A gafe presidencial

O pronunciamento de Lula contra Israel no caso da atual guerra causou espécie, atritou nosso relacionamento com aquele país e demonstrou o despreparo do presidente nessas questões.

Não se pode entrar nesse assunto ignorando que quem começou foi o Hamas, que não atacou alvos militares ou estratégicos mas civis inocentes, inclusive turistas. Agindo como terroristas que são, praticaram uma grande matança, sequestraram pessoas comuns (até senhoras de idade, crianças e bebês) e num extremo requinte de crueldade, decapitaram bebês.

Não sou tão radical assim que negue possam ter ocorrido excessos por parte das forças de Israel. Excessos são sempre condenaveis e a população civil de Gaza precisa ser respeitada; não se trata só de não atacar alvos civis mas de providenciar ou facilitar ajuda humanitária (alimentos, roupas, remédios, atendimento médico, abrigo).

Mas é preciso entender que o Hamas dificulta tudo, usando civis como escudo, plantando seus túneis, esconderijos e depósitos de armas embaixo das casas, embaixo até de hospital.

E não venham dizer que Israel tem culpa histórica, pois historicamente autoridades muçulmanas (e não só de grupos terroristas como Hamas e Hezbollah) sempre se recusaram a admitir a simples existência do Estado Judeu. Isso já se verificava em 1947.

Eu teria vergonha de receber um elogio público do Hamas.