Como Bolsonaro destruiu a Saúde e o que o governo Lula já conseguiu corrigir em apenas um ano de trabalho

 

 

Lula, 1 ano de reconstrução: Jorge Solla explica a recuperação da Saúde

Deputado federal pelo PT-BA explica como Bolsonaro destruiu o setor e mostra o que o governo Lula já conseguiu corrigir em apenas um ano de trabalho

 

 

 

Após acompanhar atentamente os avanços e retrocessos ocorridos na saúde pública brasileira nas últimas décadas, o médico sanitarista e deputado federal Jorge Solla (PT-BA) afirma com convicção: o governo Bolsonaro promoveu uma “devastação gigantesca” no setor, exigindo do governo Lula um grande esforço de reconstrução.

 

 

Em entrevista ao Jornal PT Brasil, Solla ressaltou que, além de ter sido um dos países que mais perderam vidas para a Covid-19, com mais de 700 mil vítimas, o Brasil regrediu, desde o golpe de 2016, em praticamente todos os indicadores de saúde, como mortalidade materna e infantil, ocorrência de doenças preveníveis e taxa de cobertura vacinal. 

 

“Além disso, o Ministério da Saúde perdeu seu papel de liderança. O Sistema Único de Saúde (SUS) é formado pelo conjunto dos entes federados (municípios, estados e União), cada um com uma parcela de responsabilidade e atribuições. O ministério sempre foi o farol desse sistema, como articulador, organizador e principal financiador. Nesses anos de trevas do governo anterior, tudo isso se perdeu”, lamentou. 

 

E isso ocorreu porque houve cortes gigantescos de investimentos e custeio, além da perda de credibilidade. O deputado citou alguns exemplos estarrecedores. No governo Bolsonaro, a renovação da frota do Samu, que antes ocorria a cada cinco anos, foi interrompida. E mais de 4 mil serviços de saúde criados por estados e municípios nesse período ficaram sem receber verbas do governo federal.

 

“São hospitais, policlínicas, postos de saúde, equipes de Saúde da Família, CAPs, unidades do Samu. No meu estado, a Bahia, oito grandes hospitais regionais e 27 policlínicas estavam somente com financiamento estadual”, exemplificou.

 

Após um ano de governo Lula, a situação já mudou muito, garantiu Solla. Nos dois exemplos acima, o governo federal já agiu. A frota do Samu está sendo reposta — em 2024, serão 1.800 novas viaturas — e todos os novos serviços foram incorporados ao financiamento do Ministério da Saúde.

 

Sem falar no Novo PAC, que financiará vários equipamentos, e nos diversos programas que haviam sido desmontados e já foram retomados, como o Farmácia Popular, o Mais Médicos e o Programa Nacional de Imunizações. E todos voltaram ampliados e melhorados. “Isso porque nós vamos reconstruir, mas não vamos nos conformar em apenas voltar a 2016. Estamos reconstruindo para fazer ainda mais e melhor do que nós tínhamos”, disse o parlamentar.

 

 

 

FONTE: "Site" do PT (Partido dos Trabalhadores (e das Trabalhadoras, também).