Mabon, o Sabbat do Equinócio do Outono

Caros leitores e leitoras, esse foi o texto que escrevi para o meu Coven para a celebração de Mabon em 2022:

Mabon 2022: Qual foi a semente que você plantou?

Quando comecei a pensar sobre qual tema abordaria para esse Mabon, me veio a mente o trecho “Qual foi a semente que você plantou?” da música “Eu era um lobisomem juvenil” da Legião Urbana. Afinal, Mabon é um festival sobre a colheita e isso se relaciona diretamente com as sementes que foram plantadas.

O Sabbat do Equinócio do Outono (também conhecido como Sabbat de Outono, Mabon e Alban Elfed), ocorre entre o Primeiro festival da colheita (Lammas ou Lughnasadh) e o Ano novo Pagão (Samhain). Ele marca o início do Outono e é um dia dedicado ao descanso da colheita, agradecimento por tudo o que foi colhido e caçado, meditação e introspecção. Nesse dia que tem a mesma duração que a noite, honramos o Deus Cornífero em seu aspecto de semente e a Grande Mãe em seu aspecto de Provedora. O nome Mabon veio de um Deus Celta (também conhecido como Angus), o Deus do Amor. Esta é a ocasião ideal para pedirmos por todos aqueles que amamos, além de todos os que estão doentes ou velhos.

Por ser o “Sabbat do meio” é o momento propício ao equilíbrio e ponderação. Por ser a ocasião propícia para pedidos, peçamos pela paz no mundo, pelas pessoas que estão sendo feridas e ficando doentes nesse período de guerra e pandemia. Esse momento que estamos vivendo, nos mostra do quanto precisamos de tudo aquilo que Mabon representa. Que esse Sabbat nos inspire e motive!!! Lembrem-se de que não escolhemos aquilo que recebemos, mas estamos constantemente escolhendo aquilo que estamos doando.

Deixo aqui um poema que fiz para o Mabon de 2016:

Mabon 2016: A Segunda Colheita

É tempo de agradecer.

É tempo de renascimento.

É tempo de ponderação.

É tempo de introspecção.

Deixemos para trás

tudo aquilo que nos atrasa...

tudo aquilo que nos impede...

tudo aquilo que não nos serve.

Saudemos os Ancestrais

e os Espíritos da Terra.

Celebremos a nossa colheita...

e honremos o Deus e a Deusa.

Que a colheita seja farta.

Que as sementes sejam plantadas.

Que os nossos Sonhos frutifiquem.

Que os nossos planos se realizem.

Que Assim Seja e Que Assim Se Faça!!!

Denis, O Dreamaker.

Mabon, 20/03/2016-14:09

Mabon, 21/03/2024-17:03

Finalizo esse texto com a seguinte pergunta: “Qual foi a semente que você plantou?”

Nota do Autor 01: por favor, não me venham com baboseiras sobre Fé e Religiões. Cada um tem a sua e a amizade continua (ou não!!!). Eu já tenho 53 anos e estou à 23 anos nesse caminho. Já tive tempo o suficiente para conhecer diversas outras vertentes religiosas para finalmente ter encontrado paz no caminho que escolhi e que me faz feliz. Portanto, sem mi-mi-mis, ok? Não percam o seu tempo e o meu e não se esqueçam de que eu modero os comentários tá?

Nota do Autor 02: Resolvi postar esse texto por sugestão da escritora AdriSill. Em um comentário que fiz ao seu texto 🍂🧡 "Outonei"...🧡🍂, falei um pouco sobre Mabon e ela em um comentário feito em outro texto meu manisfestou interesse em saber mais. Possuo alguns outros textos postados que falam sobre o assunto Paganismo, fiquem a vontade para explorar!

Nota do Autor 03: Agora para aqueles que chegaram aqui pela curiosidade e pela vontade de adquirir conhecimento, sejam bem-vindos. Eu sou Neopagão à 23 anos e sigo um caminho particular dentro do Neopaganismo. Deixo aqui um breve resumo retirado da Wikipédia sobre o que é o Neopaganismo:

Neopaganismo é um termo utilizado para identificar uma grande variedade de movimentos religiosos modernos, particularmente aqueles influenciados pelas crenças pagãs pré-cristãs da Europa. Os movimentos religiosos neopagãos são extremamente diversificados, com uma vasta gama de crenças, incluindo o politeísmo, o animismo, o panteísmo e outros paradigmas. Muitos neopagãos praticam uma espiritualidade que é completamente moderna em sua origem, enquanto outros tentam reconstruir precisamente ou reviver antigas religiões como são encontradas em fontes históricas e folclóricas. A maior parte das religiões neopagãs são tentativas de reconstrução, ressurgimento ou – mais comumente – adaptação de antigas religiões pagãs, principalmente as da antiguidade pré-cristã europeia, mas não restritas a estas, sem perder de vista as experiências e as necessidades apresentadas pelo mundo contemporâneo.

Confiram outros textos inéditos de minha autoria nos meus blogs:

Zona Literária: https://minhazonaliteraria.blogspot.com

Terra dos Sonhos: https://sonhosdesperto.blogspot.com

Caso gostem dos conteúdos, sigam os blogs, comentem e interajam!!!