Quando chegamos no nosso limite e entramos no limite de Deus.

"E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós." (Lc 17:12-13)

Jesus mais uma vez, está à caminho fazendo sua obra, quando de repente aparecem dez leprosos.

Para o leproso naquela época, havia um lugar separado, eles não podiam está entre as pessoas sãs; estavam sempre afastados das demais pessoas, para não contaminarem as outras; para isso havia uma lei. "Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial." (Lv 13:46) Segundo a lei, ele teria que morar fora do arraial para não contaminar ninguém com sua doença; ele tinha por obrigação declarar que era imundo.

"Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo." (Lv 13:45) Assim acontecia com alguém que contraísse a doença, ele dizia de seus próprios lábios que era imundo; e quando olhamos para o texto em questão, vemos que os leprosos pararam de longe, como diz o Evangelista Lucas; eles não podiam chegar mais perto, e no momento em que pararam eles viram Jesus e começaram a clamar. Podemos observar que houve algumas ações por parte desses leprosos, e uma delas foi que eles pararam; e quando eles pararam, eles observaram seus estados, eles eram alguém que não podiam mais avançar; suas lepras não permitiam que eles dessem continuidade a caminhada, porque não podiam se aproximar das pessoas devido seu estado contagioso; pararam de longe, significa que havia uma distância determinada pela lei que impediam deles avançarem. Quando paramos, muitas das vezes serve para fazermos uma reflexão, analisar o momento em que está sendo vivido; tem momentos na vida que precisamos parar, para medir as circunstâncias , e ver se elas não vão nos levar à algumas consequências. Jesus disse: "Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?" (Lc 14:28-31) Nesse contexto, quando paramos significa que reconhecemos que chegou o nosso limite; significa que precisamos de ajuda, vale notar que eles param e vão clamar, levantar suas vozes e gritar; Jesus tem misericórdia de nós, o clamor, a oração, a intercessão; não tem limites na Bíblia para isso; e quando chegamos no nosso limite, onde não podemos mais avançar; é nesse momento que temos que levantar nossas vozes, quando não podemos mais; ainda há quem possa por nós; é só clamar pelo nome de Jesus, é nessa hora que Ele age, quando entendemos que o nosso esforço é vão.

Ao ouvir, Jesus logo lhes respondeu dizendo: ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. Interessante é que, houve uma fé por parte daqueles leprosos, talvez até ficaram se perguntando, porque eles ainda estavam leprosos; mas eles foram mesmo assim, e a Bíblia diz que no momento em que eles estavam indo ficaram limpos; o milagre aconteceu não quando eles pararam, mas quando eles iam até os sacerdotes por ordem de Jesus; quando eles pararam chegou no seus limites. Mas quando caminharam até os sacerdotes, eles entraram no limite de Jesus; o limite do homem depende do seu esforço, o limite de Jesus é quando o homem não depende mais de si mesmo; enquanto o homem não chega no seu limite, ele continua tentando, isso é seu esforço; mas quando chega no seu limite e ele reconhece que chegou, ele para, e quando ele pára e reconhece que agora é com Jesus, as coisas mudam; é quando clamamos pelo nome de Jesus, e isso eles souberam fazer; e Jesus os ouviu. A Bíblia diz que indo eles ficaram limpos, nove ao verem que estavam limpos continuaram, enquanto um voltou para agradecer; o sacerdote ia avaliar suas peles para poder declarar que estavam limpos, dando à eles uma vida normal; ser limpo era tudo que eles sonhavam, voltar a ter uma vida normal, poder está no meio das outras pessoas, era um sonho realizado; porque nisso tinha algo que estava em questão, sua reputação; poder está no meio da sociedade era algo muito valoroso, junto com seus familiares. Para o estrangeiro melhor foi retornar, ele não deu muita ênfase à sua reputação, no que as pessoas iam vê nele agora, apesar de ter uma pele que tanto sonhou, mais importante do que isso era vê novamente o rosto de Jesus, e poder agradecer, se curvar diante dEle como sinal de senhorio sobre sua vida, era tudo que ele queria; mas importante do que ir até os sacerdotes era primeiramente adorar, reconhecer sua realeza, sua soberania. Jesus diz: não foram dez os limpos? Onde estão os nove?

Os nove estavam mais preocupados com sua saúde física, estes receberam seus milagres; o que eles tinham ido buscar eles conseguiram, muitos buscam em Jesus somente isto, e se contentam com tão pouco; e perdem o que é mais precioso, aquele estrangeiro retornou e Jesus disse: levanta-te e vai, a tua fé te salvou. Melhor do que ter saúde é ter Jesus, melhor do que estar livre da lepra, é ganhar a salvação da alma; ele não se contentou somente com a saúde, e foi buscar o mais precioso: Jesus.

Tem momentos na vida que muitos se encontram como aqueles nove, correndo atrás de algo físico, material; e quando consegue nunca mais volta para Jesus, aquele leproso viu que Jesus poderia lhe dar algo ainda muito melhor; não se contentou somente em receber a purificação, voltou para agradecer, para ele melhor do que receber é ser grato; a gratidão é algo inquestionável, quanto a este Jesus não questionou; mas quanto aos outros Ele perguntou: não foram dez que foram curados? E onde estão os nove? Esse que retornou teve uma transformação na alma. O clamor deles levou eles a receberem a transformação física, mas a transformação na alma do que voltou, foi por meio da sua gratidão.

A Bíblia nos mostra que, não é o nosso esforço que alcança as bênçãos de Deus, mas sim a nossa fé. A mulher do fluxo de sangue, lutou durante doze anos, tentando conseguir a sua cura; gastou tudo o que tinha, e cada dia ia de mal a pior; os médicos não puderam dar jeito, acabou todas as suas fazendas, de onde ela tirava, e o seu estado era gravíssimo; chegou nos seus limites, ela ouve falar de Jesus, e pela fé ela diz: se eu ao menos tocar na orla de seu vestido, ficarei curada. Percebem aqui? Que o melhor acontece quando chegamos no nosso limite? É quando deixamos de confiar em nós mesmo, e passamos a confiar em Deus; "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jr 17:5)

Os leprosos pararam, não podiam mais ultrapassar aquele limite pré estabelecido pela lei, temos que ter consciência que há regras que precisam ser cumpridas; é quando deixamos Jesus trabalhar, às vezes impedimos o trabalhar de Deus porque não reconhecemos os nossos limites; e queremos entrar no território que não é nosso. Os leprosos tinham uma distância física de se aproximar de alguém, nesta mensagem o qual o Espírito Santo colocou no meu coração; ela é de caráter espiritual, onde nos mostra de forma moral e social o cuidado daqueles homens para não ultrapassarem as regras que à eles foram impostas. Tem momentos na vida, que o nosso esforço físico não terá utilidade nenhuma, é quando o espiritual fala mais alto; quando não podemos mais caminhar e fazemos um apelo, por meio de uma arma poderosa que temos, o falar com Deus; eles não puderam chegar até onde estava Jesus, mas o seu grito, o seu clamor eles tinham certeza que chegaria até o Senhor; para oração não tem nenhum limite determinado, mas o que está escrito é que esta não tem limites;

"Orai sem cessar." (1 Ts 5:17)

Muitos desanimam quando alguém chega em um estado terminal, e isso mostra que somos humanos e temos um limite; mas é quando chegamos no nosso limite que entra o agir de Deus; quando mandaram chamar Jesus dizendo que Lázaro estava enfermo, enquanto Jesus não chegava, fizeram de tudo para salvar a vida de Lázaro, mas chegaram nos seus limites onde não se podia fazer mais nada; é nesse momento que Jesus vai agir, quando não há nada que o homem possa fazer, é nessa hora que Ele vai trabalhar, quando tudo parece perdido, Ele vai dizer: eu não tenho limites, o homem é limitado, mas eu não. O homem diz acabou porque já o tempo não se permite fazer mais nada, já é de quatro dias; mas Jesus chega para mostrar que Ele é Senhor do tempo também, foi Ele que criou o tempo, as estações do ano e estabeleceu suas leis; o nosso Senhor não tem limites. Que Deus abençoe à todos em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 12/10/2023
Reeditado em 12/10/2023
Código do texto: T7907153
Classificação de conteúdo: seguro