou vida, na pessoa de Jesus Cristo, o verbo de Deus, Ele é o autor de todas as coisas existentes.

João usa o termo , no princípio era o verbo, para fazer-nos entender que Ele nunca teve início, mas que estava lá antes do início de tudo o que foi criado; o mesmo diz que o verbo estava com Deus e o verbo era Deus; Ele estava lá na criação sendo Deus criador de todas as coisas, e ainda acrescenta dizendo que Ele era Deus; para entendermos que Ele era portador da mesma divindade; "Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse," (Cl 1:19) Paulo ainda diz no capítulo a seguir: "Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;" (Cl 2:9) a essência da glória de Deus está sobre Ele, esse mesmo Jesus, o verbo do princípio, veio tempos mais tarde sobre este mundo, para recuperar a imagem que o homem havia perdido de Deus. Concebido pelo Espírito Santo, Ele nasce de uma virgem em uma cidade chamada Belém; depois vai para região da Galiléia, morar em uma cidade chamada Nazaré, para se cumprir o que foi dito pelo profeta; "MAS a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia dos gentios. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz." (Is 9:1-2) Jesus se apresenta como sendo Ele a luz do mundo, o próprio Senhor disse: "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (Jo 12:46) João no início de seu evangelho também usa as mesmas expressões. "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam." (Jo 1:4-5) A luz tem como benefício clarear o caminho para que o homem não se perca na escuridão, e João disse: "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo." (Jo 1:9) Todo homem necessita dessa luz para que seu caminho não seja tenebroso; "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8:12) . E esse mesmo Jesus, o verbo de Deus, que é a luz do mundo, que habitou aqui, é também o único caminho; "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6) Muitos dizem que todos os caminhos levam à Deus, mas Jesus não disse: eu sou um dos caminhos; Ele disse: eu sou o caminho. Só existe um caminho, e este caminho é Jesus; "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." (Pv 14:12)

Jesus foi para a Galiléia, para se cumprir o que foi dito pelo profeta; uma terra desprezada, esquecida de muitos, o povo que ali habitava, era um povo que segundo a Bíblia viviam na região da sombra da morte, lugar desprezível, onde as pessoas que ali viviam eram rejeitadas pela sociedade, pela elite religiosa, a região era tão desprezada que até o próprio Jesus ao dizerem que Ele era dali, foi tido por desprezo; "Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê." (Jo 1:45-46) Jesus foi desprezado de cara, não é diferente nos dias de hoje, mas este mesmo Jesus, continua dizendo : "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mt 11:28-30) Ele veio buscar o perdido, aquele que se encontra em uma região como esta; não se preocupe, Ele é manso, Ele é humilde, se for preciso Ele vai habitar lá, somente para resgatar essa pessoa que se encontra dessa forma, para trazer para sua maravilhosa luz; o verbo que se fez carne e habitou entre nós, não veio ao mundo para posar de bonito, ser reconhecido pelos homens, Ele veio para sofrer por mim e por você; até a sua aparência era de um sofredor, de desprezo, porque foi para isso que Ele veio, o profeta diz: "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." (Is 53:3) Ele não veio atoa para este mundo, Ele veio com uma finalidade, o profeta diz que verdadeiramente Ele tinha uma missão; "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Is 53:4-5) O verbo de Deus, o filho do Deus vivo, o unigênito do Pai, Ele não veio à passeio para este mundo, não veio mostrar sua posição de glória, ou status, a própria palavra diz: "Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai." (Fp 2:6-11) Todo joelho se dobrará perante Ele, significa que Ele vai voltar, só que Ele não volta mais como um servo sofredor, Ele virá com uma coroa de glória sobre a sua cabeça, os olhos como chamas de fogo, os pés reluzentes como latão, como se tivesse sido refinado numa fornalha, e a sua voz como voz de muitas águas. Em Jerusalém, Ele entrou montado num jumento, mas na sua vinda virá montado em um cavalo branco. "E na veste que está sobre sua coxa tem escrito este nome Rei dos reis, Senhor dos senhores." (Ap 19:16) O verbo de Deus, virá buscar todo aquele que lhe confessou como salvador, todo aquele que não negou o seu nome. É Ele que está presente em toda a história da Bíblia. Em gênesis, Ele é a semente da mulher, aquele que esmaga a cabeça da serpente; no êxodo Ele é a nuvem que protege, mas também é a coluna de fogo que ilumina o caminho; em número Ele é a rocha ferida, que mesmo depois de ferida, Ele sacia a sede do sedento; para Josué, Ele é o príncipe do exército de Deus; para Isaías seu nome é maravilhoso, conselheiro, Deus forte, pai da eternidade, príncipe da paz; para Jeremias, Ele é o martelo que esmiúça a penha; para Ezequiel, Ele é o Rio de águas profundas; para Sadraque Mesaque e Abednego, Ele é o quarto homem da fornalha; para Daniel, Ele é aquele que fecha a boca dos leões; para João Batista, Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Para João Ele diz ser: O alfa, e o ômega, o princípio e o fim.

Ele é o Deus verdadeiro, que está presente em toda a Bíblia, para que o homem não passe despercebido. Do início ao fim, a Bíblia fala e anuncia a salvação que só se encontra na pessoa de Jesus Cristo, Pedro disse: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (At 4:12) Esse título só encontramos em uma pessoa, seu nome é Jesus; e Ele está voltando, o verbo de Deus, a palavra viva e eficaz; é a única palavra que tem efeito, é a única que transforma e que muda o caráter do homem; não é atoa que Paulo falou: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Rm 1:16) Então o tempo é agora, a Bíblia diz que o dia não é amanhã, ou depois; é hoje. "Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações." (Hb 4:7) Então meu amigo, caro leitor, hoje é o dia de confessar Cristo como salvador; não deixe esta oportunidade passar, vá a uma igreja mais próxima, confesse o nome dEle como teu único e suficiente salvador. Em breve Jesus está voltando, em breve acontecerá a partida da igreja, faça como Zaqueu, que mesmo sendo alguém rejeitado pela sociedade, não abriu mão de ir vê Jesus; com tantos obstáculos, não deixou com que a multidão fosse um impedimento; correu e subiu a um pé de sicômoro, pois sabia que Jesus havia de passar ali. Mas hoje quero te dizer onde Jesus está passando, para que você vá até Ele. Ele passa onde se escuta a sua palavra, e Ele está passando por aqui. Amém, que Deus nos abençoe.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 20/09/2023
Reeditado em 21/09/2023
Código do texto: T7890396
Classificação de conteúdo: seguro