O Conhecimento

O conhecimento dá-se por aproximações, e nem sempre são amigáveis e perfeitamente estáveis. A obviedade de um fenômeno ou objeto de estudo, que superficialmente aparenta simplicidade, na maioria das vezes é complexo no seu íntimo.

O conhecimento avança em um antagonismo constante, refutando e se contrapondo com as experiências anteriores. Seu progresso está justamente no “erro”, é este que o move.

Os erros das experiências passadas, no momento que são retomados e profundamente analisados, causam um verdadeiro “choque” no intelecto humano, e uma releitura de suas premissas arcaicas primárias. E encontrando a verdade, despida de metáforas e justaposições falsas.

Portanto os obstáculos epistemológicos caracterizam-se, e referem-se, a nossas limitações e entraves mentais. O que realmente impede a nossa melhor e mais qualificada compreensão dos saberes científicos bem como dos fenômenos diversos e do Universo na sua magnitude. Estes obstáculos nos privam da verdade, incrustada no âmago dos objetos (fenômenos, leis, teorias).

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 15/11/2023
Código do texto: T7932748
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.