Planejamento Financeiro em “50 30 20” para 2024

Criado pela política e jurista norte-americana Elizabeth Warren, o método “50 30 20” corresponde a um dos bons meios de organização do planejamento financeiro, o qual, em outras palavras, diz respeito a saber organizar e controlar adequadamente as finanças.

O método é desafiador, mas sua execução é possível e vantajosa para quem almeja atingir saldos financeiros positivos no lugar de dívidas.

Os valores “50 30 20” correspondem à distribuição dos rendimentos em três faixas percentuais: 50%, 30% e 20%.

Na faixa de 50% são agrupados os valores que devem ser destinados às necessidades básicas e essenciais. Nesta faixa são aplicados os gastos da classificação básica: alimentação, energia, água, aluguel, transporte etc.

Na faixa de 30% são agrupados os valores que devem ser destinados aos gastos que não são essenciais, mas que fazem parte da vida diária, com por exemplo, lazer, viagens, roupas, presentes, realizações pessoais etc.

Na faixa de 20% são agrupados os valores que devem ser destinados aos investimentos financeiros e à quitação de dívidas. Nesse caso, podem feitos investimentos em Tesouro Direto, LCA, LCI, CDB, Poupança, Ações e Fundos Imobiliários em Bolsa de Valores. A quitação de dívidas é também uma das ações necessárias, uma vez que elas reduzem o pagamento de juros.

O Planejamento Financeiro “50 30 20” é uma proposta inovadora para o ano de 2024. No lugar de pagar juros aos bancos, uma vez que eles correspondem ao dobro do lucro do melhor investimento da economia brasileira, o planejamento dará condições de compra e de administração dos recursos financeiros dentro de padrões econômicos fundamentais.

A sugestão de uso de uma planilha financeira eletrônica, ou até mesmo de uma agenda física, é a iniciativa mais prudente para 2024. Agrupe suas contas dentro das três categorias citadas e, com persistência, aguarde os resultados ao longo dos próximos 366 dias. Afinal, estaremos diante de um ano bissexto. É possível chegar a 36,6% de lucro até o último dia de 2024 com uma economia diária de 0,10% dos rendimentos (salários fixos ou outros tipos de renda).

Um dos grandes objetivos do planejamento financeiro é a construção de uma reserva de emergência capaz de suprir condições imprevistas. Uma boa reserva consiste em guardar recursos capazes de suprir pelo menos 6 vezes do valor gasto mensalmente. Assim, quando o gasto mensal é de R$ 1.500,00 é necessário ter uma reserva de R$ 9.000,00.

Organize seus rendimentos e agrupe seus compromissos financeiros seguindo o método “50 30 20” e exerça a técnica do controle de seus recursos para que dentro de um prazo de 12 meses você consiga saldo financeiro positivo no lugar de endividamento.

“O dinheiro é bom, mas lidar com ele exige planejamento” (Rubens Martins).