SOBERANISTA

 

No último festival San Remo antes da covid a Rita Pavone participou depois de longa ausência. De repente surgiram críticas contra ela! Os donos da verdade acusaram-na de ser "soberanista".

Indignada, Rita Pavone (para quem não sabe, ela é a maior cantora do mundo em todos os tempos) declarou que estava no festival para cantar e não para fazer política e aliás nem sabia o que era "soberanista".

Eu também não sabia, nunca ouvira falar! Procurei me informar e descobri que soberanista é quem defende a soberania das nações, opondo-se portanto a um governo mundial.

Quer dizer, essa gente usa como xingamento o que é elogio! Fazem a mesma coisa com o termo "conservador", que é obviamente um elogio. Mas não para os contra-culturistas.

É claro que devemos evitar um governo mundial, que tenderia a ser o maior despotismo da História. Eu sei que frequentemente as histórias de ficção científica imaginam a humanidade futura sob governo mundial. Algumas falam disso como se fosse a coisa mais natural do mundo, e ainda por cima impérios, monarquias. Outras dão conta dos riscos imensos inerentes a essa ideia.

Estou lendo "Fundação e Império", de Isaac Asimov. Fala de um futuro incomensurável onde a humanidade se espalhou pela Galáxia formando um império nas estrelas, com milhões (!) de planetas colonizados.

É absurdo mas foquemos no assunto: a capital desse império é o planeta Trantor, onde vivem vinte bilhões de seres humanos (a administração!) que fazem o governo (leia-se sugar e escravizar), e recebem todo o sustento de trinta mundos agrícolas, pelo que eu entendi sem pagar nada.

E olhem que Asimov é ateu, portanto não é por posições religiosas que ele alfineta a ideia do governo mundial.

Vamos defender sim a soberania dos governos nacionais. E viva Rita Pavone e Volodymir Zelensky!