UMA HISTÓRIA DE AMOR EM TEMPOS DE PAZ

O gosto da memória faz parte da cultura de Juiz de Fora e grandes memorialistas provam isso em páginas marcantes das letras brasileiras. Confesso que não fujo a essa regra tão cara à nossa sensibilidade. Na Itália, a cada instante, acabo evocando gratas referências Juizforanas, que surgem, de repente, por acaso, na moldura da emoção e da saudade.

Quando subi a bordo do navio-escola “Brasil”, atracado no porto de Civitavecchia, a fim de saudar os nossos guardas-marinha que fazem a volta ao mundo, não pude deixar de lembrar a figura do Professor Camargo, nas aulas de geografia do Granbery, falando sobre o mar Tirreno e o mar Mediterrâneo. No Vaticano, as grandes inscrições místicas levam-me ao latim do professor Benevenuto.

Foi em Pistóia, na Toscana, que vivi um momento especial na sucessão de sentimentos intensos que a Itália nos desperta. Sempre ouvi falar dos heróis brasileiros de Pistóia e nunca imaginei que um dia pudesse estar ali para reverenciar-lhes a memória. Mas, a força da história se expressou de modo singular, naquela cidade, construindo uma bela história de amor: a de Miguel Pereira e Giuliana. Miguel, que se tornou o guardião da memória do Brasil no Campo Santo de Pistóia, herança hoje assumida por seu filho Mário Pereira.

Quase 60 anos depois das batalhas vencidas pelo Brasil nas montanhas da Itália, uma outra família ítalo-brasileira prova que o amor nasce, resiste e vence, nos duros tempos de guerra e floresce com alegria nos tempos de paz. E pode ser expresso em uma narrativa singela e emocionada de uma viagem pela Itália, como o registro de Vicente de Paulo Clemente e Maria das Graças Alves Clemente, no seu livro “Adria, Cidade dos Sonhos“.

Adria, Cidade dos Sonhos é narrativa de um casal que passeia pela Itália, mostrando ao mesmo tempo os lugares italianos e as emoções brasileiras. O encanto do livro decorre da espontaneidade com que a memória é contada; uma espécie de diário de viagem, com o frescor do momento e do encanto pleno de amor com uma terra que é também um pouco nossa.

ADRIA, CIDADE DOS SONHOS é uma contribuição à memória brasileira, naquilo que ela tem de mais importante:

o registro da vida de nosso povo.

ITAMAR AUGUSTO CAUTIERO FRANCO

Engenheiro

Prefeito de Juiz de Fora

Senador da República

Presidente da República

Embaixador do Brasil em Portugal

Embaixador do Brasil na OEA

Governador de Minas Gerais e

Atual Embaixador do Brasil na Itália

Itamar Augusto Cautiero Franco
Enviado por VICENTE DE PAULO em 17/12/2023
Código do texto: T7955997
Classificação de conteúdo: seguro