Deixem o ateu em paz

Ser ateu em um país de maioria cristã como o Brasil não é fácil, porque as pessoas costumam ter preconceito contra quem não acredita em Deus e, devido a isso, muitos são os ateus (principalmente os oriundos de famílias religiosas) que relutam em sair do armário e assumir o seu ateísmo.

Diz-se dos ateus que são pessoas desprovidas de princípios éticos e morais e de bons sentimentos ou então que são revoltados com Deus ou não têm um bom conhecimento da Bíblia. Caso um ateu diga que deixou de acreditar após ler a Bíblia, os crentes falarão que ele não leu com a "sabedoria do Espírito Santo"; "não entendeu a palavra de Deus" ou então que foi influenciado por Satanás. A propósito, não falta quem diga que os ateus são satanistas ou luciferianos.

Os ateus enfrentam muitos aborrecimentos, pois não vão faltar os religiosos (especialmente os católicos e evangélicos) chatos que tentarão convencê-los a acreditar com Deus dizendo: "Irmão(ã), volte-se para Deus, creia em Jesus, que derramou Seu sangue por nós" e "o que lhe falta é um encontro verdadeiro com Deus".

Acontece que muitos ateus já foram religiosos e deixaram a religião e de nada adianta eles tentarem explicar que deixaram de acreditar após observar as contradições e incoerências dos livros sagrados ou porque viram que a realidade não corresponde ao que afirmam as religiões porque aí é que não faltarão os crentes insistentes que dirão que o Inimigo está obstruindo seu entendimento.

Vamos deixar clara uma coisa: deixem o ateu em paz. Se ele está errado por não acreditar em Deus isso só diz respeito a ele, que não deve satisfação a ninguém por causa do seu ateísmo. Chega também de dizer que quem é ateu não tem bons sentimentos, é um servo de Satanás ou então que é desprovido de ética e princípios morais até porque não há nenhum estudo comprovando que a falta de fé influi no caráter de forma positiva ou negativa. E, vendo a história da humanidade, vejamos as monstruosidades feitas em nome de Deus. Que tal mencionar a Inquisição, o episódio das bruxas de Salem, os asilos de Madalena e o apoio que a Igreja Católica deu à escravidão?

Os ateus, em sua maioria, só querem viver em paz. Se há ateus que não respeitam quem é religioso - e desrespeitar a religião de outrem é errado - eles são um número insignificante assim como a grande maioria dos muçulmanos não é a favor do terrorismo. Outra coisa é achar que ateus são revoltados com Deus. Eu só posso me revoltar com o que eu sei que existe. Posso me revoltar com os políticos, com meus pais ou com os grupos terroristas, porque eles existem. Mas não posso me revoltar com unicórnios, fadas ou sereias, já que sei que eles não existem. Se alguém é revoltado com Deus, não pode ser ateu, pois para ser um ateu de fato esse alguém tem que ser totalmente descrente da existência de uma divindade.

Então, deixemos os ateus viver em paz as suas vidas. Se eles não saem desrespeitando os religiosos, por que ficar a importuná-los?