Feliz Natal! Feliz Ano Novo!... mas do jeito de Deus

Publico aqui neste Recanto o Editorial do Jornal 'Presença Agostiniana', Janeiro/Fevereiro de 2008, redigido por frei Doriano Ceteroni, Superior da Ordem dos Agostinianos Descalços no Brasil, a quem comuniquei que faria esta publicação.

Sem dúvida, esta é uma mensagem um pouco diferente das que costumamos enviar e receber nesta época do ano, mas, dada a sua fundamentação no próprio Pai Nosso, em que Cristo nos ensinou a orar "venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu", é esta uma das mais coerentes mensagens de Natal e Ano Novo que se possa receber e enviar, porque condizente com os ensinamentos do aniversariante Jesus de Nazaré.

Editorial

Janeiro / Fevereiro 2008

Quantas mãos apertamos, neste início de ano, desejando ‘Feliz Ano Novo!’. Desejamos aos outros tudo de bom que gostaríamos que acontecesse para nós: que tudo corra bem! Que não faltem dinheiro e saúde! Que possam se realizar todos os seus sonhos e projetos! Onde as mãos não chegaram, lá foram os nossos cartões e as nossas mensagens eletrônicas.

Será mesmo que saúde, dinheiro, sucesso, realizações pessoais, nossos planos e projetos são o que Deus sonha para nós? Não seria talvez melhor desejar que em nossas vidas se realizem os sonhos de Deus, mais do que os nossos?

Deus está nos concedendo mais 365 folhas em branco para escrevermos a nossa história neste ano de 2008. Que história será a minha, a sua, a nossa? Quem não gostaria de escrever uma história diferente? Sim, vamos fazer algo diferente, porque das mesmices estamos todos cansados. Muitas vezes nos falta a coragem de ficarmos revoltados contra a nossa própria mesquinhez.

Será que não chegou a hora de mudarmos o eixo da nossa vida? Será que não enchemos demais a bola do nosso ‘eu’ e do nosso ‘meu’? Enquanto tudo continuar girando em torno do ‘eu’ e do ‘meu’ e continuar o endeusamento destes dois vírus perniciosos, crescerá somente o tamanho do nosso egoísmo. E quem não consegue enxergar para lá do seu nariz com certeza não conseguirá olhar para os outros e muito menos para Deus. Quem está com o coração cheio de si não possui espaço disponível para oferecer para ninguém.

Enquanto todo mundo está preocupado em ter mais, poucos são os que se apercebem de que o grande segredo da vida consiste em doar e se doar mais. Enquanto todo mundo está preocupado em ser mais do que os outros, poucos são os que se dão conta de que o grande desafio consiste em ser melhores sim, mas para os outros.

Este ano de 2008 se apresenta rico de expectativas. Dois eventos se destacam em nível mundial: 01) a celebração do Ano Paulino decidida por Bento XVI para os cristãos refletirem sobre a figura deste grande missionário que soube fazer algo diferente e extraordinário por colocar Cristo e seu Evangelho como centro de seus anseios. 02) No mês de outubro, será celebrado em Roma mais um Sínodo, cujo tema será: “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. Este evento lança o grande desafio: sobre o que nós pautamos a nossa vida? Em quem nós depositamos nossa plena confiança?

Nossa Ordem está em clima de festa por celebrar, em 2008, seus 60 anos de sua presença significativa no Brasil, que se iniciou aos 12 de junho de 1948, com a chegada dos primeiros três agostinianos Descalços ao Rio de Janeiro.

Neusa Storti Guerra Jacintho
Enviado por Neusa Storti Guerra Jacintho em 23/12/2007
Reeditado em 28/11/2009
Código do texto: T789566
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.